REDAÇÃO / ESPECIAL
ROTANEWS176 E POR JORNAL BRASIL SEIKYO 29/01/2022 10:07
Reprodução/Foto-RN176 Ilustração retrata o presidente Ikeda, autor dos trinta volumes da obra Nova Revolução Humana, os quais são fonte de inspiração para os membros de toda a BSGI. Dr. Daisaku Ikeda. Ele é um filósofo, escritor, fotógrafo, poeta e líder budista da SGI atualmente o Mestre e Presidente da Soka Gakkai Internacional – SGI – Editora Brasil Seikyo – BSGI
O estudo é considerado um dos aspectos que compõem o tripé “fé, prática e estudo” do budismo da Soka Gakkai Internacional (SGI). Além da “fé” e da “prática”, aprende-se na organização a importância de se dedicar ao “estudo” para compreender o budismo mais profundamente a fim de garantir a vitória em todos os empreendimentos. Os membros da organização têm à sua disposição não apenas os escritos do buda Nichiren Daishonin, mas outros conteúdos, entre eles, a Nova Revolução Humana (NRH), de autoria do Dr. Daisaku Ikeda, líder da SGI. A obra é constituída por trinta volumes, sendo o último dividido em duas partes, que narram a trajetória de Shin’ichi Yamamoto, personagem que representa o presidente Ikeda, pelo desenvolvimento da Soka Gakkai, pondo em prática tudo o que aprendeu com seu mestre, Josei Toda, segundo presidente da organização. Por possuir vasto conteúdo que mostra efetivamente como aplicar no dia a dia os ensinamentos budistas, o romance NRH passou a ser considerado “o livro didático da prática da fé”.
Essa afirmativa tem sido levada realmente a sério pelos membros da BSGI que, dentro da rotina de sua organização e grupos, se preocupam em inserir o estudo da NRH nas atividades. Agem dessa maneira com o desejo de se tornar verdadeiramente felizes, além de conhecer a história de desenvolvimento da organização. Exemplo de sucesso da inserção da NRH nas atividades é o da Academia Magia da Leitura (AML) da RM Vila Ema (Sub. Sudeste, CCLP). Eles iniciaram o estudo da obra em 2021 e já concluíram 29 volumes, e está prevista para março de 2022 a finalização do volume 30, encerrando assim o estudo da obra. Para que isso se tornasse possível, os participantes foram divididos em grupos e cada um leu um volume por mês. Os resumos foram compartilhados com todos em uma atividade e, nesse mesmo dia, se iniciava o estudo dos próximos volumes.
Reprodução/Foto-RN176 Encontro on-line – Editora Brasil Seikyo – BSGI
Para Roseli Lopes da Silva, vice-responsável pela Divisão Feminina (DF) da RM Vila Ema e coordenadora do Núcleo da Academia Magia da Leitura (AML) da localidade, esse desafio de estudar os principais pontos da NRH foi bastante positivo, principalmente por ser uma oportunidade em que todos puderam também fortalecer a prática budista por meio de uma leitura tão rica. “Fortaleceu tanto a vida de todos que passou a ser algo muito comum os alunos relatarem suas vitórias e superações com base na prática da fé. Além disso, foi uma grande chance para se ler o romance inteiro”, reitera.
Já a Comunidade Arniqueiras, pertencente ao Distrito Águas Claras (Sub. Distrito Federal, CRE Oeste), utilizou alguns meses de 2021 (entre julho e dezembro) num feito bastante especial: juntos, líderes de bloco e de comunidade leram e dialogaram sobre o volume 30 da NRH. Após a realização de uma hora de daimoku, que começava às 6 horas da manhã, eles se reuniam via aplicativo e, por cerca de vinte minutos, promoviam a leitura com o objetivo de fortalecer os líderes e unir o coração deles ao do Mestre com base no que estudaram. Segundo Vitor Brasil, responsável pela Divisão Sênior (DS) da comunidade, por mais que parecesse algo simples, esse estudo era realmente desafiador, pois os encontros aconteciam de segunda a sexta.
Na mesma subcoordenadoria, na organização vizinha, Comunidade Gama Oeste (Distrito Gama Oeste), uma iniciativa muito especial passou a fazer parte da rotina dos membros. Quem nos conta é Reiko Nakayoshi, responsável pela DF da organização: “No início da pandemia sentimos que muitos dos veteranos, que não têm acesso à tecnologia, estavam um pouco afastados das atividades. Por isso, considerando que eu já lia a Nova Revolução Humana para minha mãe, decidi ler para eles também. Lia meia hora por dia, pela manhã e à noite”. Dessa maneira, simples e delicada, foram lidos quatro volumes. Ela ressalta que começou como um incentivo para que as pessoas retomassem o hábito da leitura, se dedicassem à prática e enfrentassem os desafios. O resultado foi surpreendente, como revela a própria Reiko: “Durante as leituras, todos conquistaram objetivos, entre eles vitória no daimoku, no desafio da leitura e no âmbito profissional”.
Busca pelo desenvolvimento
Na Sub. Castelo-Régis, o estudo da NRH é algo muito bem explorado. Diversos grupos e organizações estão se dedicado a absorver o conteúdo de cada página dessa importante obra. Em 2021, foram realizados por RM cinco encontros chamados “Avançar na Revolução Humana e Expandir a Rede de Solidariedade Soka”, nos quais líderes de RM e Sub. estudaram os cinco primeiros volumes do romance do presidente Ikeda. Na quinta edição da atividade, excepcionalmente, líderes de regional foram convidados. Para 2022, o foco será o volume 6, novamente para líderes de RM e subcoordenadoria. Além do mais, líderes do grupo Zenshin da Regional Cotia, junto com as líderes da DF de regional e acima, mensalmente promovem, desde setembro de 2021, a Roda Literária: Muito + Estudo. Para elas, essa é uma maneira de corresponder à essência do grupo Zenshin, cujo treinamento é baseado no estudo de orientações do presidente Ikeda. Para este ano, nos encontros de abril e agosto, as integrantes do grupo terão a oportunidade de estudar juntas a Nova Revolução Humana, volume 30, partes I e II, bem como dialogar sobre o tema “Desenvolvendo Sucessores rumo a 2030”.
Reprodução/Foto-RN176 Líderes da Comunidade Arniqueiras, assim como do grupo Zenshin da Regional Cotia, promovem atividades de estudo da NRH – Editora Brasil Seikyo – BSGI
Mais uma iniciativa muito importante na Sub. Castelo-Régis é o estudo promovido pela Divisão Masculina de Jovens (DMJ). No Distrito Campesina da RM Osasco Leste, quinzenalmente, os rapazes se reúnem para estudo de um capítulo da NRH. Atualmente, estão iniciando os preparativos para leitura do volume 5, pois, no dia 26 de janeiro, finalizaram o capítulo “Grande Brilho”, do quarto volume. Rafael Shiguematsu Amaral, responsável pela DMJ da Comunidade Campesina, revela seu sentimento em fazer parte desse movimento: “O estudo da NRH tem sido muito prazeroso e enriquecedor. Com ele, tenho conseguido compreender cada vez mais a relação de mestre e discípulo, conhecer o sentimento de Ikeda sensei e toda a sua luta pelo kosen-rufu. A NRH tem sido também um grande guia para meu autoaprimoramento, além de conseguir extrair muitos incentivos para as atividades”.
Na Comunidade Veloso (Distrito Veloso, RM Osasco Oeste), o estudo da Nova Revolução Humana também é feito de forma integral e envolve todos os membros. Iniciada em 2019, essa atividade “esfriou” um pouco devido à pandemia no ano seguinte, porém, ainda em 2020, eles retomaram à leitura e, a partir de então, as atividades vêm sendo realizadas de maneira alegre e radiante. No Bloco Primavera, os membros estão finalizando o volume 4, e no Bloco Veloso, o 5. A dinâmica adotada foi a de uma hora de leitura, seguida de diálogo. Dessa maneira, gradativamente, os participantes avançam no dia a dia ao passo que leem e observam cada detalhe dos registros textuais do Mestre. É comum nessa localidade os relatos de membros que renovaram a paixão pelo kosen-rufu e pela vida por meio da leitura dessa obra. Na Comunidade Veloso, eles destacam quão prazerosa e surpreendente tem sido a leitura da NRH e como se sentem mais próximos do coração do Mestre.
Reprodução/Foto-RN176 Livros da Coleção Nova Revolução Humana – Editora Brasil Seikyo – BSGI
São muitas as iniciativas de localidades por toda a BSGI envolvendo a leitura da Nova Revolução Humana, sempre dedicadas ao desenvolvimento dos participantes com base na leitura. Aliás, esse é um dos motivos pelos quais devemos ler bons livros: desenvolvimento. O aprendizado por meio da leitura é algo que enriquece o ser humano e ter a oportunidade de refletir a partir de conteúdos grandiosos, a exemplo da NRH, não tem preço. Sobre o hábito de ler bons livros, Ikeda sensei revela:
É importante estudar e crescer todos os dias. Desde que eu era jovem, sempre gostei de ler bons livros, utilizando cada minuto de tempo livre em meio às várias responsabilidades que tinha para ler”.1
No topo: Ilustração retrata o presidente Ikeda, autor dos trinta volumes da obra Nova Revolução Humana, os quais são fonte de inspiração para os membros de toda a BSGI
Nota:
- Brasil Seikyo, ed. 1.953, 30 ago. 2008.