ROTANEWS176 E POR AH 02/07/2022 19:35
Entenda a participação de sociedades secretas no país e como elas influenciaram a sociedade brasileira ao longo da História
Reprodução/Foto-RN176 Imagem meramente ilustrativa de um símbolo maçônico – Imagem de Manfred Antranias Zimmer por Pixabay
A participação da Maçonaria e do Apostolado no processo de Independência do Brasil foi muito importante para a história do país. Contudo, mais tarde, ambas sociedades secretas acabaram sendo fechadas por ordens de Dom Pedro I.
Em 13 de maio de 1822, Dom Pedro I recebeu o título de “Protetor e Defensor Perpétuo do Reino Unido do Brasil”, pela Maçonaria. No entanto, ele manteve somente o título de “Defensor Perpétuo”.
Já em 2 de agosto de 1822, Dom Pedro I foi iniciado nesta sociedade secreta. A partir disso, adotou o nome Guatimozin. Mais tarde daquele mesmo ano, a Maçonaria se tornou independente do Grande Oriente Lusitano.
Vale ressaltar que embora alguns maçônicos defendessem a implantação da República no território brasileiro, boa parte acreditava que era fundamental conquistar o apoio do imperador para de fato ocorrer a independência.
Por outro lado, o Apostolado da Nobre Ordem dos Cavaleiros da Santa Cru teve um tempo mais curto. Considerada uma sociedade secreta totalmente brasileira, esta ordem foi fundada por José Bonifácio também em 1822. O intuito era assegurar os direitos do território brasileiro e lutar pelo processo de independência do país.
Para saber mais sobre o tema, ouça agora o podcast abaixo ‘Desventuras na História’, apresentado pelo professor de História Vítor Soares, idealizador do podcast ‘História Em Meia’.