ROTANEWS176 E POR JORNAL BRASIL SEIKYO 09/06/2022 15:24 MATÉRIA DA DIVISÃO SÊNIOR DA BSGI
Participar do Departamento de Contribuintes (Kofu) é evidenciar o espírito de gratidão e a revolução humana
Reprodução/Foto-RN176 Foto da Divisão Sênior da BSGI – Foto: JBS
Caros integrantes da Divisão Sênior (DS) da BSGI. Desejamos que todos, sem exceção, estejam desfrutando excelente saúde e vencendo, dia após dia, as inúmeras questões da vida.
Entramos no mês de junho, em que temos a oportunidade de participar do Departamento de Contribuintes (Kofu), a contribuição financeira voluntária dos membros. Pensando nisso, o objetivo dessa matéria é fazermos uma reflexão sobre as oportunidades que encontramos na organização.
Certa ocasião, o presidente da SGI, Dr. Daisaku Ikeda, incentivou dizendo que “A alegria de viver está em desafiar e vencer as dificuldades”1 e que “Vencer as dificuldades e obstáculos é o que torna a alegria da vitória ainda mais profunda”.2
Estamos passando por situações nunca antes presenciadas, como a oscilação da economia, a alta dos preços dos alimentos, a própria questão da Covid-19. Se olharmos como mortal comum, enxergamos apenas um cenário de derrota e de desânimo. Entretanto, praticamos o budismo da esperança que nos possibilita alavancar nossa vida para um caminho de contínuas vitórias. O importante é não desistir.
Pesquisando no dicionário,3 a palavra “doação” significa “ato, processo ou efeito de doar alguma coisa”; já no budismo, aprendemos que o espírito de doação é primordial e vai muito além do próprio significado. O espírito de doação é encontrado não apenas com relação a doações materiais, mas também em todos os tipos de oferecimento em prol do avanço do movimento pelo kosen-rufu, da organização e dos seus membros. Realizar um diálogo, por exemplo, é um ato de doação. Tudo depende do nosso coração, eis a chave da mudança.
Todo oferecimento é importante
A organização nos oferece muitas oportunidades de criarmos causas positivas, seja no convívio com os membros, seja oferecendo incentivos calorosos. Quando dedicamos nossa vida, o que temos de mais valor, para o kosen-rufu, empreendemos ações positivas que só resultarão em efeitos positivos. A todo momento, temos a chance de construir um futuro maravilhoso.
Nichiren Daishonin, por exemplo, deixou registrados em seus escritos diversos discípulos que gentilmente lhe ofereceram alimentos e roupas para que ele pudesse sobreviver. Daishonin dirigia as seguintes palavras àqueles que faziam oferecimentos
Com toda a certeza, o senhor plantou sementes de boas causas no solo da boa sorte. Minhas lágrimas não cessam quando penso nisso [na sua calorosa dedicação].4
Todos os tipos de oferecimento são igualmente importantes, contanto que se leve em consideração o espírito, a sinceridade de como foram feitos e o empenho da pessoa ao fazê-lo. Essa deve ser a base do espírito de doação — a sincera prática da fé. Esta constitui, na verdade, uma poderosa causa para a revolução humana.
Participar do Kofu
Na Nova Revolução Humana, o presidente Ikeda tece o seguinte comentário:
O espírito de devoção em realizar a doação eleva o estado de vida e proporciona imensuráveis benefícios, e isso, por sua vez, aprofunda a convicção na prática da fé. Esta é a fórmula do budismo que coloca as pessoas na órbita da felicidade.5
As atividades de contribuição na SGI, por meio do Departamento de Contribuintes (Kofu), representam a oportunidade que todos possuímos de elevar o espírito de doação, baseado na sinceridade e na profunda gratidão à Lei Mística. O mais importante no Kofu não é simplesmente a quantia, e sim a gratidão de oferecer sua contribuição pelo avanço do kosen-rufu e como a nossa vida se desenvolverá na mesma proporção.
Como pilares de ouro Soka, vamos avançar resolutamente e comprovar a vitória absoluta. Tudo começa com um pequeno passo. Que sejamos vitoriosos na próxima etapa do Kofu, em junho, e em todos os campos da nossa vida!
Caloroso abraço!
Divisão Sênior da BSGI
Sugestão de leitura
Reprodução/Foto-RN176 Encarte Especial: Treços do romance Nova Revolução Humana – Foto: JBS
Em 2019, o Brasil Seikyo, publicou mensalmente uma série com trechos da Nova Revolução Humana sobre diversos assuntos. Sugerimos a leitura do encarte Revolução Financeira, veiculado na ed. 2.469, 25 maio 2019.
Notas:
- Brasil Seikyo, ed. 1.816, 22 out. 2005.
- Idem, ed. 1.742, 3 abr. 2004.
- Disponível em: https://michaelis.uol.com.br/busca?id=xnPv. Acesso em: 2 jun. 2022.
- Gosho Zenshu[Coletânea dos Escritos de Nichiren Daishonin]. Tóquio: Soka Gakkai, p. 1595.
- IKEDA, Daisaku. Nova Revolução Humana. São Paulo: Editora Brasil Seikyo, v. 4, p. 103, 2012.
Foto: BS