Momento ideal para retornar ao ponto primordial

ROTANEWS176 E POR  JORNAL BRASIL SEIKYO  09/06/2022 15:50                                                                  INCENTIVO DO LÍDER   

Por Camila Akama

Reprodução/Foto-RN176 Desenho de ilustração da matéria – Getty Images

Enfim, estamos em junho, popularmente conhecido como meio do ano, fim do primeiro semestre, entre outros nomes. Para nós, da Soka Gakkai, este mês tem alguns significados bem importantes, como o aniversário de nascimento do primeiro presidente e fundador da Soka Gakkai, professor Tsunesaburo Makiguchi, e o aniversário de 71 anos de fundação da Divisão Feminina do Brasil.

Nos meses anteriores, tivemos também acontecimentos marcantes. Especificamente sobre a Divisão dos Estudantes (DE), comemoramos os 31 anos de fundação em abril e, logo após, em maio, no dia 19, nós, líderes da DE da BSGI, junto com os líderes da Divisão dos Jovens (DJ) da BSGI, rea­lizamos um encontro com os líderes da Divisão dos Estudantes da Soka Gakkai.

Nesse encontro, o coordenador da DE-Futuro do Japão, Yusaku Inoue, disse: “Relembrando 1993, ano em que nasci, foi a ocasião em que sensei fez sua quarta visita ao Brasil, como também foi fundado o Grupo Ikeda do Século 21 com representantes da DE-Herdeiro e da DE-Esperança da época. Não há como não sentir uma profunda relação por realizarmos esse intercâmbio entre os líderes da DE do Brasil e do Japão”. Foi muito especial iniciarmos nosso diálogo com esse fundo de cena.

Dentre os vários momentos especiais desse encontro, citarei algumas palavras do coordenador-geral da Divisão dos Estudantes da Soka Gakkai, Masayuki Omiya, que respondeu à nossa primeira pergunta sobre incentivar os jovens e os estudantes a se manter na órbita da Soka Gakkai, mesmo vivendo muitas vezes uma realidade atribulada. Ele disse: “Os valores dos jovens da atualidade têm se diversificado muito e é difícil termos uma resposta única sobre a melhor forma de se proceder. Porém, tal como o primeiro presidente da Soka Gakkai, Tsunesaburo Makiguchi, afirmou: ‘Se estiver num impasse, retorne ao ponto primordial’. Acredito que é importante reconfirmar repetidamente com os membros o propósito de praticar o budismo”.

Masayuki compartilhou conosco ainda uma orientação do presidente Ikeda:

O que é mais importante — o estudo ou a fé? A resposta é ambos. Eles são importantes de maneiras diferentes. A fé é a nossa base, a nossa raiz. E a partir das raízes se desenvolvem o tronco, os galhos, as folhas e as flores, que representam as várias atividades da vida humana. Para vocês, da Divisão dos Estudantes, seus estudos são seu tronco — sua prioridade. Tudo o mais, os galhos e os outros, vem depois.1

Considerando essa orientação da perspectiva dos jovens da atualidade, há pessoas que priorizam o trabalho, a família e até um hobby. Contudo, devemos ter em mente que nossa prática budista existe para nos enriquecer em todos os aspectos da nossa vida e em prol do kosen-rufu, não obstante a sobrecarga de tarefas.

Ao finalizar suas palavras, Masayuki disse: “Justamente por estarmos na atualidade, em que muitos jovens vivem de forma diversificada, acredito que seja relevante mudarmos nosso pensamento de que é possível expandir ainda mais o jardim da diversidade da cerejeira, da ameixeira, do pessegueiro e do damasqueiro. Com esse posicionamento, será possível transmitir a postura de ‘prezar cada pessoa’, o espírito fundamental da Gakkai”.

Repensando esse incentivo de Masayuki e fazendo um paralelo com o fim deste primeiro semestre, vejo que nós temos à nossa frente um ótimo momento para refletir sobre o ponto primordial da nossa prática budista! Houve um momento em que estabelecemos uma conexão da nossa vida com o Budismo Nichiren, com o Gohonzon e com o Mestre, presidente Ikeda.

Para extrairmos o melhor dessa reflexão, lermos os encorajamentos do sensei e os escritos de Nichiren Daishonin nos ajudará a recitar Nam-myoho-renge-kyo de forma mais elevada, tendo ainda mais certeza em nosso coração e em nossa mente de que “Serei vitorioso(a) em minha jornada neste ‘Ano dos Jovens e do Progresso Dinâmico’”.

Um grande abraço! Desejo a vocês ótima reflexão e muita saúde!

Camila Totsuka Akama

Coordenadora da Divisão dos Estudantes da BSGI

Nota:

  1. IKEDA, Daisaku. Juventude: Sonhos e Esperanças. São Paulo: Editora Brasil Seikyo, v. 2, p. 199.

Ilustração: Getty Images