Vamos marcar um encontro?

 ROTANEWS176 E POR JORNAL BRASIL SEIKYO  22/01/2022 09:36

INCENTIVO DO LÍDER

Reprodução/Foto-RN176 Desenho de ilustração da matéria – Editora Brasil Seikyo – BSGI

Começou o “Ano dos Jovens e do Progresso Dinâmico” e, como tradição, escrevemos nossos objetivos e decisões para esse período tão esperançoso.

Ao assistir ao último “Encontro com o Mestre”, no ano passado, isso me fez refletir sobre as palavras do Sr. Minoru Harada, presidente da Soka Gakkai, o qual elucidou as datas comemorativas de 2022. Assim como na Mensagem de Ano-Novo do nosso mestre, Daisaku Ikeda, na qual ele diz: “Este ano assinalará o 75º aniversário do primeiro encontro com o meu mestre, e o início de minha jornada com o espírito de “unicidade de mestre e discípulo”.1

Que maravilhoso! São 75 anos da primeira reunião de palestra que mudou a história da Gakkai e do kosen-rufu! Foi nesse primeiro encontro que o jovem Daisaku Ikeda, após ouvir atentamente explanação do estudo pelo presidente Josei Toda, e por meio do diálogo franco entre os dois, ele se sentiu tão à vontade que, com grande emoção, declamou um poema,2 o qual havia acabado de compor para Toda sensei:


Ó, viajante!

De onde vens?

E para onde irás?

A Lua desce

no caos da madrugada;

mas, vou andando,

antes de o sol nascer.

à procura de luz.

No desejo de varrer

as trevas de minh’alma,

a grande árvore eu procuro,

e que nunca se abalou,

na fúria da tempestade.

Neste encontro ideal,

sou eu quem surge da terra!

Lendo o poema, refleti sobre a importância dos encontros em minha vida e também na vida de todos nós, pois é assim que desenvolvemos nossas relações pessoais, religiosas, profissionais e amorosas. Nesses encontros ideais, tomamos decisões e apoiamos as pessoas que participam conosco a transformar igualmente seu destino.

Por causa da pandemia da Covid-19, tivemos de nos adaptar e utilizar outros meios para realizar nossas atividades, agora vir­tuais, mas nem por isso diminuiu a vontade de criar e reforçar nossos laços. E, neste ano também, vamos juntos tomar todos os cuidados, continuar a orar e assim valorizarmos ainda mais os encontros com a família, no local de trabalho, nas reuniões na sede (quando retomadas presencialmente), na faculdade, na casa dos amigos e com nosso amor.

Na Nova Revolução Humana (NRH), capítulo “Sino do Alvorecer”, Ikeda sensei nos incentiva:

Se os jovens se conscientizarem da missão de se encarregar da era vindoura, estabelecerem a filosofia de respeito à vida como modo de vida e caminharem pela jornada da contribuição social, então poderão unir as pessoas separadas entre si na sociedade atual. A paz começa daí. Por isso, vou me empenhar diretamente para me encontrar e dialogar com os jovens. E, por meio de ações e do contato de coração a coração, vou inspirar a alma de cada pessoa.3

Então, vamos nos encontrar com sensei diariamente por meio da recitação do daimoku. E, com um passo de cada vez, no local em que nos encontramos agora, vamos nos tornar os Shin’ichis Yamamoto da nossa localidade e criar uma magnífica cultura de vitórias com todos com quem tivermos contato.

“Bora” fazer um significativo “Ano dos Jovens e do Progresso Dinâmico” com muitos encontros em nossa vida?!


Renato Montaro Kawaguchi Picciulla

Coordenador da DMJ de coordenadoria


Notas:

  1. Brasil Seikyo, ed. 2.592, 18 dez. 2021.
  2. Cf. Brasil Seikyo, ed. 1904, 18 ago. 2007, p. B3.
  3. IKEDA, Daisaku. Nova Revolução Humana. São Paulo: Editora Brasil Seikyo, v. 30-I, p. 357, 2020.