Propagando a suprema filosofia de respeito à dignidade da vida

ROTANEWS176 E POR  JORNAL BRASIL SEIKYO  10/09/2022 13:09 

ENCONTRO COM O MESTRE  

Por Dr. Daisaku Ikeda

Reprodução/Foto-RN176 Mensagem do presidente da Soka Gakkai Internacional (SGI), Dr. Daisaku Ikeda, para a 10ª Reunião de Líderes da Soka Gakkai. Dr.Daisaku Ikeda. Ele é um filósofo, escritor, fotógrafo, poeta e líder budista da SGI atualmente o Mestre e Presidente da Soka Gakkai Internacional – SGI – Foto: Seikyo Press / BS

Mensagem do presidente da Soka Gakkai Internacional (SGI), Dr. Daisaku Ikeda, para a 10ª Reunião de Líderes da Soka Gakkai, que marca a partida rumo ao 10º aniversário de fundação do Auditório do Grande Juramento pelo Kosen-rufu no próximo ano, realizada no Auditório Memorial Toda, Sugamo, Tóquio, em 28 de agosto de 2022.

Foi há 25 anos, na Índia, berço do budismo. Diante de uma audiência de líderes pensadores da Índia, proferi uma palestra intitulada “Novo Humanismo para o Século Vindouro”, apresentando minha visão para o século 21 (palestra realizada no Rajiv Gandhi Institute for Contemporary Studies [Instituto de Estudos Contemporâneos Rajiv Gandhi] de Nova Délhi em 21 de outubro de 1997).

Naquela ocasião, falei sobre o que fazer para evitar que a religião sucumbisse à armadilha do dogmatismo. Disse-lhes que, para isso, era indispensável a influência da educação que promo­ve o intelecto e a universalidade. Sugeri que uma religião genuinamente dedicada ao bem-estar das pessoas deveria direcionar o desenvolvimento irrestrito das crianças e a felicidade delas ao longo da vida, promover a sabedoria na juventude e unir de modo pacífico as pessoas.

Reprodução/Foto-RN176 “Vamos falar dignamente sobre o budismo em prol da felicidade do amigo e da paz do mundo!”, discursa Ikeda sensei na Reunião de Líderes da Divisão dos Jovens da Soka Gakkai, realizada no Centro Internacional da Amizade Soka [da época] (Tóquio, abr. 1993) Dr.Daisaku Ikeda. Ele é um filósofo, escritor, fotógrafo, poeta e líder budista da SGI atualmente o Mestre e Presidente da Soka Gakkai Internacional – SGI – Foto: Seikyo Press / BS

Para minha alegria, hoje, os jovens emergidos da terra da Índia e de todo o mundo estão criando novas ondas sucessivas de refrescantes sabedoria e esperança de forma vibrante e dinâmica.

* * *

Com frequência, o fundador da Soka Gakkai, Makiguchi sensei, bradava: “Se chegar ao impasse, retorne ao ponto primordial”. Atualmente, qual é o ponto primordial para o qual a humanidade deve retornar. É a vida propriamente dita. A compilação dos ensinamentos que ilumina a vida com a luz da sabedoria fundamental é o Registro dos Ensinamentos Transmitidos Oralmen­te, que elucida o coração do Sutra do Lótus e a essência do Budismo Nichiren.

Unidos como mestre e discípulo, Toda sensei e eu gravamos cada palavra e frase dessa obra no coração e as pusemos em práti­ca com o espírito de ouvir os ensinamentos orais diretamente de Nichiren Daishonin.

Neste mês de agosto [de 2022], faz sessenta anos desde que iniciei a explanação de Registro dos Ensinamentos Transmitidos Oralmente aos talentosos membros da Divisão dos Universi­tários.1 É realmente promissor ver o aspecto dos atuais integrantes da Divisão dos Universitários e da Divisão dos Jovens que se empenham seriamente nos “dois caminhos da prática e do estudo”,2 herdando o espírito daqueles estudantes com olhos brilhantes de seis décadas atrás.

Como são profundas e majestosas as visões da vida, da vida e morte, da sociedade e do universo pregadas pelo Registro dos Ensinamentos Transmitidos Oralmente!

Por exemplo, em um trecho assegura:
Se examinarmos a natureza do Myoho-renge-kyo, veremos que a torre de tesouro nada mais é que todos os seres vivos, e todos os seres vivos nada mais são que a entidade completa do Nam-myoho-renge-kyo.3

Daishonin indica que, ao observarmos o Myoho-renge-kyo intrínseco à vida de cada pessoa, a maravilhosa e gigantesca torre de tesouro que surge no Sutra do Lótus nada mais é que todos os seres vivos, e que todos os seres vivos são a entidade completa do Nam-myoho-renge-kyo.

Por essa razão, nós, seguidores de Nichiren Daishonin que recitamos Nam-myoho-renge-kyo, fazemos transbordar a “maior das alegrias” em nosso coração, percebendo que “desde o início somos budas”.4 Por meio do diálogo de respeito a todas as pessoas, vamos fazer com que a preciosa torre de tesouro da suprema dignidade da vida brilhe em “duas, três, cem pessoas”.5

Reprodução/Foto-RN176 A convite do Instituto de Estudos Contemporâneos Rajiv Gandhi, Ikeda sensei profere a palestra intitulada “Novo Humanismo para o Século Vindouro”, discorrendo sobre perspectivas para o novo século na sede da Fundação Rajiv Gandhi (Nova Délhi, out. 1997). Dr.Daisaku Ikeda. Ele é um filósofo, escritor, fotógrafo, poeta e líder budista da SGI atualmente o Mestre e Presidente da Soka Gakkai Internacional – SGI – Foto: Seikyo Press / BS

Outra passagem de Registro dos Ensinamentos Transmitidos Oralmente afirma: “Entre todas as mil plantas e dez mil árvores do mundo, não há nenhuma que em essência não seja bodisatva emergido da terra”.6 Por meio da recitação do daimoku, fortalecemos o místico poder compassivo do bodisatva que permeia o universo. Vamos continuar a criar valor transformando tudo na direção positiva da paz e da felicidade da humanidade.

* * *

Hoje, mais que nunca, o mundo busca por sólidas diretrizes espirituais. Como membros da Soka Gakkai, unidos pela relação de mestre e discípulo, somos os “monarcas do mundo filosófico”. Com orgulho e convicção, vamos nos esforçar ainda mais para propagar a suprema filosofia do Budismo do Sol de Nichiren Daishonin, a verdadeira religião do povo que possibilita a todas as pessoas conquistarem a revolução humana. E essa é a verdadeira religião mundial capaz de transformar o destino da humanidade.

No próximo outono, será realizado o Exame de Admissão para o Departamento de Estudo do Budismo com foco na introdução ao budismo [no Japão, em 6 de novembro].

Além disso, atendendo à solicitação de muitos membros de espírito de procura, vou iniciar, a partir da edição de novembro [de 2022] da revista Daibyakurenge, a publicação de uma nova explanação das passagens importantes de Registro dos Ensinamentos Transmitidos Oralmente.

* * *

Agora, expressando gratidão aos preciosos companheiros que me felicitaram sinceramente pelos 75 anos de minha conversão ao Budismo Nichiren [24 de agosto], gostaria de compartilhar caligrafias registradas há alguns anos.7 Trata-se das caligrafias Ho-on (“Gratidão à Lei”) e Shi-on (“Gratidão ao Mestre”).

A enorme gratidão por eu ter me encontrado com a Lei Místi­ca, tão difícil de acontecer, é mais alta que os céus. A imensa gratidão por eu viver a relação de mestre e discípulo da ampla propagação benevolente da Lei Mística é mais profunda que o oceano. Ciente da minha grande dívida de gratidão e determinado a saldá-la, junto com os membros em sólida “união de ‘diferen­tes em corpo, unos em mente’”; isso me enche de coragem, para superar os obstáculos, e de ilimitada força, para abrir o caminho aos que virão. Essa é minha grandiosa convicção ao longo dos meus 75 anos de prática inabalável.

Reprodução/Foto-RN176 Caligrafias registradas por Ikeda sensei, Ho-on (“Gratidão à Lei”) e Shi-on (“Gratidão ao Mestre”), apresentadas na Reunião de Líderes. Dr.Daisaku Ikeda. Ele é um filósofo, escritor, fotógrafo, poeta e líder budista da SGI atualmente o Mestre e Presidente da Soka Gakkai Internacional – SGI – Foto: Seikyo Press / BS

 Por fim, quero compartilhar mais uma passagem de Registro dos Ensinamentos Transmitidos Oralmente: “‘Sem temor em sua mente’8 descreve a maneira pela qual agora, Nichiren e seus seguidores rea­lizam a prática do shakubuku invocando Nam-myoho-renge-kyo”.9

Fazendo arder as chamas do destemido espírito de shakubuku com o indomável espírito da Soka Gakkai, vamos juntos nos comprometer a realizar, como bodisatvas da terra, a “revolução humana que é, em si, o renascimento da vida”, tendo como porta-estandartes os jovens, os “Shin’ichis Yamamoto” da nova era.

Tenham todos saúde em primeiro lugar

Notas:

  1. Essas explanações começaram em 31 de agosto de 1962 e continuaram por um período de quase cinco anos.
  2. Coletânea dos Escritos de Nichiren Daishonin. São Paulo: Editora Brasil Seikyo, v. I, p. 405, 2019.
  3. The Record of the Orally Transmitted Teachings[Registro dos Ensinamentos Transmitidos Oralmente]. Tradução: Burton Watson. Tóquio: Soka Gakkai, p. 230.
  4. Ibidem, p. 212.
  5. Coletânea dos Escritos de Nichiren Daishonin. São Paulo: Editora Brasil Seikyo, v. I, p. 404, 2019.
  6. The Record of the Orally Transmitted Teachings[Registro dos Ensinamentos Transmitidos Oralmente]. Tradução: Burton Watson. Tóquio: Soka Gakkai, p. 119.
  7. As caligrafias foram mostradas na atividade.
  8. Consta na passagem do Sutra do Lótus: “Entre os quatro tipos de seguidores, ele [o bodisatva Jamais Desprezar] pregou a Lei sem temor em sua mente” (The Lotus Sutra, p. 268).
  9. Cf. The Record of the Orally Transmitted Teachings[Registro dos Ensinamentos Transmitidos Oralmente]. Tradução: Burton Watson. Tóquio: Soka Gakkai, p. 156.

FOTOS: Seikyo Press