Relatar vitórias

ROTANEWS176 E POR JORNAL BRASIL SEIKYO  19/02/2022 08:26

CADERNO NOVA REVOLUÇÃO HUMANA

Capítulo “Aguardando o Tempo”, volume 30

Reprodução/Foto-RN176 Desenho de ilustrações da matéria – Editora Brasil Seikyo – BSGI

PARTE 25

Como fundador, Shin’ichi Yamamoto se empenhava ao máximo para participar dos eventos da Universidade Soka, dos Colégios Soka de Ensino Fundamental e Ensino Médio e da Escola Soka de Ensino Fundamental de Tóquio. Ele escolheu a educação como o grande empreendimento final de sua vida, e estava determinado a dedicar toda a sua energia para alcançar esse objetivo.

Em setembro de 1979, Shin’ichi se juntou a um grupo de estudantes, representantes da Universidade Soka e do Colégio Soka, na colheita de peras asiáticas em um pomar na cidade de Kunitachi. Também tirou fotos com alunos do curso por correspondência que participavam das aulas presenciais de outono no campus da Universidade Soka. Ele estava plenamente ciente das dificuldades de estudar enquanto se trabalha, porque havia feito o mesmo na juventude.

Após a Segunda Guerra Mundial, Shin’ichi se formou no curso noturno do Colégio Comercial Toyo [atual Colégio Toyo] e ingressou no curso noturno na Faculdade Taisei Gakuin [posteriormente, Faculdade Fuji; hoje, Universidade Fuji de Tóquio]. A partir de janeiro de 1949, um ano depois de iniciar os estudos nessa instituição, começou a trabalhar na editora de Josei Toda.

No outono daquele ano, os negócios de Toda sensei se viram num impasse devido às inconstâncias econômicas do período pós-guerra. Os dias de Shin’ichi foram consumidos no processo de encerramento das atividades das empresas de Josei Toda. Isso o obrigou a desistir dos estudos noturnos. Porém, Toda sensei compensou-lhe dando aulas particulares intensivas de ampla variedade de assuntos, o que Shin’ichi mais tarde chamou de “Universidade Toda”.

Cerca de seis anos depois de Shin’ichi tomar posse como terceiro presidente da Soka Gakkai, a Faculdade Fuji [atual Universidade Fuji de Tóquio], que sucedeu a Taisei Gakuin, sugeriu que Shin’ichi entregasse trabalhos de graduação para que obtivesse a formatura. Ele decidiu fazê-lo com o desejo de corresponder à generosa consideração da instituição e, em parte, para saldar sua dívida de gratidão com Yumichi Takada, falecido presidente da Taisei Gakuin de quem havia recebido aulas.

Nessa época, Shin’ichi estava extremamente ocupado viajando pelo Japão e também para o exterior, além de escrever o romance Revolução Humana. Ele comprou os livros necessários para escrever os trabalhos e se empenhou nos estudos durante as suas viagens e entre reuniões e outras atividades. Enfim, ele completou dez relatórios, incluindo um sobre a história econômica, intitulado: “O Estabelecimento e as Características Especiais do Capital Industrial Japonês”.

Essa experiência fez com que Shin’ichi compreendesse as dificuldades que os alunos do curso por correspondência enfrentavam. Por mais desafiadores que pudessem ser os estudos, ele não queria que fossem derrotados. Desejava que eles continuassem lutando sem medo até se formarem e receberem seus diplomas.

Um provérbio da Ásia Central diz: “O ferro é temperado pelo fogo, e as pessoas são forjadas pela adversidade”.

PARTE 26

Se a força jovem se desenvolver, o futuro resplandecerá de esperança.

Durante a sua visita à Universidade Soka em setembro, Shin’ichi Yamamoto tirou fotos com os membros das equipes de rúgbi, que estavam prestes a jogar em um campeonato, e com representantes da equipe de beisebol e de tênis de mesa.

Em outubro, Shin’ichi falou na cerimônia de encerramento do encontro esportivo da Universidade Soka. Ele instou com energia os alunos a dominar o básico na época da faculdade para que pudessem lidar com os muitos desafios que enfrentariam na sociedade. Para levar uma vida de criação de valor, é importante se conscientizar da sublime missão que possui. E para cumprir essa missão, é indispensável constituir uma base sólida.

Shin’ichi também se juntou aos alunos da Escola Soka de Ensino Fundamental 1 de Tóquio para participar de alguns eventos, tais como o encontro esportivo e o Dia da Escavação das Batatas.

Ele visitou o alojamento do Colégio Soka e dialogou com alunos residentes e com aqueles que moravam em quartos alugados em casas de família. Disse-lhes que desejava que cada um se tornasse uma “presença brilhante” no local em que estivesse. “Presença brilhante”, segundo ele, eram pes­soas que incentivavam calorosamente os outros e lhes transmitiam esperança e coragem.

No dia 2 de novembro, participou do Festival Universidade Soka e, no dia 3, compareceu à convenção anual do Soyu-kai, associação de ex-alunos dessa universidade.

Shin’ichi tinha grande expectativa e forte convicção de que os graduados da Universidade Soka e das outras escolas Soka estenderiam as asas e voariam alto para os céus do século 21, lutando pela felicidade dos povos e pela concretização da paz no mundo. Ele sempre ficava feliz, energizado e encorajado ao ver o aspecto desses membros buscando o autodesenvolvimento e conquistando um grande desenvolvimento.

Um dos participantes da reunião de ex-alunos do Soyu-kai declarou com uma voz vibrante:

— Sensei, nós reconfirmamos nossa convicção de que o tempo de declararmos nossa decisão ao fundador é simplesmente coisa do passado. Agora é hora de relatar nossos resultados sempre que nos encontrarmos, de anunciarmos o que realmen­te realizamos. Esse é o significado do “levantar dos discípulos”!

Um sorriso se estendeu no rosto de Shin’ichi. Ele disse:

— Entendi. Fico muito feliz em ouvir isso. Por favor, abram o caminho com a consciência de que todos são o fundador. Essa é a gloriosa tradição da educação Soka.
O personagem do presidente Ikeda no romance é Shin’ichi Yamamoto, e seu pseudônimo, como autor, é Ho Goku.