Sem deixar a peteca cair

ROTANEWS176 E POR  JORNAL BRASIL SEIKYO  12/08/2022 17:17                                                            NOTÍCIA DA REDAÇÃO                                                                                                                    

Comunidade Urca, no Rio de Janeiro, colhe os frutos de união e dinamismo

 

Reprodução/Foto-RN176 Um dos encontros do grupo antes da pandemia – Fotos: Colaboração local

Ao acompanhar as organizações de base da BSGI cujos líderes e membros fazem acontecer em sua respectiva localidade, Brasil Seikyo chega à cidade do Rio de Janeiro. O destaque da edição é a Comunidade Urca, denominação que é referência do bairro de mesmo nome, de onde se vê ao longe o Pão de Açúcar, um dos pontos mais visitados por turistas, localizado em frente à belíssima Baía da Guanabara, cartão-postal da cidade.

Pertencente à RM Botafogo, CGERJ, a comunidade é formada por dois blocos, Urca e Pão de Açúcar. Ali imperam união e dinamismo, conforme afirma a responsável pela Divisão Feminina (DF) de comunidade, Eloísa Sena Grijó. “Temos um quadro de líderes que topa qualquer desafio, um dá força ao outro”, enfatiza. Assim, tendo como ideia central serem os blocos a própria comunidade, os responsáveis interagem em todas as decisões.

O grupo é bastante homogêneo, com predominância de membros da DF. Durante a pan­demia, a união se fez presente para chegar a todos, analisando caso a caso. Momento da comunidade se reerguer com “ainda mais daimoku”, relata Eloísa. Chegou a reunir diversos grupos com até três membros, em vários horários, cada um em sua casa recitando Nam-myoho-renge-kyo. “Foi muito bom e revigorante poder incentivar os membros, mesmo sem estarmos lado a lado fisicamente; como nosso mestre orienta, de coração a coração, o que gerou um fortalecimento deles.”

Reprodução/Foto-RN176 Atividades da Comunidade: reunião de palestra on-line – Fotos: Colaboração local

Reunindo um a um, em pouco tempo a comunidade vem se fortalecendo. Nas atividades propiciam interação e acesso aos conteúdos de estudo. Com as programações das reuniões de palestra mensais, promovem encontros nos quais estudam temas ligados à prática da fé, utilizando os diversos textos publicados nos periódicos da Editora Brasil Seikyo (EBS). A proposta é gerar reflexão e aplica­ção do budismo na vida diária, bem como sobre o papel de cada um na consolidação do movimento pela paz que a BSGI realiza. “Acredito ser a troca de vivências nas reuniões a riqueza da organização, uma vez que, ao enxergar melhor o outro, nos tornamos capazes de nos compreender melhor também. Isso nos impulsiona a revolucionar a vida cada vez mais. Saber que faço parte dessa organização tão comprometida com a valorização da vida e da paz me dá muito orgulho e inspiração”, ressalta Tais Daumas Gentile, responsável pela Divisão Feminina de Jovens (DFJ) do bloco Pão de Açúcar.

A alegria do ambiente que eles criam para essa geração jovem se mescla com a gratidão que os responsáveis pela localidade sentem pelos veteranos e líderes acima, sempre contando com o apoio deles. Exemplo é o da Sra. Leonizia Eudoxia de Brito, integrante da família Soka há mais de cinquenta anos. Pela sala de sua residência já passaram centenas de praticantes ou iniciantes do budismo. A atuação sincera dela sensibiliza a família, tendo ao seu lado, nessa nobre empreitada em prol dos membros da comunidade, a filha Leonita Eudoxia de Brito, responsável pela DF do Distrito Urca. Juntas, apoio total também na entrega dos periódicos físicos. A Sra. Leonizia divide seu sentimento: “Sempre encontro tempo para orar ao Gohonzon e agradecer pelos benefícios recebidos, decidindo melhorar cada vez mais como ser humano”.

Reprodução/Foto-RN176 A veterana Sra. Leonizia, ao centro; e, à dir. , a filha Leonita, juntas na entrega do Jornal Brasil Seikyo (BS) físico – Fotos: Colaboração local

Assim, a Comunidade Urca avança com o compromisso de manter sua marca: “Alegria e otimismo, sem deixar a peteca cair. Temos nossos problemas pessoais e diferenças, mas, com união, prática da fé em primeiro lugar e com base nas orientações do presidente Ikeda, nós nos apoiamos mutuamente e seguimos em frente”, sintetizam os líderes.

No topo: um dos encontros do grupo antes da pandemia

Fotos: Colaboração local