ROTANEWS176 E POR TERRA 18/05/2022 18h20 Por Icaro Malta
Uma delas muitas pessoas devem se lembrar: foi com Marisa Letícia Lula da Silva, que morreu em 2017
Reprodução/Foto-RN176 O primeiro casamento de Lula foi com a tecelã Maria de Lourdes da Silva Foto: Reprodução/ institutolula.org
Antes de se casar com Rosângela Silva, o ex-presidente Lula já teve outras duas uniões. Uma delas muitas pessoas devem se lembrar: foi com Marisa Letícia Lula da Silva, que morreu em 2017.
Mas a primeira esposa de Lula foi a tecelã Maria de Lourdes da Silva, com quem se casou em 25 de maio de 1969, em uma festa simples. Um trecho da reportagem do jornal Hoje em Dia descreve a ocasião: “Com batatinha, pão, sanduíche, bolo e guaraná”.
O casamento durou pouco. Em junho de 71, Lourdes contraiu hepatite e precisou ser internada quando estava no oitavo mês de gestação. Ela e o filho morreram durante uma cesárea de emergência, feita para tentar salvar a vida dos dois.
No livro ‘Lula, o Filho do Brasil’, o ex-presidente afirma que a tragédia foi resultado de negligência do hospital.
“Ela poderia ter sido melhor tratada. Morreu sem que houvesse nenhuma assistência para ela. Eu fui ao hospital e vi. Ela gritava, ela gritava, ela gritava. Não tinha um médico para atender, não tinha ninguém. Sinceramente, eu tenho muitas restrições a esses médicos que estavam no hospital. Hoje, eu tenho consciência de quanto um desgraçado de um pobre passa nos hospitais”, disse ele.
Três anos depois, em 74, Lula teve uma filha com a enfermeira Miriam Cordeiro, sua namorada na época. Apesar do vínculo, os dois não chegaram a oficializar o relacionamento.
Segundo casamento
Ao contrário, naquele ano de 1974 Lula se casou com Marisa Letícia Casa dos Santos, que na época também era viúva. Marisa esperava o seu primeiro filho, Marcos, posteriormente adotado pelo ex-presidente.
Reprodução/Foto-RN176 O segundo casamento de Lula, com Marisa Letícia, durou 30 anos Foto: Reprodução/ institutolula.org
A segunda esposa de Lula assumiu o sobrenome Silva após o casamento, mesmo período em que ele incorporou o apelido à assinatura. Assim como ele, Marisa passou a assinar “Marisa Letícia Lula da Silva”. A formalidade perdia vez na intimidade, já que Lula sempre a chamava de “galega”.
Mesmo à distância, Marisa acompanhava a crescente carreira política do marido. Ela costumava dizer que foi pai e mãe dos filhos, cuidava sozinha do apartamento da família, que vivia em São Bernardo. Ela se tornou primeira-dama em 2003.
Durante os 30 anos que ficaram juntos, tiveram três filhos: Fábio Luís (1975), Sandro Luís (1979), e Luís Cláudio (1985). Marisa morreu em fevereiro de 2017