ROTANEWS176 E POR JORNAL BRASIL SEIKYO 11/06/2022 15:08 NOTÍCIAS / REDAÇÃO
Exposição Sementes da Esperança e Ação é inaugurada durante conferência em São Paulo
Reprodução/Foto-RN176 Em São Paulo, especialistas em meio ambiente e justiça climática criam espaço de debates e projetos – Foto JBS
O Instituto Soka Amazônia participou da 1ª Conferência sobre Emergência Climática e Justiça Climática do Poder Judiciário, realizada no Fórum Ruy Barbosa do Tribunal Regional do Trabalho da 2a Região, em São Paulo, no dia 6 de junho. Durante o evento, foi inaugurada a versão física da exposição Sementes da Esperança e Ação — Transformando os ODS em Realidade. O instituto foi representado pelo seu diretor-presidente, Edison Akira Sato, e pelo gestor da Reserva Particular de Patrimônio Natural Dr. Daisaku Ikeda, Jean Dinelly.
Especialistas da área climática e jurídica criaram um ambiente de exposição e troca de ideias na conferência, que reuniu participantes presenciais e por transmissão on-line.
A abertura contou com as participações do presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª região (TRT-2), desembargador Luiz Antonio Moreira Vidigal; da diretora da Escola Judicial do TRT-2 (Ejud-2), desembargadora Maria José Bighetti Ordoño; do desembargador Ricardo Cintra Torres de Carvalho, representando a Presidência do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo; e do advogado e consultor da União no Estado de São Paulo, Luiz Carlos de Freitas.
Fechando a parte introdutória da conferência, a coordenadora da Carta da Terra Internacional (ECI) no Brasil, Cristina Moreno, reforçou o caráter colaborativo já mantido com a Soka Gakkai em iniciativas anteriores, como a da exposição Sementes da Esperança e Ação. “É uma forma concreta de pôr a Carta da Terra em ação”, ressaltou.
O painel sobre mudanças climáticas, biodiversidade e justiça climática reuniu especialistas como Carlos Afonso Nobre, renomado cientista climático, com mais de quarenta anos de atividades profissionais, em especial de pesquisas na Amazônia. Ele apresentou estudos e projeções reveladores do grau de comprometimento da vida no planeta, e a busca de soluções sustentáveis.
Também palestraram a jornalista Andreia Coutinho Louback, especialista em justiça climática; o advogado pleno em justiça climática e direitos humanos do Instituto Alana, Danilo Farias; a juíza Rafaela Santos Martins da Rosa; e a ex-conselheira do Conselho Nacional de Justiça, Maria Tereza Uille Gomes.
Abertura da exposição
Durante o encerramento da conferência, foi aberta exposição Sementes da Esperança e Ação — Transformando os ODS em Realidade, em sua versão física, instalada na Praça da Justiça do fórum.
Reprodução/Foto-RN176 Corte da fita inaugural da exposição temática – Foto JBS
Na ocasião, Paula Sauer Diehl, chefe da seção de Gestão Socioambiental do TRT-11, proferiu suas palavras, seguidas da mensagem em vídeo da desembargadora Ormy da Conceição Dias Bentes, do TRT-11 do Amazonas e de Roraima. O diretor-presidente do Instituto Soka Amazônia, Edison Akira Sato, que apresentou os trabalhos da instituição e os objetivos da mostra, frisou: “No ato de plantar uma árvore ou apreciar uma exposição, abrem-se renovada consciência e esperança de que a mudança de uma única pessoa contribui para a transformação social do presente e do futuro”. E o Dr. Marcelo Freire, desembargador do TRT-2, agradeceu aos presentes, abrindo oficialmente a exibição.
A exposição Sementes da Esperança e Ação compõe-se de 24 painéis e propõe um modo de vida sustentável com a implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Organização das Nações Unidas (ONU). Foi criada pela Soka Gakkai Internacional (SGI), em conjunto com a Carta da Terra Internacional. Em sua edição brasileira, tem realização conjunta com o Instituto Soka Amazônia.
Reprodução/Foto-RN176 Visitante aprecia os paneis – Foto JBS
A mostra traz a ideia de “Inspirar, Aprender, Refletir, Empoderar, Agir e Liderar”, retratada nas propostas do presidente da SGI, Dr. Daisaku Ikeda, sobre educação para o desenvolvimento sustentável e é um recurso para a iniciativa da Educação para o Desenvolvimento Sustentável, da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). Nos painéis expostos estão disponíveis códigos QR que fornecem links para vídeos e mais informações, além de propostas de interatividade aos visitantes.
Exposição Sementes da Esperança e Ação
6 a 23 de junho
Segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.
Fórum Ruy Barbosa do TRT2 — Térreo
Rua Marquês de São Vicente, 235
Barra Funda, São Paulo, SP
A versão digital da exposição, lançada em março de 2021, pode ser acessada em:
https://sementesdaesperancaeacao.com.br
Depoimentos
Reprodução/Foto-RN176 Cristina Moreno, coordenadora da Carta da Terra Internacional no Brasil – Foto JBS
“A parceria entre a Carta da Terra e a Soka Gakkai é antiga, e cada vez mais se torna fortalecida. Estamos todos conjugados nessa trajetória de cuidar da vida, despertando para a consciência de que como seres humanos, somos capazes de rever os estragos que estamos fazendo. E corrigir. É um compromisso efetivo pela paz, que começa na plenitude consigo mesmo, com outras pessoas e a Terra.” Cristina Moreno, coordenadora da Carta da Terra Internacional no Brasil
Veja vídeo do depoimento de Cristina Moreno:
Reprodução/Foto-RN176 Carlos Afonso Nobre, cientista climático – Foto JBS
“Estudos mostram que 95% dos brasileiros são a favor da proteção da Amazônia. Mas quando se observa o percentual dos brasileiros que sabem como proteger a Amazônia, esse número cai bastante. As ações do Instituto Soka Amazônia são muito importantes, nesse enorme esforço de capacitar, vamos assim dizer, centenas de milhares de brasileiros. Não adianta só a gente ter a vontade de salvar a Amazônia; são necessárias ações sociais e econômicas para salvar a Amazônia.” Carlos Afonso Nobre, cientista climático
Veja vídeo com o depoimento do prof. Carlos Afonso Nobre:
No topo: em São Paulo, especialistas em meio ambiente e justiça climática criam espaço de debates e projetos
Fotos: BS