Avançar com o estudo do budismo

ROTANEWS176 E POR JORNAL BRASIL SEIKYO  29/01/2022 10:10

NOTÍCIAS / REDAÇÃO COLABORAÇÃO LOCAL

Reprodução/Foto-RN176 Print de  participantes do Curso Avançado de Budismo da CNOP

Nada melhor que iniciar 2022, “Ano dos Jovens e do Progresso Dinâmico”, estudando a filosofia budista. Com essa disposição, diversas organizações da BSGI têm promovido atividades com essa finalidade. Dois exemplos são a Coordenadoria da Grande São Paulo (CGSP) e a Coor­denadoria Norte-Oeste Paulista (CNOP), que realizaram cursos no último fim de semana.


Espírito de shakubuku

No dia 22 de janeiro, às 15 horas, foi promovido o Curso Avançado de Budismo da CGSP, na forma de transmissão pela internet e com a participação de integrantes dos Graus Professor e Professor Adjunto, além de líderes da Divisão dos Jovens (DJ) de distrito e acima.

Dando início, o coordenador do Departamento de Estudo do Budismo (DEB) da CGSP, Alexandre Kogake, apresentou as boas-vindas, incentivando os participantes a se empenhar para pôr em prática na própria vida o que aprenderem e os convidou a se juntar ao grande objetivo da concretização de um shakubuku individual por ano até 2030, centenário de fundação da Soka Gakkai.

Reprodução/Foto-RN176 líderes veteranos da CGSP dialogam on-line sobre a importância do estudo do budismo

A obra de Nichiren Daishonin escolhida para a atividade foi Estabelecer o Ensinamento para a Pacificação da Terra, cuja explanação feita pelo presidente da SGI, Dr. Daisaku Ikeda, foi apresentada por Ricardo Miyamoto, coorde­nador do DEB da Coordenadoria-Geral do Estado de São Paulo (CGESP). Como um dos principais escritos do Buda, esse tratado direciona os praticantes budistas a viver com base nos princípios de dignidade da vida e de respeito máximo a todas as pessoas, objetivando edificar uma vida feliz, pacífica e segura para a humanidade. Para tanto, ressalta que os esforços nesse sentido se iniciam com o próprio autoaprimoramento e com ações sinceras pela felicidade daqueles mais próximos, como familiares, amigos e companheiros da organização de base. Entre essas ações, destacam-se a realização do shakubuku, ou seja, ensinar o budismo aos outros, e o incentivo de vida a vida, por meio das visitas familiares, por exemplo. Miyamoto intercalou a explanação com a apresentação de incentivos de Ikeda sensei, inclusive na forma de vídeos. Em um deles, o Mestre salienta:

Nossos diálogos são uma luta para reavivar o poder dos seres humanos. Nossos diálogos transformam a sociedade, unem o mundo e criam o futuro. Nossos diálogos são fonte de esperança.1

Líderes veteranos travaram um diálogo, em seguida, contando momentos pessoais relacionados ao estudo e aos exames de budismo, ressaltando que recitar daimoku é fundamental para compreendermos o que estudamos, assim como empreender ações concretas com base no aprendizado adquirido, como a realização de shakubuku.

Finalizando, Luciano Gonçalves, coordenador da CGSP, agradeceu aos participantes e àqueles que se dedicaram à preparação da atividade. Também enfocou a importância das reuniões de palestra e enfatizou pontos essenciais para a sua realização de forma vibrante, repleta de incentivos e de vitórias.

Reprodução/Foto-RN176 Ricardo Miyamoto, coordenador do DEB da CGESP, transmite a explanação, on-line do escrito Estabelecer o Ensinamento para a Pacificação da Terra

Objetivos claros

A CNOP realizou seu Curso Avançado de Budismo no domingo, dia 23, também com transmissão pela internet e enfocando o escrito Estabelecer o Ensinamento para a Pacificação da Terra. Participaram líderes de distrito e acima, bem como integrantes do DEB com, no mínimo, Grau Médio, totalizando mais de quinhentas pessoas assistindo. Foi intensa a participação de jovens tanto nos bastidores como na audiência.

O objetivo da atividade foi estimular a ideia de que estudar o budismo em meio às adversidades do dia a dia é necessário e reconfortante, traz esperança e convicção.

Abrindo a reunião, líderes da Divisão dos Jovens de subcoordenadoria fizeram a leitura da Mensagem de Ano-Novo do presidente Ikeda.

A condução da explanação também ficou sob a responsabilidade dos líderes da DJ, que comentaram trechos da mensagem e dialogaram com o coordenador-geral do DEB da BSGI, Paulo Endo, o qual, citando incentivos recentes do presidente Ikeda, frisou o significado da época atual rumo ao centenário da Soka Gakkai em 2030 e de estabelecer e buscar objetivos concretos na vida com base na prática e no estudo.

Os agradecimentos e incentivos finais ficaram por conta de Ricardo Suzuki, coordenador da CNOP.

Após o curso, Marta Menegheti, vice-responsável pela Divisão Feminina (DF) da Região Metropolitana (RM), manifestou: “Cada vez que estudamos este Gosho, aprendemos um pouco mais, a mente se abre e o coração se enche de esperança”. Já Liria Yoneshima, vice-responsável pela DF de distrito, declarou: “Que maravilhoso estudo! Digno de assistir várias vezes com pausa para refletir e, assim, assimilar cada trecho para nosso avanço e revolução humana”.


No topo: no print, participantes do Curso Avançado de Budismo da CNOP

Nota:

  1. Terceira Civilização, ed. 593, jan. 2018, p. 65.