ROTANEWS176 E POR JORNAL BRASIL SEIKYO 12/05/2022 18:40
REDAÇÃO EDITORIAL DO JBS
Reprodução/Foto-RN176 Foto do nome Editorial do BS – Editorial do Brasil Seikyo – BSGI
“Desejo de todo o coração que aceitem os ensinamentos do Budismo de Nichiren Daishonin para que vivam da melhor forma possível” — este é o sentimento que Ikeda sensei externou depois de apresentar o budismo para convidados em uma reunião. Ele afirma que essa convicção e sinceridade abrem o coração das pessoas para ouvir nossa mensagem.
A primeira pessoa para quem sensei apresentou o budismo foi um professor da escola de ensino fundamental 1, em Ota, bairro onde nasceu e cresceu, no Japão. Até então, nenhum dos seus amigos para os quais já tinha falado sobre a filosofia budista havia começado a praticar. Ele conta sobre o que sentiu:
É impossível descrever em palavras minha emoção. Decidi que cuidaria dessa pessoa e asseguraria que ela triunfasse na vida. O professor vinha à minha casa todas as manhãs para fazermos o gongyo. Em seguida, líamos o Gosho e então íamos para o trabalho. Lembro-me com nostalgia de que, após o trabalho, costumava ensinar meu amigo a recitar o gongyo.1
Então, ele reflete que esse deve ser o comportamento de quem põe a religião em prática: fazer com que ela chegue ao coração das pessoas e ajudá-las. Para conseguir isso, a exemplo do que o Mestre fez com o professor, devemos ser pacientes e perseverantes em nossos esforços a fim de despertar os amigos para esta fé. Leia no Encontro com o Mestre desta edição a história sobre a luta insistente do buda Shakyamuni para propagar a Lei. Em um trecho, Ikeda sensei afirma:
Um buda é um ser humano. Shakyamuni saía de manhã bem cedo para percorrer muitas milhas a pé. Partia mundo afora com muita vontade. Isso mostra como ele começava o dia.Naquele tempo, as pessoas geralmente andavam descalças. Pelo que contam, Shakyamuni tinha pés enormes. Devemos liderar, entrando em ação, e não dando ordens aos que se encontram ao nosso redor. Ao estabelecermos um exemplo de iniciativa pessoal, conquistamos a confiança dos outros e os motivamos a agir.2
Neste mês de maio, com a retomada das atividades presenciais e a impressão dos periódicos da Editora Brasil Seikyo, cria-se junto a oportunidade de as pessoas se encontrarem e estabelecerem um diálogo budista do intercâmbio de ideias, de compartilhar experiências inspiradoras e de estreitar laços de amizade e de confiança. Leia também neste Brasil Seikyo matéria sobre o retorno das atividades.
Ikeda sensei nos garante que é nossa sincera preocupação pela felicidade das pessoas e nosso ardente desejo de realizar a paz mundial que nos permitem empunhar alto a bandeira do kosen-rufu e continuar espalhando a luz benevolente do budismo pelo mundo inteiro.
Com o sentimento de que “vivam da melhor forma possível”, desejamos que leia cada incentivo deste jornal e, com a decisão de “movimentar-se com os próprios pés”, transmita-o para outra e outra pessoa.
Ótima leitura!
Notas:
- Terceira Civilização, ed. 603, 10 nov. 2018, p. 46-49.
- Brasil Seikyo, ed. 2.610, 14 maio 2022, p. 4-5.