ROTANEWS176 E POR SAÚDEEMDIA 24/07/2022 15h06
Sabe aquela saladinha do jantar? Então… não cabe no prato de todo mundo. Veja como diminuir a distensão abdominal
Reprodução/Foto-RN176 Nutricionista dá dicas para melhorar a distensão abdominal Foto: Shutterstock / Saúde em Dia
Além de um problema estético, a distensão abdominal pode causar desconforto e dor, diminuindo a qualidade de vida e o bem-estar. A nutricionista Gabriella Pereira, especialista em fisiologia do exercício e bioquímica da nutrição no esporte, explicou, em sua conta no Instagram @nutri_home, que essa queixa é muito mais comum do que se imagina.
Ela destaca que, em primeiro lugar, é preciso investigar as causas da distensão abdominal, pois são inúmeras. De acordo com a especialista, há uma grande relação com hábitos, comportamentos e alimentação, fazendo com que algumas mudanças na rotina já sejam suficientes para reduzir a condição.
Como reduzir a distensão abdominal
A nutricionista dá algumas dicas para diminuir o abdômen distendido ou inchado além do seu tamanho natural:
- Mastigue devagar. Sua refeição deve demorar pelo menos 20 minutos.
- Cuidado com a salada. Evite consumir alimentos crus com frequência e em excesso no jantar, especialmente folhas e verduras. É bom evitar também o consumo excessivo de peixe cru (sashimi) no jantar.
- Evite os adoçantes ricos em polióis, aqueles terminados com “ol”. Eles costumam fermentar demais no intestino delgado e, como a maioria dos produtos, não informam a quantidade que utilizam. Portanto, é bom ficar atento.
- Evite combinar, na mesma refeição, alimentos que fermentam ou que demoram muito para digerir como: cebola, alho, arroz 7 grãos, batata doce, grão de bico, feijão, repolho, couve flor, carne vermelha.
- Evite consumir no mesmo dia e em excesso, alimentos que são mais inflamatórios, entre eles, lácteos, glúten (principalmente farinha de trigo) e oleaginosas (principalmente castanha de cajú).
- Evite tomar café em jejum, já que a cafeína pode ser uma das causadoras da distensão, especialmente quando ingerida de estômago vazio.
- Crie o hábito de beber pelo menos duas xícaras de chá por dia, principalmente chás de capim cidreira, hortelã e gengibre. Tome antes ou depois da refeição.
- Se sentir indigestão com o whey protein hidrolisado ou isolado, troque por proteína de arroz ou de colágeno concentrada.
“Aplicando elas, pode ter certeza que vai melhorar e muito essa sensação de estufamento, gases e distensão abdominal”, finaliza.
Fonte: Gabriella Pereira, nutricionista pós-graduada em nutrição clínica funcional, suplementação ortomolecular, fisiologia do exercício e bioquímica da nutrição no esporte.