Efetuem boas causas dia após dia

ROTANEWS176 E POR  JORNAL BRASIL SEIKYO  12/05/2022 19:10

ENCONTRO COM O MESTRE 

Reprodução/Foto-RN176 Presidente da SGI, Dr. Daisaku Ikeda, ressalta frequentemente a importância de se cuidar da saúde. Acima, momento em que ele faz ginástica com membros da França (Paris, jun. 1989). Dr. Daisaku Ikeda. Ele é um filósofo, escritor, fotógrafo, poeta e líder budista da SGI atualmente o Mestre e Presidente da Soka Gakkai Internacional – SGI – Editora Brasil Seikyo – BSGI


A seguir, trechos do discurso proferido pelo presidente Ikeda na 88a Reunião de Líderes da Soka Gakkai, realizada no Centro Cultural de Chubu, em Nagoya, no dia 17 de maio de 1995. O vídeo gravado foi exibido durante a mais recente Reunião de Líderes da Soka Gakkai, em 16 de abril de 2022.

 

  1. DAISAKU IKEDA

O primeiro ponto que desejo transmitir a vocês é: “Ponham a saúde em primeiro lugar”.

Espero que empreguem a sabedoria e a criatividade para encontrar formas de melhorar e manter a saúde.

Nossa fé e prática budistas são a força propulsora para a boa saúde. Mas isso não significa que devamos ser complacentes em relação à nossa saúde. Exatamente por praticarmos o budismo, devemos extrair nossa sabedoria e aplicá-la.

Aqueles que são sempre animados e cheios de energia, que continuam crescendo e se desenvolvendo, saudáveis física e espiritualmente, geram uma brisa de ar fresco ao seu redor.

Empenhem-se para manter o dinamismo e a saúde a cada dia, por vocês, pela família e pela missão. Gostaria que fizessem disso um compromisso pessoal.
* * *

Nichiren Daishonin escreve: “Pássaros que se aproximam do Monte Sumeru1 ganham um tom dourado”.2

A Soka Gakkai compõe uma coletividade de corajosos bodisatvas da terra dedicados a propagar o budismo e a concretizar o kosen-rufu. É a organização que realiza o desejo do Buda. Aqueles que avançam junto com a Soka Gakkai, exatamente como são, impregnarão a mente, a sabedoria, a boa sorte e o benefício de um brilho dourado. Serão capazes de manifestar o maior valor possível como seres humanos de um modo singular, só seu.

Verdadeiramente admiráveis são aqueles que seguem em frente com firmeza na estrada de sua missão pelo kosen-rufu, mesmo que possa não ser tão glamorosa. Cada pessoa possui uma importante missão que só ela própria pode cumprir. Por isso, no mundo da fé, no mundo da Soka Gakkai, prezamos e concentramos a atenção em cada pessoa, de modo que todas as pessoas possam dar plena vazão ao seu potencial.

Juntos, escalemos a montanha do kosen-rufu com dignidade e da melhor maneira que pudermos!

* * *

Um buda é um ser humano. Shakyamuni saía de manhã bem cedo para percorrer muitas milhas a pé. Partia mundo afora com muita vontade. Isso mostra como ele começava o dia.

Naquele tempo, as pessoas geralmente andavam descalças. Pelo que contam, Shakyamuni tinha pés enormes.

Devemos liderar, entrando em ação, e não dando ordens aos que se encontram ao nosso redor. Ao estabelecermos um exemplo de iniciativa pessoal, conquistamos a confiança dos outros e os motivamos a agir.

Há uma história sobre Shakyamuni e um brâmane chamado Udaya.3 Na Índia, os brâmanes ocupavam a posição mais alta na sociedade. Certa manhã, Shakyamuni foi à casa de Udaya, um cético. Ele estava realizando seu turno de mendicância — carregando uma tigela para receber doação de alimentos. Por meio dessa prática, ele permitia que os outros formassem uma ligação com a Lei.

De modo semelhante, nossas atividades em prol do kosen-rufu hoje, como membros da Soka Gakkai, também possibilitam que muitas pessoas na sociedade criem um vínculo com o budismo. Viajei pelo Japão e pelo mundo para expandir essa esfera de conexões budistas em inumeráveis países e entre pessoas de todos os estilos de vida.

Shakyamuni retornou à casa de Udaya na manhã seguinte, e novamente na outra. No terceiro dia, Udaya chamou Shakyamuni de chato e irritante por visitá-lo dia após dia.

Shakyamuni responde a essa rude observação explicando-lhe calmamente a importância da repetição, dizendo algo mais ou menos assim: “Se um agricultor repetir a ação de semear e cultivar seus campos, então terá uma colheita. Se a chuva cair do céu repetidas e repetidas vezes, a terra será nutrida. E se o bezerro sugar repetidamen­te o leite da mãe, continuará crescendo”. Isso está de acordo com a razão.

Para ir bem nos esportes e na arte, é essencial praticar repetidamen­te os fundamentos básicos. Por meio dessa repetição, as habilidades da pessoa serão lapidadas e aprimoradas.

Na prática budista, aqueles que realizarem boas causas repetidamente atingirão uma condição de vida magnífica, repleta de boa sorte e benefícios. Tenham a convicção de que estão acumulando imensuráveis benefícios e boa sorte que perdurarão existência após existência.

* * *

Shakyamuni esclareceu a Udaya que há diferentes tipos de repetição: “O ignorante repete o ciclo de nascimento e morte mergulhado no sofrimento e ilusão. Por isso é imprescindível desenvolver a suprema sabedoria necessária para romper esse ciclo de renascimento nos maus caminhos”. Em outras palavras, precisamos passar de um ciclo negativo para positivo.

Embora a princípio Udaya tenha chamado Shakyamuni de irritante, por intermédio do diálogo, ele se torna seu seguidor. Os textos budistas contêm muitas histórias desse tipo.

Dia após dia, hoje e amanhã novamente, entrar em ação, encontrar-se com os outros e dialogar — é o que Shakyamuni fazia. Esse é o caminho da ação correta como ser humano e da verdadeira honra para um budista. Também caracteriza o ritmo do progresso da Soka Gakkai. Estamos avançando exatamen­te como Shakyamuni e como Nichiren Daishonin, o Buda dos Últimos Dias da Lei.

Reprodução/Foto-RN176 Junto com os membros da Soka Gakkai, Sra. Kaneko ajuda o presidente Ikeda a lavar verduras logo após a colheita (Shizuoka, Japão, 1971). Dr. Daisaku Ikeda. Ele é um filósofo, escritor, fotógrafo, poeta e líder budista da SGI atualmente o Mestre e Presidente da Soka Gakkai Internacional – SGI – Editora Brasil Seikyo – BSGI

 Meu desejo é, acima de tudo, que todos se tornem felizes. Espero que desempenhem papel ativo e gratificante em suas respectivas esferas do kosen-rufu.

Muito obrigado pelo dia de hoje. Minhas melhores considerações a todos!

No topo: Presidente da SGI, Dr. Daisaku Ikeda, ressalta frequentemente a importância de se cuidar da saúde. Acima, momento em que ele faz ginástica com membros da França (Paris, jun. 1989)

Traduzido do jornal Seikyo Shimbun, de 26 de abril de 2022.

Notas:

  1. Monte Sumeru: Na cosmologia indiana da antiguidade, era a montanha que se encontra no centro do mundo.
  2. De acordo com o Tratado sobre Grande Perfeição da Sabedoria, os seres vivos que se aproximam do Monte Sumeru perdem sua cor e ganham um tom dourado. Cf The Writings of Nichiren Daishonin(Os Escritos de Nichiren Daishonin), v. II,p. 671.
  3. Cf. Connected Discourses of the Buddha: A Translation of the Samyutta Nikaya [Os Discursos Conectados do Buda: Tradução do Samyutta Nikaya]. Tradução do páli: Bhikkhu Bodhi. Boston: Wisdom Publications, 2000. p. 268-269.