Encare o problema

ROTANEWS176 E POR JORNAL BRASIL SEIKYO  12/02/2022 08:21

INCENTIVO DO LÍDER

Reprodução/Foto-RN176 Foto de ilustração da matéria – Editora Brasil Seikyo – BSGI

Há quase dois anos, as pessoas do mundo inteiro têm vivido dias desafiadores, em virtude da pandemia da Covid-19. Nossa realidade se transformou repentinamente, como perda de emprego, crise financeira, além de falecimentos de entes queridos, por conta da própria doença. Tudo isso causou insegurança e ausência de esperança, justamente quando é fundamental manifestarmos sabedoria e empatia para ultrapassar esse momento delicado.

O Budismo de Nichiren Daishonin é uma prática acessível a todos e tem como proposta a transformação da vida de cada pessoa. Em meio ao sofrimento, deparamo-nos com uma sociedade carente de esperança e, como consequência, muitos têm manifestado baixa autoestima. Compartilhando com vocês um pouco sobre os diálogos virtuais realizados durante a pandemia, percebi um cenário um pouco comum no qual algumas pessoas não se sentem capacitadas até a incentivar outras, por causa das próprias dificuldades que enfrentam.

Eu mesmo, num período da adolescência em que passei desempregado, me vi nessa situação. Não me sentia digno de incentivar outras pessoas pelo fato de eu não estar empregado e, ao mesmo tempo, ser um praticante budista. Eu me sentia incapaz e envergonhado de inspirar as pessoas, pois, no fundo, me achava um fracassado por não ter um trabalho. Acreditava que, por praticar o budismo, minha vida estaria ausente de dificuldades. Era como se eu buscasse uma vida “perfeita”, sem nenhum obstáculo. Naquele momento, recebi um incentivo do meu líder, encorajando-me a persistir até alcançar meu objetivo. Ele também me parabenizou pelos esforços — por não falhar no meu daimoku diário, por comparecer às reu­niões de palestra e pelo empenho no estudo do budismo — em meio às dificuldades. Compreendi que aquele era o real espírito da Soka Gakkai: incentivar cada indivíduo a vencer suas tendências negativas.

Lembro-me muito de uma orientação de Ikeda sensei, que diz:

Caso tenda a ficar desanimado com facilidade, simplesmente renove sua determinação cada vez que isso acontecer. Pessoas decididas a encarar problemas como oportunidades e que continuam tentando e tentando repetidas vezes, seguindo em frente com infatigável otimismo, infalivelmente terão êxito em sua revolução humana.1

Nosso mestre, Dr. Daisaku Ikeda, comenta muito sobre a importância de enxergarmos nosso verdadeiro valor como ser humano e não termos como definição quem somos com base na nossa situação atual. Compreendi também que o fato de eu estar desempregado, enfrentar algum problema de saúde, não ter êxito em alguma nota na faculdade ou ter rompido um relacionamento amoroso, são situações circunstanciais e não definem meu valor como pessoa. Tenho a oportunidade de dialogar com alguns amigos, incentivando-os. Seja qual for a dificuldade, o mais importante é a maneira como cada um enfrenta seu drama de vida.

O segundo presidente da Soka Gakkai, Josei Toda, disse:

Esta prática da fé é exatamente o que as pessoas procuram e elimina a essência de suas aflições. O importante são a coragem e a sinceridade. A sinceridade é o que toca o coração da outra pessoa.2

Se tivermos sabedoria, alegria, gratidão, empatia com os outros, seremos totalmente capazes de incentivar qualquer pessoa que esteja passando por algum sofrimento.

Vamos vencer infalivelmente!

Leandro Gonçalves

Coordenador da Divisão dos Estudantes de coordenadoria

Notas:

  1. Brasil Seikyo, ed. 2.270, 4 abr. 2015, p. B3.
  2. Idem, ed. 2.124, 24 mar. 2012, p. B2 e B3.