Corrida sincera

ROTANEWS176 E POR JORNAL BRASIL SEIKYO  09/12/2021 07:56

EDITORIAL

Reprodução/Foto-RN176 Foto do nome – Editorial do Brasil Seikyo – BSGI

“Corra, Melos!” — Era a expressão de encorajamento que o jovem Melos, personagem do romance Corra, Melos!, do escritor japonês Osamu Dazai (1909–1948), falava para si mesmo enquanto tentava voltar à prisão para salvar a vida do seu amigo.

Melos tinha sido preso injustamente por um rei tirano. Encarcerado, pediu ao rei que o deixasse ao menos assistir ao casamento da sua irmã mais nova. O soberano, sem acreditar naquela promessa, disse que concederia o pedido se encontrasse alguém disposto a substituí-lo. Seu melhor amigo, Serinuntius, se voluntariou para ficar preso em seu lugar, correndo o risco de ser executado caso o jovem não retornasse.

Depois de presenciar o casamento, Melos pegou o caminho de volta para a prisão, contrariando a sugestão do tirano que não voltasse e fosse livre, à custa da morte de Serinuntius. Venceu diversos obstáculos, mas, a certa altura do caminho, chegou à exaustão. Não conseguia mais dar um passo sequer.

Caído ao chão, completamente esgotado, o jovem chorava e oscilava seu pensamento entre “Fiz o meu máximo” e “Sou um covarde” até desmaiar. De repente, acorda ouvindo o barulho de uma correnteza e cambaleia até o riacho onde consegue beber um pouco de água. Então, recobra as forças e a esperança de cumprir a promessa que fez ao amigo. Corra, Melos!

— Guarda, sou eu! Sou eu quem deve morrer. Sou Melos, quem fez deste homem um refém. Estou aqui.

Os amigos então se abraçaram e o rei declarou:

— Vocês venceram. Venceram meu coração incrédulo. Agora sei que a sinceridade não é mera ilusão. Por favor, façam de mim um companheiro de vocês. Peço-lhes de coração, permitam-me ser seu amigo.

“Tornar-se feliz sozinho é a coisa mais fácil. A essência da prática da fé é tornar outras pessoas, também, felizes.”1 Em artigo recente, Ikeda sensei escreveu essa frase que o segundo presidente da Soka Gakkai, Josei Toda, costumava dizer.

Registrando as últimas páginas do ano de 2021 e se preparando para o descortinar do “Ano dos Jovens e do Progresso Dinâmico”, esperamos que esta edição do Brasil Seikyo o incentive a vencer também na corrida do ano 2022, como “Melos Soka”, atuando para que você e as outras pessoas sejam felizes!

Ótima leitura!


Nota:

  1. Leia na íntegra o artigo publicado no aplicativo BS+ e no portal da Editora Brasil Seikyo na internet.