Obra épica de mestre e discípulo

ROTANEWS176 E POR JORNAL BRASIL SEIKYO  19/02/2022 08:17

NOTÍCIAS / REDAÇÃO

Editora Brasil Seikyo lançará a coleção Revolução Humana em doze volumes

Reprodução/Foto-RN176 Coleção Revolução Humana – Editora Brasil Seikyo – BSGI

“Não há ato mais bárbaro que a guerra!” Com essa histórica frase, em 2 de dezembro de 1964, o presiden­te da Soka Gakkai Internacional (SGI), Dr. Daisaku Ikeda, começou a escrever o romance Revolução Humana nas terras de Okinawa, ilha ao sul do Japão. Desde essa ocasião, passaram-se 58 anos, e a Editora Brasil Seikyo (EBS) se prepara para publicar o primeiro dos doze volumes da coleção exclusiva dessa grandiosa obra. O anúncio foi feito na 2a Reunião Nacional de Líderes (RNL) da BSGI, realizada em 20 de novembro de 2021, e o lançamento está previsto para março próximo.

Iniciada pelo educador, pacifista e segundo presidente da Soka Gakkai, Josei Toda, e continuada por seu discípulo, Daisaku Ikeda, Revolução Humana era o título do romance escrito por Toda sensei, com o pseudônimo de Myo Goku, sendo publicado pela primeira vez na edição inaugural do jornal Seikyo Shimbun, em 20 de abril de 1951, e veiculado em série por três anos.

“Escrevi um romance”, disse-lhe seu mestre. Ao vê-lo com muita alegria guardar o original no bolso do paletó, o presidente Ikeda não conteve a emoção e decidiu um dia continuar a escrever a obra de Josei Toda, registrando a veracidade da vida e do legado do seu mestre. Essa decisão se solidificou ainda mais quando o jovem Ikeda o acompanhou à Vila Atsuta, em Hokkaido, terra natal de Josei Toda, em agosto de 1954. Isso se tornou inabalável ao ouvi-lo dizer que “É impossível escrever completamente sobre si mesmo”, em agosto de 1957, em Karuizawa, província de Nagano, oito meses antes do faleci­mento dele.

O presidente Josei Toda faleceu no dia 2 de abril de 1958 e, na cerimônia de sétimo ano do seu falecimento, Ikeda sensei anunciou que começaria a escrever o romance. Ele escolheu a ilha de Okinawa para redigi-lo por ter sido o local do Japão que sofreu os maiores danos decorrentes da Segunda Guerra Mundial.

O início do primeiro capítulo, “Alvorada”, narra “um senhor magro de meia-idade”, Josei Toda, deixando a prisão de Toyotama, em Tóquio. E termina quando o protagonista, Josei Toda, atinge a iluminação na prisão, isto é, a conscientização de sua missão como bodisatva da terra.

O presidente Ikeda adotou o pseudônimo de Ho Goku em relação a Myo Goku utilizado por Toda sensei. Ele descreveu a origem do seu pseudônimo: “No Budismo, Myo é a origem, e Ho, o fenômeno. Myo é o estado de buda, e Ho, os nove estados. Portanto, Myo é o mestre, e Ho, o discípulo”.1

O jornal Seikyo Shimbun começou a ser diário a partir de julho de 1965 e a publicação do livro passou de três para sete vezes por semana. O presidente Ikeda redigia em meio à vida extremamente atarefada, ora incentivando os membros, ora dialogando com intelectuais nacionais e internacionais.

Devido aos ataques maldosos do clero da Nichiren Shoshu e de traidores, em 1978, Ikeda sensei interrompeu a veiculação do romance no Seikyo Shimbun e, no ano seguinte, renunciou à presidência da Soka Gakkai, a fim de proteger os membros. Pela mesma razão, deixou de proferir discursos em atividades da organização, passando a se dedicar às visitas e a tocar músicas para os companheiros. Entretanto, nesse momento crucial, ele empunhou a caneta e voltou à ofensiva dando continuidade à obra. Ele afirmou:
Não podemos permitir que essa situação continue. Os membros estão sofrendo muito. Vamos retomar a publicação do romance no jornal. As críticas podem ser direcionadas somente a mim.2

A publicação foi retomada a partir do capítulo “A Virada”, do volume 11, em agosto de 1980.

Com o desenvolvimento do kosen-rufu mundial, a vida do pre­sidente Ikeda ficou ainda mais atarefada com as viagens para o exterior e os muitos encontros com intelectuais do mundo todo, sendo necessário suspender temporariamente a veiculação da série.

A partir do capítulo “Osaka”, também do volume 11, inicia-se uma corrida para a conclusão da obra.

Por meio da Revolução Humana, a intenção do clero de subordinar a Soka Gakkai foi frustrada e ficou claro que a organização tem como objetivo principal lutar em prol do kosen-rufu, conforme a ordem e o desejo do Buda.

O fim do manuscrito do 12º volume ocorreu no dia 24 de novembro de 1992.

A obra encerra com a cena em que o discípulo Shin’ichi Yamamoto [pseudônimo do presidente Ikeda no romance], desenvolvido pes­soalmente por Josei Toda, toma posse como terceiro presidente da Soka Gakkai. A cena final é a de Shin’ichi sendo erguido pelos jovens.

A última parte do romance foi publicada no dia 11 de fevereiro de 1993, aniversário de nascimento do seu mestre. Nessa época, o presidente Ikeda participava da cerimônia de outorga do título de doutor honoris causa, concedido a ele pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Durante a solenidade, ele disse com profundo sentimento de gratidão: “Quero dedicar ao meu mestre o inestimável título a mim outorgado como a maior honraria”.

Em 6 de agosto do mesmo ano, data que marca o lançamento da bomba atômica sobre Hiroshima, ele começou, em Karuizawa, a redigir o romance Nova Revolução Humana, composto por trinta volumes. E a publicação no Seikyo Shimbun se deu a partir do dia 18 de novembro com a frase: “Não existe nada tão sublime quanto a paz…”3

O primeiro capítulo da Nova Revolução Humana se inicia com a cena da partida de Shin’ichi Yamamoto, empossado como terceiro presidente da Soka Gakkai, para o Havaí, o primeiro passo rumo à propagação fora do Japão. Essa obra retrata a história dos discípulos seguindo e expandindo o caminho do kosen-rufu em torno de Shin’ichi Yamamoto.

Dialogando diariamente em seu coração com seu mestre e orando pelo avanço e pela vitória dos companheiros de luta, Ikeda sensei continua se dedicando ininterruptamente a concretizar todos os ideais de Toda sensei.

O Clube de Incentivo à Leitura (CILE) da Editora Brasil Seikyo traz todos os meses lançamentos de obras do Dr. Daisaku Ikeda e de diversos autores que compartilham da filosofia do humanismo Soka.

No mês de março próximo, os assinantes do plano Diamante do CILE recebem com exclusividade o primeiro volume do romance Revolução Humana! Garanta o seu e comece a coleção!

Assine até 28/02/22 e receba já em março o kit em sua casa!

Confira o vídeo no portal

www.cile.com.br

Fonte:

Brasil Seikyo, ed. 2.256, 31 dez. 2014, p. B4.

Notas:

  1. Brasil Seikyo, ed. 2.434, 8 set. 2018, p. C4.
  2. Idem, ed. 2.256, 31 dez. 2014, p. B4.
  3. IKEDA, Daisaku. Alvorecer. Nova Revolução Huma­na. São Paulo: Editora Brasil Seikyo, v. 1, p. 9.
  4. Ibidem, p. 6.