ROTANEWS176 E POR JORNAL BRASIL SEIKYO 10/09/2022 13:44 NATÍCIA DA REDAÇÃO
No significativo mês de agosto, pilares de ouro Soka em vigorosa agenda pelo país
Reprodução/Foto-RN176 Reunião de Palestra on-line do Bloco Internacional
Planejamento, oração resoluta e união de forças marcam o ambiente vivenciado nos encontros comemorativos de agosto na BSGI. A vez é dos membros da Divisão Sênior (DS), nossos pilares de ouro Soka, que selam com vitórias as celebrações dos 75 anos de conversão de Ikeda sensei e do Dia da Divisão Sênior. Com características locais distintas, de norte a sul do país, abrem-se caminhos de inovação, criatividade e calor humano.
Programações recheadas de incentivos, estudo e muito diálogo, seja por meio de aplicativos digitais, seja em formato híbrido. Algumas atuações nos bastidores chegam à Redação de Brasil Seikyo, unindo o Brasil num só coração. De ouro.
Contínuas vitórias
Na RM Leblon, Rio de Janeiro, a expansão está a todo vapor. Com a dedicação de todos, entra em cena uma nova organização de base, a Comunidade Pedra da Gávea (Distrito São Conrado), fundada dia 20 de agosto último, com nomeação de lideranças. Dias depois, 24, a Comunidade Visconde Albuquerque promove sua primeira atividade presencial após dois anos de distanciamento social e de encontros, reunindo 23 participantes. Estarem próximos e relembrarem em conjunto os fatos marcantes de agosto na Soka Gakkai, e se emocionarem com relatos de comprovação. Em especial, darem boas-vindas a três novos membros, que receberam Gohonzon na data. A importância da coragem nos momentos decisivos foi destacada pelo coordenador da DS da CGERJ, Luís Otávio Arcoverde, citando o “encontro ideal” de mestre e discípulo.
Em mais uma organização carioca, as lideranças da RM Leopoldina, focadas nas visitas individuais remotas desde janeiro deste ano, aguardaram o momento certo para os encontros presenciais. A ação é recente, mas já contabilizam trezentas visitas na RM. Nas atividades comemorativas, reuniram-se na Sede Particular Machado, em Bonsucesso, RJ, com a participação de quarenta integrantes. Houve relatos de comprovação, um deles do líder de distrito, em meio às questões de saúde dos três filhos, com diagnósticos emocionais por conta da pandemia da Covid-19. Vencendo com base na prática da fé, ele consegue ampliar seus negócios com a inauguração de um núcleo de educação a distância, em Olaria, RJ.
Pelo Brasil
No Norte do Paraná, a RM Londrina Norte programou, em ritmo de muita energia e gratidão, um encontro para comemorar dignamente os 75 anos da conversão do nosso mestre e o Dia da Divisão Sênior. A convenção contou com a participação virtual do presidente da BSGI, Miguel Shiratori, e foi realizada com total sucesso, o que também se fez presente nas reuniões de palestra das organizações de base locais. Em outras regiões da Coordenadoria-Geral das Regiões Estaduais (CGRE), como em Tocantins e na Bahia, semelhante ritmo de união e alegria.
União e avanço
Vêm de São Paulo também alguns exemplos inspiradores. O Bloco Internacional, RM Osasco Oeste (CGSP), mostra sua força de conjunto, na atuação sinérgica da responsável pelo bloco, Elaine Cristina de Almeida Oliveira, e pelo vice-responsável Wellington Fernando Colombarolli. Todos os membros receberam visitas, incluindo o líder convidado, coordenador da Divisão Sênior da BSGI, Fabio Oda. A programação é estruturada com esmero e tudo em uma hora. “Uma luta muito sincera, dedicada e planejada com bastante união. Ótimo exemplo de atuação das lideranças”, afirma Oda. O resultado comprova: presentes 38 pessoas, algumas delas integrantes de outros blocos locais.
Reprodução/Foto-RN176 Reunião de Palestra virtual da Comunidade Comunidade Pioneiro – FOTOS: Colaboração local
Na zona leste da capital paulista, o desafio da RM Carrão foi a retomada da aguardada reunião presencial. Com planejamento e consenso, os líderes chegam ao formato híbrido, agendado para 20 de agosto. Houve ensaios nas semanas anteriores. No dia, selam a participação de 49 integrantes da DS de forma presencial e outros 43 representantes das cinco divisões acompanham a atividade pelo YouTube. Contaram com apoio total dos jovens nos bastidores.
Na Comunidade Domitila, RM Penha, o novo responsável chega à organização local no auge da pandemia, abril de 2021, conhecendo os membros apenas pelo aplicativo. Nos últimos meses, essa realidade muda um pouco e os líderes abrem algumas visitas presenciais, respeitando os protocolos de higiene e de segurança. O depoimento é do líder da comunidade, Clóvis Albuquerque: “Pudemos recitar gongyo e breve daimoku, além de fazer a leitura da mensagem do nosso mestre e um caloroso diálogo. Ao final de cada uma dessas visitas, pude perceber o brilho nos olhos, o espírito revigorado e a felicidade no coração de cada um”. O resultado se fez presente na reunião de palestra, com envolvimento total.
No Distrito Jardim da Glória, o resultado de participação de 100% dos membros ativos confirma também a dedicada atuação dos líderes em torno de objetivos claros. Somam-se visitas virtuais e presenciais e muita união, relata o vice-responsável pelo distrito, Alexandre Iwamoto.
Vamos agora até a RM Morumbi (CNSP), em que os integrantes da Comunidade Lagoa Branca fizeram uso de todas as possibilidades para o encontro comemorativo acontecer, sem deixar ninguém de fora. Com o apoio dos jovens e da tecnologia, utilizam televisão, webcam e notebook. “Tudo saiu perfeito, com relatos, matéria e diálogo com convidados”, conta Maurício Hernandes. Ele reforça que foi priorizada a participação presencial das pessoas com dificuldade de acesso às salas virtuais. As demais assistiram tudo pela telinha.
Há certamente outros bastidores incríveis por esse Brasil afora. Os citados refletem o espírito de união, de alegria e de gratidão que marca as celebrações de agosto, mês da Divisão Sênior, que, neste ano, vem com significado fortalecido. O coordenador Fabio Oda expressa sua expectativa: “Com elevado espírito de gratidão ao Mestre e determinados a cumprir o juramento seigan, gravamos em nosso coração as orientações do presidente Minoru Harada, publicadas recentemente no jornal Seikyo Shimbun, em que ele cita o seguinte trecho do romance Nova Revolução Humana, de autoria de nosso mestre:
Reprodução/Foto-RN176 Distrito Morumbi – FOTOS: Colaboração local
Vinte e quatro de agosto de 1947 foi um dia inesquecível para Shin’ichi não só pela data de seu ingresso na Soka Gakkai, mas também por ter se tornado o dia em que selou o profundo juramento de dedicar a vida a trilhar o eterno caminho de mestre e discípulo como discípulo de Josei Toda.1
Nesse sentido, o mês de agosto simboliza o ponto primordial do levantar intrépido do sênior da BSGI pela dedicação em prol da felicidade de todas as pessoas conduzindo uma existência como digno discípulo Ikeda”.
No topo: Bloco Internacional
Nota:
- Nova Revolução Humana. São Paulo: Editora Brasil Seikyo, v. 23, p. 278, 2019.
FOTOS: Colaboração local