ROTANEWS176 E POR JORNAL BRASIL SEIKYO 03/03/2022 17:17
CADERNO NOVA REVOLUÇÃO HUMANA
Capítulo “Aguardando o Tempo”, volume 30
Reprodução/Foto-RN176 Desenho de ilustrações da matéria – Editora Brasil Seikyo – BSGI
PARTE 29
Dia após dia, Shin’ichi Yamamoto continuou a dialogar, orientar e incentivar os representantes das localidades e das divisões em locais como o Centro de Treinamento de Kanagawa e o Centro Cultural de Shinjuku.
Parte das revistas e dos tabloides prosseguiu com ataques e críticas à Soka Gakkai, publicando matérias falsas ou distorcidas. Mas Shin’ichi Yamamoto seguiu realizando orientações individuais, com serenidade, tal como o sol que avança firme pela sua órbita. Nada é mais inspirador que ver companheiros a quem incentivou se levantarem na prática da fé, desafiarem e superarem os obstáculos do destino que tentam bloquear seu caminho e alcançarem uma vitória retumbante em sua vida.
Shin’ichi gostava de conversar com os jovens. Ao dialogar com vários líderes da Divisão dos Jovens (DJ) e da Divisão dos Universitários (DUni) no Centro Cultural de Kanagawa, ele perguntou:
— Faz mais de meio ano desde a nova partida da Soka Gakkai, como estão os jovens? Eles estão animados?
Um líder da Divisão Masculina de Jovens (DMJ) respondeu:
— Sim. Estamos nos esforçando. No entanto, todos estão sentindo muito a sua falta porque o senhor deixou de nos orientar nas reuniões.
Shin’ichi respondeu imediatamente:
— Se é assim que os jovens se sentem, então devem se levantar. Caso contrário, serão meros expectadores e não protagonistas. Jovem é aquele que decide assumir total responsabilidade e se tornar a força motriz do avanço.
Um líder da DMJ respondeu com certo constrangimento:
— Nós sugerimos novas ideias de atividades, mas nossos veteranos da Divisão Sênior (DS) geralmente não aprovam.
Shin’ichi disse com um sorriso:
— Jovens apresentam novas ideias e projetos, e os seniores, que são veteranos, se opõem — isso acontece em todas as organizações e na sociedade, em maior ou menor grau. Pessoas de mais idade possuem uma rica experiência no que quer que seja. Eles formaram um conjunto de princípios e abordagens a partir dessa experiência e tendem a julgar tudo com base nisso. Além disso, apoiadas na sabedoria da experiência, suas avaliações geralmente estão corretas. Porém, as pessoas mais velhas também tendem a reagir negativamente a coisas com as quais não estão familiarizadas. E quando os tempos mudam radicalmente, suas abordagens baseadas na experiência se tornam inúteis. Se não conseguirem discernir isso, poderão cometer erros de julgamento. Os líderes da Divisão Sênior precisam estar cientes disso e fazer um esforço positivo para ouvir as ideias e opiniões dos jovens.
PARTE 30
Os jovens ouviam atentamente as palavras de Shin’ichi Yamamoto com semblante sério.
Shin’ichi continuou dizendo:
— Da parte de vocês, como líderes da Divisão dos Jovens, precisam aprimorar sua capacidade de persuasão para obter apoio dos líderes da Divisão Sênior e da Divisão Feminina (DF). Precisam saber explicar de forma clara, organizada e lógica por que suas sugestões devem ser adotadas. Também é importante mostrar a base de suas ideias, por exemplo, citando dados concretos e exemplos reais. Se aquilo que diz faz sentido, ninguém pode deixar de aceitá-lo. Nichiren Daishonin afirma: “A razão vencerá seu senhor feudal”.1 O shakubuku é o melhor meio para desenvolver sua capacidade de persuasão. Também é importante ter a paixão característica da juventude. Quando jovens sucessores fazem pedidos sinceros e sérios para começar algo novo, seu entusiasmo naturalmente inspira as pessoas a apoiá-los em seus objetivos. E quando conseguem realmente tocar o coração das pessoas, a situação muda drasticamente. Além disso, precisam estabelecer um registro de resultados positivos. Se seus planos e propostas são inovadores e sempre provocam novas ondas de avanço, com certeza as pessoas passarão a aceitar suas ideias espontaneamente. Resultados positivos geram confiança. Não desistam imediatamente nem desanimem porque uma de suas sugestões não foi aceita. Se acreditam que aquilo que estão propondo é realmente necessário e importante, analisem as falhas ou os problemas apontados, corrijam-nos e reapresentem a ideia quantas vezes forem necessárias. É importante ser persistente.
As palavras de Shin’ichi estavam embasadas na própria experiência. Em março de 1954, ele foi nomeado para o novo cargo de secretário da Divisão dos Jovens, e tinha sob sua responsabilidade o planejamento e a supervisão das atividades da Soka Gakkai. No começo, a diretoria mostrava sinais de discordância para quase todas as propostas apresentadas. Mesmo os encontros esportivos da Divisão dos Jovens, que depois deram origem aos grandes festivais culturais pela paz, não tiveram apoio inicialmente.
Mas, à medida que esses eventos obtiveram um grandioso sucesso a cada realização, eles se transformaram em um símbolo que representava a Soka Gakkai. Foi a vitória do poder da juventude.
O personagem do presidente Ikeda no romance é Shin’ichi Yamamoto, e seu pseudônimo, como autor, é Ho Goku.
Nota:
- Coletânea dos Escritos de Nichiren Daishonin. São Paulo: Editora Brasil Seikyo, v. II, p. 99, 2017.