“Um novo progresso dinâmico nasce a partir de renovada decisão”

ROTANEWS176 E POR JORNAL BRASIL SEIKYO  12/02/2022 08:31

MENSAGEM

Mensagem da Sra. Kaneko Ikeda para as integrantes das Divisões Feminina e Feminina de Jovens

Reprodução/Foto-RN176 Presidente da Soka Gakkai Internacional (SGI), Dr. Daisaku Ikeda, e sua esposa, Kaneko (Auditório Memorial Makiguchi, set. 2006). Dr. Daisaku Ikeda. Ele é um filósofo, escritor, fotógrafo, poeta e líder budista da SGI atualmente o Mestre e Presidente da Soka Gakkai Internacional – SGI – Editora Brasil Seikyo – BSGI

Ao recebermos o dinâmico mês de fevereiro do “Ano dos Jovens e do Progresso Dinâmico”, gostaria de enviar uma pequena mensagem às nobres amigas preciosas do mundo, expressando gratidão e profundo respeito.

Graças ao daimoku de todas, tanto meu marido como eu estamos desfrutando boa saúde. Inspirados pelo esplêndido progresso e atuação dos jovens emergidos da terra do mundo inteiro, estamos orando fervorosamente, de manhã e à noite, pela saúde, segurança e tranquilidade da família Soka, como também pela sua felicidade harmoniosa e vitória repleta de esperança.

O maravilhoso relato de experiência da fé compartilhado por Paula López, coordenadora da Divisão Feminina de Jovens da SGI-Argentina, envolvendo sua família, junto com o comunicado de avanço marcante dos membros da Argentina, na Reunião de Líderes da Soka Gakkai de Ano-Novo (realizada em 8 de janeiro), nos deixou profundamente emocionados. No dia da atividade, alguns jovens daquele país recitaram daimoku, orando pelo total sucesso no mesmo momento em que o vídeo do relato foi exibido, apesar do fuso horário. Ao tomarmos conhecimento desse fato, nosso coração se encheu de emoção.

Relembrando, foi em fevereiro de 1952 que o segundo presidente Josei Toda falou sobre a visão de “cidadania global”,1 isto é, de toda a humanidade unida em uma família global, para nós, das Divisões Masculina e Feminina de Jovens. Justamente em meio àquela Campanha de Fevereiro.2 Passaram-se sete décadas desde essa ocasião. Hoje, de fato, resplandece a rede de solidariedade da paz e da felicidade unindo o globo terrestre. Com certeza, Toda sensei deve estar muito feliz.

Há uma passagem dourada que Toda sensei e Makiguchi sensei valorizavam e sublinharam em seus exemplares do Gosho. Com frequência, meu marido também a compartilha com os membros. Trata-se de uma passagem do escrito Como Aqueles que Inicialmente Aspiram ao Caminho Podem Atingir o Estado de Buda por meio do Sutra do Lótus, enviada pelo buda Nichiren Daishonin a uma dis­cípula: “Para que as orações sejam eficazes e os desastres desapareçam da nação, três elementos são requeridos: um bom mestre, um bom praticante e um bom ensinamento”.3

Já se passaram mais de oitenta anos desde que me converti, tornando-me membro da Soka Gakkai junto com meus pais durante a minha infância (em 12 de julho de 1941). O fato de ter me encontrado com a Lei Mística e trilhado diretamente o caminho do kosen-rufu, de mestre e discípulo, durante todos esses anos, com os companheiros da união de “diferentes em corpo, unos em mente” do mundo inteiro é motivo de gratidão inesgotável.

Uma das “Cinco diretrizes eternas da Soka Gakkai” é “Prática da fé para vencer as dificuldades”. Há uma orientação de Toda sensei que meu marido compartilhou ao explanar essa diretriz: “O Budismo Nichiren é o ensinamento para tornar felizes, sem falta, as pessoas que se encontram em circunstâncias adversas. Quanto maiores os sofrimentos enfrentados com fé por uma pessoa, mais esta consegue manifestar uma força ainda mais extraordinária ao superá-los. É ela que se torna a verdadeira aliada de outras pessoas infelizes”.

Hoje, a pandemia do coronavírus ainda continua, mas os membros da Soka Gakkai estão se encorajando cada vez mais com um só coração em todas as partes. Assim, perseverando na “Prática da fé para vencer as dificuldades”, eles estão contribuindo para o bem da sociedade e da localidade de forma implacável.

Meu marido tem dito que não há a menor dúvida de que no desafio de transformar essa provação da humanidade de veneno em remédio, desabrocharão ainda mais as multicoloridas “flores humanas”4 da diversidade de “cerejeira, ameixeira, pessegueiro e damasqueiro”5 a suceder o juramento seigan de perpetuação da Lei e da “pacificação da terra” no grande solo do século 21.

O que vem à lembrança neste “Ano dos Jovens e do Progresso Dinâmico” é o ano 1960, quando meu marido, um jovem de 32 anos, tomou posse como terceiro presidente no dia 3 de maio. Foi realmente o ano em que, junto com os jovens e com a força da juventude, se alcançou um progresso dinâmico rumo ao kosen-rufu mundial.

No início daquele ano, meu marido registrou em seu diário: “Desde ontem, resolvi aumentar em mais mil vezes a recitação [diária] do daimoku. É minha nova decisão para a próxima etapa do progresso dinâmico”.

Um novo progresso dinâmico nasce a partir de renovada decisão.

Nada supera a vibrante oração das mulheres Soka unidas em um só coração com o mestre. Vamos prosseguir, dia após dia e mês após mês, a incentivar e a aquecer o coração dos companheiros e a cultivar as asas da juventude com base em nossa “recitação do Nam-myoho-renge-kyo, que é como o calor da mamãe pássaro”.6 Vamos, juntas, fazer o juramento seigan de alcançar o grandioso progresso dinâmico em nossa vida e no kosen-rufu!

Desejando sinceramente a segurança e o bem-estar de todas, minhas queridas e preciosas amigas,

Kaneko Ikeda

Coordenadora honorária das Mulheres da SGI

Reprodução/Foto-RN176 Flores multicoloridas sob a luz do sol em foto tirada pelo presidente Ikeda (Tóquio, fev. 2006)

No topo: presidente da Soka Gakkai Internacional (SGI), Dr. Daisaku Ikeda, e sua esposa, Kaneko (Auditório Memorial Makiguchi, set. 2006)

Notas:

  1. O presidente Josei Toda falou pela primeira vez sobre a sua visão de cidadania global em uma reunião de estudo da Divisão dos Jovens, realizada em 17 de fevereiro de 1952. Refere-se à ideia de que todas as pessoas do mundo são membros de uma família global que devem buscar prosperidade por meio da harmoniosa cooperação mútua, em vez de se engajarem em conflitos e discriminações.
  2. Campanha de Fevereiro: Em fevereiro de 1952, como consultor do Distrito Kamata, em Tóquio, Ikeda sensei, com 24 anos, liderou o distrito na conquista da propagação mensal sem precedentes para 201 novas famílias.
  3. Coletânea dos Escritos de Nichiren Daishonin. São Paulo: Editora Brasil Seikyo v. II, p. 143, 2020.
  4. The Lotus Sutra and Its Opening and Closing Sutras[O Sutra do Lótus e seus Sutras de Abertura e Encerramento]. Tradução: Burton Watson. Tóquio: Soka Gakkai, cap. 5, p. 142.
  5. The Record of the Orally Transmitted Teachings(Registro dos Ensinamentos Transmitidos Oralmente]. Tradução de Burton Watson. Tóquio: Soka Gakkai, p. 200.
  6. Coletânea dos Escritos de Nichiren Daishonin. São Paulo: Editora Brasil Seikyo, v. II, p. 297, 2017.