Reconfirme o espírito campeão

ROTANEWS176 E POR JORNAL BRASIL SEIKYO  07/04/2022 18:28

ENCONTRO COM O MESTRE

Reprodução/Foto-RN176 Dr. Daisaku Ikeda. Ele é um filósofo, escritor, fotógrafo, poeta e líder budista da SGI atualmente o Mestre e Presidente da Soka Gakkai Internacional – SGI – Editora Brasil Seikyo – BSGI

Neste Encontro com o Mestre, o presidente da SGI, Dr. Daisaku Ikeda, incentiva sobre como aplicar o conceito de paz mundial em nossa realidade. Ele ressalta o fato de sermos verdadeiros heróis por vivermos nesta era. Fala sobre a boa saúde e a forma de extrairmos os benefícios da verdadeira prática budista

  1. DAISAKU IKEDA

A Soka Gakkai é a organização do kosen-rufu. É a única instituição no mundo que está realizando o kosen-rufu de acordo com o desejo e o decreto do Buda. Portanto, não há ninguém mais nobre que aqueles que estão se empenhando sinceramente com a determinação de concretizar a paz mundial, de sempre proteger a organização e de triunfar sem falta. A atitude pretensiosa, as intrigas ambiciosas e os estratagemas astuciosos acabarão, por fim, levando à derrota.

A “concentração de benefícios” da nossa própria vida

kosen-rufu é um movimento para concretizar a prosperidade social e a paz mundial com base na felicidade de cada indivíduo. Não há nada mais magnífico que uma vida dedicada a essa causa.

Nichiren Daishonin observa que o Gohonzon é “uma concentração de benefícios”.1 Todos aqueles que se empenham arduamente em prol do kosen-rufu, independentemente de as outras pessoas estarem ou não cientes de seus esforços, sem dúvida, receberão os benefícios e os louvores da fé. Isso se refere às pessoas que brilham com o espírito do desafio, oram com sinceridade e se engajam em um diálogo budista pela felicidade dos amigos; pes­soas que, de maneira sincera, oram, incentivam e respeitam os companheiros e se empenham nos bastidores com toda a força.

Como dedicados praticantes da Lei Mística, nós nos tornamos “concentrações de benefícios” da forma como somos. Além disso, nossa boa sorte não apenas adornará nossa própria vida, como também fluirá para nossos familiares e entes queridos, e também para nossos descendentes até o eterno futuro. Esta é uma lei imutável do Budismo de Daishonin.

Dando um passo de cada vez

O escritor francês Romain Rolland (1866–1944) declarou: “Vamos avançar, dando um passo de cada vez! Avançando assim, nós chegaremos longe”.2 Vamos também seguir até o nosso grandioso objetivo dando um passo de cada vez. Não há nenhuma razão para ficarmos impacientes nem para termos pressa, nem nos compararmos aos outros. Já é suficiente continuarmos a avançar no nosso próprio ritmo, com tenacidade e perseverança.

Sejamos heroicos campeões do kosen-rufu que assumem com coragem e vencem os desafiadores picos do século 21. Agindo assim, vocês desfrutarão uma vida de verdadeira glória.

Vencendo pela suas ações

O famoso educador e agrônomo japonês Inazo Nitobe (1862–1933) declarou: “Creio que, seja qual for sua profissão ou situação profissional, somente pode dizer que está realizando um bom trabalho se for considerado uma pessoa vital e indispensável”.3 “Esforce-se para ser indispensável!” — esse foi também o direcionamento dos nossos dois primeiros presidentes, Tsunesaburo Makiguchi e Josei Toda. Desejo que, particularmente, nossos membros da Divisão dos Jovens (DJ) se tornem indivíduos cuja presença seja bem-vinda e necessária ao local de trabalho e à comunidade.

Gostaria também que nossos jovens estimassem os pais e os tratassem com respeito e considera­ção. Se estiverem morando longe de casa, por favor, mantenham contato regular com seus pais e os deixem saber que vocês se preocupam com eles. Espero que tenham gratidão por seus pais e compreendam o sentimento deles. Essa é a marca de uma pessoa de fé genuína. Acima de tudo, o budismo nos ensina como viver com verdadeiro humanismo.
“Não recuem!”

O poeta americano Walt Whitman (1819–1892) cujas obras leio avidamente desde que era jovem, escreveu: “Ah! Agora, aprender com as crises de angústia, avançar / lidando com o mais nefasto destino e não recuar”.4 Nós polimos nosso caráter batalhando em meio a grandes dificuldades e conseguimos aprender assim importantes lições. Isso realmente aconteceu comigo.

Depois da Segunda Guerra Mundial, os negócios de Toda sensei sofreram um grave revés financeiro. Quando tal fato aconteceu, muitas pessoas se esqueceram de tudo o que ele havia feito por elas; então, voltaram-se contra ele e o abandonaram. Ele ficou com grandes dívidas. Nessa situação realmente desesperadora, eu, resolutamente, protegi e apoiei Toda sensei sozinho. Aquela época difícil fez de mim o que sou hoje.

Espero que vocês, meus jovens amigos, também não tenham medo das dificuldades e sempre assumam os desafios difíceis com coragem. Dedico este brado do poeta, “Não recuem!”, aos membros da Divisão dos Jovens.

 

Defendam a verdade e a justiça

Falando sobre a importância de defender a verdade e a justiça, Toda sensei declarou que não confiava nos membros que não tomavam uma atitude contra os inimigos do kosen-rufu. Por favor, nunca se tornem um tipo de pessoa interesseira, que não luta contra as forças da maldade, que obstrui nosso movimento ou que se preocupa apenas com as aparências e evita o trabalho duro. O budismo ensina que “A voz executa o trabalho do Buda”.5 Devemos empregar nossa voz para nos opormos às ações erradas. Não podemos esperar atingir o estado de buda se nos recusarmos a bradar quando for vital agirmos dessa forma. A Lei budista é rigorosa. Lutar para defender a dignidade humana é a marca do nosso movimento Soka.

Muitos campeões dos direitos humanos do mundo inteiro manifestaram sua grande convicção em nosso movimento. Quando o ex-presidente da África do Sul Nelson Mandela esteve no Japão, ele veio me visitar. Mandela passou 28 anos na prisão, lutando contra o apartheid. Jamais me esquecerei do quanto ele estava feliz quando o recebi com um grande grupo de jovens.

Eu também me encontrei diversas vezes com o ex-presidente soviético Mikhail Gorbachev, que iniciou as reformas na União Soviética antiga e teve um importante papel no fim da Guerra Fria. Gorbachev expressou suas profundas esperanças pelos ideais humanísticos da Soka Gakkai Internacional (SGI).

Reprodução/Foto-RN176 Duplo arco-íris surge como se sete diferentes cores riscassem o céu (foto tirada pelo presidente Ikeda em Nagano, Japão). Dr. Daisaku Ikeda. Ele é um filósofo, escritor, fotógrafo, poeta e líder budista da SGI atualmente o Mestre e Presidente da Soka Gakkai Internacional – SGI – Editora Brasil Seikyo – BSGI

Nosso movimento, que valoriza e busca pela felicidade de cada pessoa, é uma luta sem igual pelos direitos humanos.

Trabalhando juntos em prol da paz

Quando conheci Rosa Parks (1913–2005), a mãe do movimento americano pelos direitos civis, que faleceu aos 92 anos, ela disse sentir que o nosso encontro marcava uma nova direção para a sua vida, uma mudança no foco da paz mundial. E expressou o desejo de embarcar nessa nova jornada comigo. Em diferentes ocasiões, ela manifestou quanto se sentia grata por seus encontros com os membros da SGI, os quais deram uma dimensão global para seus esforços e fizeram com que ela assinalasse um novo avanço em sua luta por direitos igualitários. Além de visitar a Universidade Soka da América, a Sra. Parks nos honrou aceitando nosso convite para palestrar na Universidade Soka no Japão (em maio de 1994).

Isso faz parte da nossa brilhante história

Eu me empenhei no diálogo com o maior número possível de pensadores, líderes e personalidades culturais do mundo. Nós somos, acima de tudo, seres huma­nos. Quando nos encontramos e dialogamos, conseguimos construir a confiança e a compreensão. Abri o caminho para a paz por meio desses diálogos com cada pessoa, empenhando-me com todas as forças em prol dos membros e pela concretização do kosen-rufu.

Nós, da Soka Gakkai, vamos atuar com coragem e vencer decididamente todas as forças da maldade que menosprezam os direitos das pessoas. Vamos assumir esse desafio com a suprema convicção de que a propagação dos ideais Soka significa a propagação dos direitos humanos, e de que a vitória Soka significa a vitória dos direitos humanos.

Empenhem o máximo de esforços a cada dia, vivendo de forma radiante e positiva, orgulhando-se de estarem cumprindo a mais importante e afortunada missão que existe. E, por favor, cuidem bem da saúde para que possam continuar a se empenhar dessa maneira. Se tiverem pressão alta, acompanhem-na com cuidado. Se ignorarem esse fato, em vez de tomarem medidas para remediá-lo, poderão sofrer graves consequências. Lembrem-se de que, quando ficam mais velhos, têm de se cuidar bem mais. Vocês não podem mais se esforçar como faziam quando eram mais jovens! Se ficarem doentes, não apenas vocês, mas seus familiares e as pessoas que gostam de vocês sofrerão.

Se tiverem alguma preocupação com a saúde, por favor, procurem um médico. Cuidem sempre da saúde. Essa é uma parte importante da sabedoria. Vivam de forma sábia, exercitando a modera­ção e o autodomínio. O budismo nos capacita a extrair essa sabedoria e energia. Quero que todos vocês sejam saudáveis e que tenham uma existência longa e vitoriosa.

Discurso proferido em uma conferência para representantes de divisão, realizada em comemoração do 75º aniversário de fundação da Soka Gakkai, que ocorreu no dia 26 de outubro de 2005, no Centro Cultural Soka, em Shinanomachi, Tóquio. Leia na íntegra no Brasil Seikyo, ed. 1.826, 1º jan. 2006, p. A6.

Notas:

  1. The Writings of Nichiren Daishonin[Os Escritos de Nichiren Daishonin], v. I, p. 832.
  2. ROLLAND, Romain. Naimen no Tabiji [A Viagem Interior]. InRoman Roran Zenshu [Obras Completas de Romain Rolland]. Tradução: Toshihiko Katayama. Tóquio: Misuzu Shobo, 1980, v. XVII, p. 503.
  3. NITOBE, Inazo. Yowatari no Michi [O Caminho para o Sucesso na Vida]. InNitobe Inazo Zenshu[Obras Completas de Nitobe Inazo]. Tóquio: Kyobunkan, 1970, v. VIII, p. 217.
  4. WHITMAN, Walt. Leaves of Grass(Folhas de Relva). Londres: J. M. Dent and Sons Ltd., 1968. p. 262.
  5. Gosho Zenshu [Coletânea dos Escritos de Nichiren Daishonin]. Tóquio: Soka Gakkai, p. 708.