Guerra na Ucrânia: como será a Operação Repatriação, que vai trazer brasileiros que fugiram do conflito

ROTANEWS176 E POR BBC NEWS BRASIL 09/03/2022 16:46

Reprodução/Foto-RN176 Aeronave, um modelo multimissão KC-390 Millennium, partiu da Base Aérea de Brasília – CRÉDITO,MINISTÉRIO DA DEFESA

Partiu da Base Aérea de Brasília nesta segunda-feira (7/3) com destino a Varsóvia, na Polônia, o avião da Força Aérea Brasileira para o resgate de brasileiros que deixaram a Ucrânia após a invasão da Rússia.

A aeronave, um modelo multimissão KC-390 Millennium, fabricado pela Embraer, decolou às 15h (hora de Brasília) com “11,6 toneladas de medicamentos para atendimento emergencial, alimentos e itens de necessidade básica com tecnologia para funcionamento autônomo”, segundo um comunicado divulgado pelo governo brasileiro.

O pouso na capital polonesa está previsto para quarta-feira (9/3) e os brasileiros repatriados devem chegar ao Brasil no dia seguinte, quinta-feira (10/3).

A chamada “Operação Repatriação” envolve os ministérios da Defesa, das Relações Exteriores e da Saúde.

A aeronave fará três escalas antes de chegar ao destino final – Recife, Cabo Verde (África) e Lisboa (Portugal). No momento da publicação desta reportagem, às 12h de Brasília desta terça-feira (8/3), o avião sobrevoava Cabo Verde. Acompanhe aqui o trajeto em tempo real.

Veja  a solicitação:

RN176; – Ucrânia: avião da FAB sai nesta segunda para resgatar 64 brasileiros

Estão sendo levadas dez toneladas de alimentos desidratados e instantâneos, como risotos e sopas, além de suprimentos médicos e purificadores de água. Os produtos foram doados pelo governo brasileiro, empresas privadas e voluntários.

A lista de brasileiros que estarão no voo ainda não está fechada, mas o avião foi configurado para receber até 72 passageiros.

Em entrevista a jornalistas, o coordenador da força-tarefa de resgate e repatriação do Itamaraty, ministro Unaldo Vieira de Sousa, afirmou que serão resgatados 47 brasileiros, além de 17 ucranianos com laços de família no Brasil.

Reprodução/Foto-RN176 Estão sendo levadas dez toneladas de alimentos desidratados e instantâneos, como risotos e sopas, além de suprimentos médicos e purificadores de água – CRÉDITO,MINISTÉRIO DA DEFESA

A maior parte dos brasileiros que vivia na Ucrânia — antes da guerra a comunidade era estimada em torno de 500 pessoas — já deixou o país.

 

Muitos atravessaram a fronteira com nações vizinhas, principalmente Polônia e Romênia.

“Nós temos ainda identificados 34 brasileiros em território ucraniano. Desses, 14 já manifestaram que não desejam sair do território. Nós continuamos oferecendo apoio e estamos em contato permanente com eles, porém 14 manifestaram que não desejam sair do território ucraniano”, acrescentou Sousa.

Reprodução/Foto-RN176 ‘Operação Repatriação’ envolve ministérios da Defesa, das Relações Exteriores e da Saúde – CRÉDITO,MINISTÉRIO DA DEFESA

Segundo o Itamaraty, foram montados postos avançados para reforçar a acolhida dos brasileiros que deixam a Ucrânia. Na Romênia, a embaixada montou uma base na cidade de Siret. Também foram abertos mais dois postos de atendimento consular nas cidades de Lviv, localizada próxima à fronteira com a Polônia e para onde os brasileiros têm se dirigido; e um outro posto em Chisinau, capital da Moldávia.