ROTANEWS176 E POR JORNAL BRASIL SEIKYO 04/05/2022 18:27 REDAÇÃO/ESPECIAL
Brasil Seikyo entrevista Ricardo Miyamoto, diretor-presidente da Editora Brasil Seikyo (EBS), sobre as novidades, entre elas o retorno dos formatos físicos do BS e da revista Terceira Civilização, com o objetivo de atender cada vez melhor os leitores e membros da BSGI
Reprodução/Foto-RN176 Ricardo Miyamoto: Em primeiro lugar, gostaria de agradecer a todos os leitores que apoiam a Editora Brasil Seikyo e o jornal Brasil Seikyo há 57 anos. Muito obrigado!
Brasil Seikyo: No dia 3 de maio, a Editora Brasil Seikyo (EBS) e o jornal Brasil Seikyo comemoram 57 anos de existência. Poderia falar sobre o significado destas comemorações em relação ao atual panorama do Brasil e do mundo?
Ricardo Miyamoto: Em primeiro lugar, gostaria de agradecer a todos os leitores que apoiam a Editora Brasil Seikyo e o jornal Brasil Seikyo há 57 anos. Muito obrigado!
Em 3 de maio de 1965, o BS, quando ainda se chamava Nova Era, publicou na sua primeira edição o seguinte incentivo de Ikeda sensei:
Não pode existir uma vida sem esperança, sem um objetivo a alcançar, pois um ser humano sem essas pretensões seria o mais sóbrio dos seres, roubando de si próprio o seu futuro.1
Podemos dizer que, a partir de então, este veículo e as ações da EBS são destinados a levar esperança ao coração das pessoas. Essa missão é vivenciada pela equipe da EBS todos os dias, em especial depois de anunciada a pandemia do coronavírus, em março de 2020, e traz um novo significado para a celebração dos nossos 57 anos.
Em novembro de 2019, lançamos o BS+, para atender os leitores que queriam ter na palma da mão a opção de ler o jornal e as revistas pelo celular. Em menos de quatro meses, tivemos de interromper as impressões dos periódicos e esse aplicativo se tornou a única forma de levar a mensagem do Mestre aos leitores. Nossa alegria é termos feito isso com excelência, publicando, além das edições do BS, da TC e da RDez, também vídeos e podcast.
Esse impulso inicial foi como uma onda que nos permitiu então conceber a rede da felicidade — uma teia de pequenos encontros para estudar o romance Nova Revolução Humana e trocar incentivos, enquanto são divulgados os conteúdos publicados pela EBS —, apresentar o site da Editora Brasil Seikyo, reunindo os conteúdos, a plataforma de assinaturas e os relatórios de líderes num só ambiente virtual e também o Clube de Incentivo à Leitura (CILE). O CILE vem lançando desde janeiro um livro por mês, que chega até a casa do assinante com uma caixa recheada de surpresas.
Em mensagem de Ikeda sensei para os coordenadores de periódico, ele afirmou:
Dentro das difíceis circunstâncias da pandemia do coronavírus, o Brasil Seikyo, o jornal do kosen-rufu, vem se tornando a fonte de luz da coragem que proporciona a filosofia da dignidade da vida e a indomável vitalidade ao coração das pessoas. Isso se deve aos árduos esforços de todos os senhores que sustentam e fazem crescer o Brasil Seikyo no dia a dia.2
Misticamente após cem edições, graças aos esforços de vocês, “que sustentam e fazem crescer o Brasil Seikyo no dia a dia”, em 3 de maio de 2022, estamos retomando as impressões do BS e da TC e sua entrega para todo o país.
Não haveria melhor maneira de celebrar o aniversário da Editora e assim presentear nossos leitores.
BS: A retomada da impressão física do BS e da TC, bem como a volta gradativa das atividades presenciais da BSGI, são um marco em sua história. O que representa este momento?
RM: Será um divisor de águas!
Durante esse período em que a distribuição das publicações foi interrompida, as equipes internas que produzem os periódicos continuaram a fazer o trabalho visando cumprir a missão de transmitir as palavras do Mestre a todos.
Em outra ponta dessa correnteza está a rede da felicidade — os coordenadores de periódico e os Mensageiros da Esperança — que também atuou em diversas frentes comprometida com o incentivo a cada membro por meio do conteúdo dos periódicos digitais.
Com isso, criamos uma conexão simultânea com as mais recentes orientações de Ikeda sensei. Enquanto o Mestre é incansável em incentivar os membros do mundo, seja com artigos, poemas ou fotos, a equipe dedica-se a traduzir e a publicar esses conteúdos o mais rápido possível e a rede da felicidade os compartilha com os membros.
A retomada da impressão do BS e da TC anuncia que o rigoroso inverno das adversidades pelo qual passamos nesses dois anos está dando lugar ao desabrochar das flores de primavera da felicidade.
A agilidade proporcionada pela tecnologia, aliada à capacidade de fazer chegar a todos os lugares os periódicos físicos, será como flores que fincarão profundas raízes de incentivo e de transformação no solo em que forem plantadas.
BS: Nos últimos anos, a EBS tem lançado e aprimorado diversos produtos e serviços para atender cada vez melhor as pessoas. Quais são as razões e os objetivos desse desenvolvimento?
RM: Vivemos uma era de mudanças constantes, principalmente quando o assunto são maneiras de se comunicar.
Por exemplo, existem aqueles que não abrem mão de sentir o cheiro do livro e de manusear as páginas dos periódicos. Outros se adaptam rapidamente à leitura nos meios digitais.
Para atender aos anseios da própria época e a necessidade dos nossos membros, visando a um voo ainda maior no futuro, a EBS veio se modernizando e se estruturando.
A partir de pesquisas e dados da realidade, foi realizado um trabalho para posicionar a EBS no mais alto patamar do mercado editorial brasileiro. Também foi assim que nos últimos anos mudamos o formato do jornal Brasil Seikyo, estruturamos uma equipe de atendimento ao consumidor, lançamos o aplicativo BS+, e o site da EBS e relançamos o CILE.
Outra ação que merece destaque é o trabalho que tem sido feito nas nossas redes sociais. Pesquisas indicam que os brasileiros passam horas conectados para se informar ou para se entreter, especialmente os mais jovens. No “Ano dos Jovens e do Progresso Dinâmico”, vamos garantir que eles também tenham acesso facilitado aos conteúdos da filosofia budista e do presidente Ikeda.
Esses são alguns passos entre tantos outros visíveis e invisíveis que foram dados.
O farol que conduziu essas mudanças e que continuará a nos orientar é a nossa missão de “transformar vidas e inspirar o mundo pela excelência na comunicação do humanismo Soka”.
BS: Quais as perspectivas da EBS visando 2030?
RM: Em mensagem enviada em 2020, Ikeda sensei afirmou que “por meio das palavras do Brasil Seikyo, o Budismo do Sol iluminará a sociedade. À luz do Gosho e da tradição da Soka Gakkai, o shakubuku e a expansão do Seikyo são a base do caminho certo do kosen-rufu e a correnteza principal da batalha das palavras”.
Nosso mestre deu a direção para que o Seikyo, com todas as suas frentes de trabalho, ilumine o povo. Isso será possível porque cada um dos nossos leitores, entrelaçados pela rede da felicidade, levarão essa luz ao seu bairro, à sua comunidade.
BS: Poderia deixar uma mensagem aos leitores do Brasil Seikyo e aos membros da BSGI em geral?
RM: Queremos, uma vez mais, agradecer àqueles que sustentaram o Brasil Seikyo nesses dois anos. Essa virtude invisível de todos gerará a recompensa visível, conforme observou o buda Nichiren Daishonin.
Nosso muito obrigado também aos coordenadores de periódico, aos Mensageiros da Esperança e aos líderes. Ikeda sensei garante que “a vida daqueles que tomam a iniciativa e atuam nos bastidores naturalmente brilha com uma sublime luz”.3
Quando anunciamos que retomaríamos a impressão dos periódicos, poderia parecer que voltaríamos ao ponto em que foram interrompidos. Mas não é isso. Esses dois anos foram de intenso desafio e de desenvolvimento, e hoje podemos assegurar aos nossos leitores que estamos retomando não de onde paramos, mas dando uma renovada partida com início neste ponto: 3 de maio de 2022.
Convidamos você, nosso leitor, a escrever uma nova história de avanço junto com o desenvolvimento da Editora Brasil Seikyo, no ritmo do “progresso dinâmico”.
Notas:
- Nova Era, ed. I, p. 3.
- Brasil Seikyo, ed. 2.544, 19 dez. 2020, p. 3.
- Terceira Civilização, ed. 592, 9 dez. 2017, p. 12.