ROTANEWS176 E POR JORNAL BRASIL SEIKYO 02/07/2022 10:58 ENCONTRO COM O MESTRE
Por Dr. Daisaku Ikeda
Reprodução/Foto-RN176 Presidente da SGI, Dr. Daisaku Ikeda camisa branca e gravata , e sua esposa, Kaneko de amarelo ambos no centro, dialogam com membros da SGI-Itália na estação de trem da cidade de Bolonha (Itália, jun. 1994). Dr. Daisaku Ikeda, fundador da Universidade Soka. Dr. Daisaku Ikeda. Ele é um filósofo, escritor, fotógrafo, poeta e líder budista da SGI atualmente o Mestre e Presidente da Soka Gakkai Internacional – SGI – Editora Brasil Seikyo – Fotos: Seikyo Press
Neste Encontro com o Mestre, o presidente da SGI, Dr. Daisaku Ikeda, incentiva sobre a conduta de vencermos constantemente, mesmo em meio às adversidades. Ele também fala sobre o poder da nossa voz e a característica de uma pessoa feliz.
O poeta americano Walt Whitman (1819–1892) disse a um de seus discípulos: “O importante para nós agora é a vida aqui presente — a pessoa que está aqui: sim, isso é importante e imediato”.1 O que importa são este momento e este lugar — e não algum outro lugar ou momento. O aqui e o agora — a pessoa que está aqui neste momento — é o que importa.
O escritor e filósofo suíço Henri-Frédéric Amiel (1821–1881) escreveu: “Levar a felicidade às outras pessoas é a felicidade mais certa de todas”.2
Nossa prática do shakubuku, de compartilhar o budismo com os outros, é motivada pelo nosso desejo de felicidade das pessoas. E, com essa prática, aumentamos também nossa própria felicidade. Vamos fazer o melhor!
Toda sensei sempre dizia: Vencer é algo emocionante e alegre. Os vencedores têm um belo sorriso. Perder é deprimente e doloroso. Por isso é tão importante vencer na vida. Os perdedores são tristes e não têm esperança. Nós não devemos ser derrotados. O verdadeiro propósito de nossa fé e do budismo que praticamos é vencer.
Vamos triunfar — triunfar em tudo!
Nichiren Daishonin declara: “O budismo se preocupa primordialmente com a vitória ou derrota”.3 Isso tem um profundo significado em nossa vida diária e representa também um princípio eterno. A Soka Gakkai avança conquistando a vitória ano após ano.
Nós venceremos algumas vezes. Outras, perderemos. Acontecem muitas coisas na vida. Ao se depararem com algum contratempo, simplesmente riam e digam que “Às vezes, perder é vencer!” e continuem a avançar com uma radiante e alegre disposição. Não permitam que isso os desanime nem detenha seu progresso.
Por favor, lembrem-se, no entanto, de que é importante vencer no final. Devemos orar com sinceridade ao Gohonzon e conquistar a suprema vitória.
“A voz executa o trabalho do Buda.”4 A voz de vocês revela se conseguem liderar com vigor um grande grupo de pessoas. Quero que todos vocês se tornem indivíduos excelentes e capazes, extraordinários líderes na sociedade.
Fé convicta
O filósofo da educação tcheco, John Amos Comenius (1592–1670), escreveu: “A árvore continua enquanto cresce, alta ou baixa, com galhos torcidos ou corretos, e depois que se desenvolve totalmente não pode ser mudada”.5 Essas palavras possuem um profundo significado. Uma boa muda torna-se excelente árvore. Espero que todos os nossos jovens cresçam altos e corretos nos céus do futuro, junto com a Soka Gakkai.
Permitam-me citar algumas orientações de Josei Toda agora. A primeira delas é uma observação que ele fez no início de um novo ano — em 1957:
Vamos firmar bem nossos pés no chão e viver com uma radiante esperança. Vamos ao mesmo tempo nos empenhar para ajudar outras pessoas a conseguir também uma sólida base na vida e a viver com brilhante esperança.
Dirigindo-se aos membros da Divisão Feminina, Toda sensei disse:
Continuem a orar com toda a seriedade e sinceridade ao Gohonzon. Muitas pessoas não sabem desse simples princípio. Parece um caminho longo, mas é, na verdade, o mais curto e mais certo para o avanço.
Reprodução/Foto-RN176 Foto tirada pelo presidente Ikeda mostra o vermelho escarlate das folhas de outono no Centro de Trenamento de Shizunoka, na cidade de Atami Japão, dez. 1988). Dr. Daisaku Ikeda. Ele é um filósofo, escritor, fotógrafo, poeta e líder budista da SGI atualmente o Mestre e Presidente da Soka Gakkai Internacional – SGI – Editora Brasil Seikyo – Fotos: Seikyo Press
Quando tivermos uma fé verdadeira, não teremos medo de nada. Conseguiremos então abrir o caminho para a felicidade em nossa vida. Pode ser realmente um infortúnio se, desde o início, a pessoa nunca tiver nenhum problema nem dificuldades e desfrutar uma vida totalmente despreocupada e feliz.
Não há nada mais forte que a verdade
Josei Toda sempre falou com a inabalável determinação de denunciar e erradicar o mal. Ele disse as seguintes palavras de incentivo aos membros das Divisões Feminina e Feminina de Jovens:
Não há nada mais forte que a verdade. Para conquistar a confiança das pessoas, vocês precisam ter uma forte energia vital. Por favor, vençam cada problema com forte fé e vigorosa energia vital.
A pessoa de forte energia vital é feliz e consegue superar qualquer problema ou dificuldade. A chave para conquistar a confiança da comunidade é, fundamentalmente, ter uma forte energia vital.
Toda sensei também tinha a mais elevada esperança nos jovens. Ele salientou que o kosen-rufu seria alcançado com a força dos jovens; era tudo uma questão de quanto os jovens estavam entusiasmados e comprometidos.
Vocês já venceram!
José Martí (1853–1895), defensor da independência de Cuba, declarou: “A pessoa que se esforça para vencer já venceu”.6 Vamos vencer juntos!
Espero que continuem com saúde, orem um vigoroso daimoku e proporcionem uma liderança que seja aplaudida por todos. Conto com vocês. Quando encontrarem um impasse, considerem como se fosse o passo que levará à próxima vitória — e triunfem totalmente depois disso.
Reprodução/Foto-RN176 Walt Whitman: “ O importante para nós agora é a vida presente – a pessoa que está aqui: sim, isso é importante e imediato” – Fotos: Seikyo Press
No topo: Presidente da SGI, Dr. Daisaku Ikeda, e sua esposa, Kaneko, dialogam com membros da SGI-Itália na estação de trem da cidade de Bolonha (Itália, jun. 1994)
Leia o discurso na integra no Brasil Seikyo, ed. 1.880, 17 fev. 2007.
Notas:
- TRAUBEL, Horace. With Walt Whitman in Camden (November 1, 1888–January 20, 1889)[Com Walt Whitman em Camden (1º de novembro de 1888–20 de janeiro de 1889)]. Nova York: Mitchell Kennerley, 1914. p. 317.
- AMIEL, Henri-Frédéric. Amieru no Nikki[Diário de Amiel]. Tradução: Yoichi Kohno. Tóquio: Iwanami Shoten, v. II, p. 252 (3 de julho de 1868), 1991.
- Coletânea dos Escritos de Nichiren Daishonin. São Paulo: Editora Brasil Seikyo, v. II, p. 95, 2019.
- Gosho Zenshu [Coletânea dos Escritos de Nichiren Daishonin]. Tóquio: Soka Gakkai, p. 708.
- COMENIUS, John Amos. The Great Didactic of John Amos Comenius[A Grande Didática de John Amos Comenius]. Tradução: M. W. Keatinge (ed.). Nova York: Russell and Russell, parte 2, p. 15, 1967.
- ARGILAGOS, Rafael G. Granos de Oro[Grãos de Ouro]. Havana: Ministerio de Educación, 1942. p. 100.
Fotos: Seikyo Press / Domínio Público (U.S. Library of Congress)