Na linha de frente

ROTANEWS176 E POR JORNAL BRASIL SEIKYO  17/03/2022 21:24

EDITORIAL DO JBS

Reprodução/Foto-RN176 Foto do nome Editorial do BS – Editorial do Brasil Seikyo – BSGI

Se você é uma pessoa que se importa com a sua segurança, o que faz para garanti-la? É recomendado evitar sair com objetos de valor, ficar sempre atento ao andar pela rua, enviar mensagem para familiares ou amigos acompanharem seu trajeto. Essas são dicas importantes para resolver uma necessidade imediata.

O buda Nichiren Daishonin nos apresenta uma maneira também prática, mas profunda, capaz de resolver a questão na sua essência, à luz do budismo. Ele afirma: “Se o senhor se importa realmente com a segurança pessoal, deve primeiro orar pela paz e segurança nos quatro quadrantes da terra, não é verdade?”.1 Em outras palavras, ele declara que, ao desejar a própria felicidade, deve se empenhar para assegurar a felicidade do próximo e de toda a sociedade.

Seguindo os ditos de Daishonin, os membros da nossa organização pelo mundo estão unidos em oração pelo restabelecimento da paz na Ucrânia. Além disso, a Soka Gakkai, em apoio aos refugiados, fez uma doação ao Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (Acnur), que presta assistência humanitária aos ucranianos, os quais foram obrigados a sair de sua casa e já somam 2,8 milhões.2

Nosso esforço constante em edificar uma rede de solidariedade pela paz da humanidade, com troca de incentivos e apoio mútuos, transformará a sociedade da guerra e envolverá o planeta com uma onda de paz. Uma dessas ações é a visita familiar — leia, neste Brasil Seikyo, matéria especial sobre o tema. Ikeda sensei explica:
O que significa trabalhar na linha de frente? É cuidar de cada companheiro, realizar visitas familiares e dialogar com as pessoas. (…) Foi por isso que me encontrei com muitas pessoas e me engajei em sinceros diálogos. Com meus companheiros, fui de um local a outro para conversar com os amigos a respeito do Budismo Nichiren. E me dediquei de todo o coração a incentivar uma pessoa após a outra. Entrei em ação sentindo arder dentro de mim profunda alegria proveniente da gratidão ao meu mestre e intensa paixão pelo kosen-rufu.3

Esperamos que esta edição seja fonte de incentivo para que você também se coloque na linha de frente da luta pela felicidade das pessoas, começando pela oração em prol da paz do mundo e pelo diálogo de vida a vida.

Boa leitura!

Notas:

  1. Coletânea dos Escritos de Nichiren Daishonin. São Paulo: Editora Brasil Seikyo, v. I, p. 24, 2020.
  2. Êxodo de refugiados atinge 2,8 milhões, depois de ataque russo perto da Polônia. Disponível em: https://oglobo.globo.com/mundo/exodo-de-refugiados-atinge-28-milhoes-depois-de-ataque-russo-perto-da-polonia-25431820. Acesso em: 14 mar. 2022.
  3. Brasil Seikyo, ed. 2.076, 19 mar. 2011, p. A3.