Humanismo no sul do Brasil

ROTANEWS176 E POR JORNAL BRASIL SEIKYO  24/03/2022 19:40

REDAÇÃO / NOTÍCIAS

Membros da Comunidade Partenon, de Porto Alegre, RS, criam sucessivas ondas de avanço

Reprodução/Foto-RN176 Membros dos Blocos Glória em atividade on-line – Editora Brasil Seikyo – BSGI

O estado do Rio Grande do Sul possui belas paisagens naturais e um povo acolhedor, orgulhoso de suas raízes. A capital, Porto Alegre, situada às margens do Lago Guaíba, tem uma população próxima de 1,5 milhão de habitantes. É uma terra famosa por suas ricas tradições.

É nessa bela cidade que os membros da Comunidade Partenon, da RM Porto Alegre/Litoral (CRE Sul), empreendem esforços pelo kosen-rufu no dia a dia. Formada pelos Blocos Glória e Oscar Pereira, a organização local conta com 38 famílias e 53 membros.

Uma de suas características é a participação ativa de jovens, sobretudo estudantes, nas reu­niões, além da presença constante de convidados. Alguns até trazem outros convidados.

Letiere Lopes, vice-responsável pela DF do Bloco Oscar Pereira, ressalta: “A pandemia da Covid-19 trouxe desafios em diversas esferas da nossa vida. Por isso, pusemos em prática os incentivos recebidos, compartilhando-os por meio dos periódicos e dos diálogos durante as atividades e visitas. Comprovamos, juntos, o valor da resiliência, reinventando-nos e nos adaptando às ferramentas disponíveis neste contexto”. Ela relata que, embora todos tenham enfrentado grandes desafios, também receberam muitas comprovações, contadas em seus relatos de experiência.

Reprodução/Foto-RN176 Membros dos Blocos Glória em atividade on-line  (acima) da Comunidade Partenon – Editora Brasil Seikyo – BSGI

No bairro da Glória, localiza-se o morro de mesmo nome, ponto turístico porto-alegrense cercado por um lindo panorama. Nessa região, os membros do Bloco Glória vinham se empenhando para rea­lizar reuniões e visitas em locais de difícil acesso. Agora, o desafio é vencer as dificuldades impostas pela pandemia. Mas, com dedicação e com o sentimento de não deixar ninguém para trás, esforçam-se para que os incentivos do Mestre e o estudo do budismo cheguem a todos os seus integrantes, grande parte formada por veteranos. Entre as iniciativas adotadas pelo bloco, destaca-se o Momento Cultural nas reuniões de palestra, quando se promove o estudo dos princípios budistas, utilizando exemplos de livros, músicas e vídeos. Também são fundamentais o daimoku mensal, o estudo dos escritos de Nichiren Daishonin e do romance Nova Revolução Humana, além da apresentação de conteúdos voltados para os convidados. Andreia Bento, responsável pela DF do bloco, enfatiza: “Percebemos que a escuta ativa e empática, os encontros de vida a vida e o diálogo sincero e respeitoso fundamentados nos incentivos do Mestre, assim como o empenho em união, são os diferenciais nas relações entre nós, que consideramos o bloco uma família”.

Reprodução/Foto-RN176 Oscar Pereira (abaixo) em atividade on-line  da Comunidade Partenon – Editora Brasil Seikyo – BSGI

Guilhermina Otesbelgue Mendes, responsável pela DF da Comunidade Partenon, comenta: “Com a recitação de muito mais daimoku, estamos avançando no estudo do budismo, nas visitas e no shakubuku (ato de apresentar o budismo às pessoas). Nossas atividades são realizadas com alegria, e nosso objetivo é levar esperança e coragem para vencermos o momento desafiador que vivemos”. Com os olhos de todos voltados para o futuro, ela afirma: “Nossa decisão é chegar ao dia 18 de novembro de 2030, centenário da Soka Gakkai, fortalecidos e muito mais conectados ao coração de Ikeda sensei, visando edificar uma localidade repleta de pessoas felizes e vitoriosas”.