ROTANEWS176 E POR JORNAL BRASIL SEIKYO 05/02/2022 07:29
NOTÍCIAS / REDAÇÃO
Reprodução/Foto176 Sede do Instituto de Filosofia Oriental, em Tóquio, Japão – Editora Brasil Seikyo – BSGI
O dia 27 de janeiro marcou os sessenta anos de fundação do Instituto de Filosofia Oriental (IOP). Criado pelo Dr. Daisaku Ikeda, presidente da Soka Gakkai Internacional (SGI), atua com instituições acadêmicas em todo o mundo, promovendo estudos e diálogos, inclusive inter-religiosos, sobre as filosofias e pensamentos orientais. Uma significativa ação desenvolvida pelo IOP nos últimos anos é a contribuição para os estudos de textos originais budistas publicados na “Série de Manuscritos do Sutra do Lótus”, em formato de livro.
A missão da instituição é revelar os aspectos relevantes nos quais o Budismo de Nichiren Daishonin e outras religiões do mundo podem contribuir para as sociedades modernas, ao passo que expandem a solidariedade entre as pessoas, ultrapassando as barreiras das religiões. Além dos estudos religiosos, promove pesquisas relacionadas às mulheres, a bioética e ao meio ambiente, temas que correspondem diretamente ao humanismo. Entre os últimos empreendimentos do IOP estão a publicação do volume 60 da revista Pesquisa Acadêmica Oriental (Oriental Academic Research) e palestras (virtuais) comemorativas dos quinze anos da exposição Sutra do Lótus: Uma Mensagem de Paz e Coexistência, apresentada em dezessete países e regiões e vista por cerca de 900 mil pessoas — ambas as ações realizadas em 2021.
A ideia de desenvolver uma instituição filosófica, mas que se dedicasse também a estudos étnicos e culturais, com origem no pensamento oriental, surgiu durante a passagem do presidente Ikeda pela Índia, em 1961, sendo o IOP fundado no ano seguinte. E neste significativo “Ano dos Jovens e do Progresso Dinâmico” (2022), o Instituto de Filosofia Oriental volta-se para temas como: relacionar a filosofia à dignidade da vida, contribuir para a solidariedade planetária, e colaborar para o desenvolvimento de uma civilização cada vez mais pacífica.
No topo: Sede do Instituto de Filosofia Oriental, em Tóquio, Japão