19 fatos da relação íntima de Silvio com a Globo em 57 anos

ROTANEWS176 E POR BLOG SALA DE TV 10/04/2022 08h00                                                                                  Por Jeff Benício

Apresentador era ídolo nos domingos da emissora e emprestava dinheiro a Roberto Marinho antes de criar o SBT e virar seu rival

Reprodução/Foto-RN176 Silvio e Roberto Marinho foram parceiros e rivais na TV Foto: Divulgação/SBT e Globo

Não há como contar a história de Silvio Santos sem citar a TV Globo e vice-versa. As trajetórias estão entrelaçadas. O ‘rei’ dos programas de auditório deu imensurável contribuição para o sucesso da emissora de Roberto Marinho.

O canal, por sua vez, ajudou o apresentador a se popularizar e depois serviu de incentivo para que criasse seu próprio império de comunicação.

Alguns acontecimentos desse vínculo surpreendente:

1.O começo: em 1965, quando Roberto Marinho compra a TV Paulista para transformá-la na TV Globo São Paulo, Silvio Santos é um dos ídolos do canal e continua com seu programa aos domingos.

2.Silvio loca 10 horas na programação da Globo. Várias vezes, adianta o pagamento à emissora para que Roberto Marinho pague os funcionários e fornecedores.

3.Alguns diretores da Globo consideram o ‘Homem do Baú’ popular demais, incompatível com o ‘padrão Globo de qualidade’ que desejam imprimir na emissora.

4.Perspicaz, Silvio percebe que logo será ‘rifado’. Secretamente, compra uma parte da concorrente TV Record. No Rio, consegue uma concessão e funda a TVS.

5.Em 1976, antes que a Globo informe que não o quer mais, o apresentador antecipa a saída. Leva sua atração para a TV Tupi. Sucesso imediato, derrota o canal de Roberto Marinho ao longo de muitos anos.

6.Após ganhar novas concessões no governo militar do general João Figueiredo, Silvio inaugura o SBT em agosto de 1981. Sua meta é brigar com a antiga casa no Ibope. Dá certo: ele lidera a audiência aos domingos.

7.Em 1988, a Globo contrata Gugu Liberato, o pupilo visto como sucessor de Silvio no SBT. O jovem artista teria uma atração dominical para concorrer com seu ídolo e ex-patrão.

8.Silvio não se dá por vencido: faz uma proposta milionária para Gugu permanecer no SBT. Os dois vão até o Rio para se encontrar com Roberto Marinho. É a primeira vez cara a cara entre Silvio e o dono da Globo desde o rompimento tumultuado em 1976.

9.Marinho compreende os argumentos e libera Gugu do compromisso com sua emissora. “Nossos advogados vão resolver”, diz o empresário a Silvio Santos. Um acordo histórico entre os dois homens mais poderosos da TV.

10.Naquele mesmo 1988, o icônico animador faz um desabafo no ‘Show de Calouros’, revoltado porque a Globo não aceita exibir comerciais com artistas do SBT. “Doutor Roberto, o senhor já está mais para a eternidade do que para a vida. É um homem que não precisa de mais nada. Será que o senhor vai convencer seus diretores?”

11.Sem Gugu, a Globo tira Fausto Silva da TV Bandeirantes e estreia em março de 1989 o ‘Domingão do Faustão’. Silvio perde a liderança de público, mas mantém o status de apresentador mais querido da televisão brasileira.

12.Naquele mesmo ano, Silvio Santos se lança à Presidência da República e passa a aparecer em telejornais e outros programas jornalísticos do plim plim, até ter a candidatura impugnada.

13.Em 1991, o SBT incomoda a Globo com a audiência elevada da novela mexicana ‘Carrossel’. Seis anos depois, o canal volta a ameaçar a grande líder com sua versão da trama argentina ‘Chiquititas’.

14.Silvio Santos e sua filha número 4, Patrícia Abravanel, são destaque no jornalismo da Globo em 2001, quando a jovem estudante é sequestrada e, dias depois, o apresentador vira refém de um dos criminosos do bando em sua mansão.

15.Em agosto de 2003, Silvio Santos fica triste ao receber a notícia da morte de Roberto Marinho. Decide não ir ao Rio para o velório na casa do dono da Globo. Envia uma coroa de flores.

16.Fevereiro de 2011. Lá está o apresentador sendo notícia na tela da rival: Silvio vende o Banco PanAmericano pouco após a revelação de que fraudes causaram prejuízo bilionário à instituição. A Caixa Econômica Federal era sócia do banco. Há ampla cobertura nos telejornais globais.

17.Ao longo da década 2010, o SBT perde audiência para a Record TV do bispo Edir Macedo e diminui a rivalidade com a Globo. A número 1 no Ibope aceita exibir comerciais da Telesena, um produto com a cara de Silvio Santos.

18.Uma foto de Silvio aparece no ‘BBB22’ por conta da participação de seu neto, Tiago Abravanel, no reality show. Anteriormente, o apresentador havia sido homenageado em matéria no extinto ‘Video Show’ e no ‘É de Casa’.

19.Silvio sempre reconhece as qualidades da Globo no Troféu Imprensa, exibido no SBT desde 1982. Dezenas de produções da emissora carioca já receberam a estatueta, assim como atores, apresentadores e jornalistas contratados pela TV da família Marinho.

Os fatos falam por si: Silvio Santos e a Globo têm histórias cruzadas. O apresentador mais popular de todos os tempos e a emissora mais influente caminharam juntos nas últimas seis décadas. E novos capítulos podem ser escritos.

Fotos: Divulgação/SBT e Divulgação/Globo

Legenda: Silvio e Roberto Marinho foram parceiros e rivais na TV

Blog Sala de TV – Todo o conteúdo (textos, ilustrações, áudios, fotos, gráficos, arquivos etc.) deste blog é de responsabilidade do blogueiro que o assina. A responsabilidade por todos os conteúdos aqui publicados, bem como pela obtenção de todas as autorizações e licenças necessárias, é exclusiva do blogueiro. Qualquer dúvida ou reclamação, favor contatá-lo diretamente no e-mail beniciojeff@gmail.com.