ROTANEWS176 E POR GUIADOCARRO 10/11/2022 15h46 Por Wilson Toume
Porsche 911 Dakar será inspirado no modelo que triunfou no Rali Dakar. Mas, com dois SUVs no portfólio, será que a marca precisa dele?
Reprodução/Foto-RN176 Porsche 911 Dakar Foto: Porsche / Divulgação
A Porsche confirmou a apresentação da nova versão do icônico modelo 911 para o dia 16 de novembro, em Los Angeles. Trata-se do 911 Dakar, que segundo a empresa, será “o primeiro carro esportivo de duas portas a oferecer excelentes capacidades para o off-road”. A novidade será batizada como homenagem ao lendário modelo modificado que triunfou no Rali Dakar nos anos 1980 e que foi o primeiro 911 equipado com tração integral.
Ainda de acordo com a montadora alemã, o Porsche 911 Dakar foi submetido a um intenso programa de desenvolvimento, que incluiu rodar mais de meio milhão de quilômetros sob condições extremas em diversos locais ao redor do planeta, inclusive por mais de 10 mil km em situações fora de estrada.
Já a pista de testes de Château de Lastours, no sul da França, foi usada para avaliar a dirigibilidade e a suspensão do carro em pistas de rali. “Todas as equipes do Dakar vêm aqui para testar seus carros na Europa antes de seguirem para o rali”, explicou Romain Dumas, piloto da Porsche.
Reprodução/Foto-RN176 Porsche 911 Dakar Foto: Porsche / Divulgação
O bicampeão mundial de rali e embaixador da Porsche, Walter Röhrl, por sua vez, não perdeu a oportunidade de testar o 911 Dakar nos gelados campos de testes de Arjeplog, na Suécia. O gelo espesso dos lagos congelados oferece aos pilotos a base ideal de uma superfície de neve compactada de aproximadamente 90%. O piloto ficou entusiasmado: “O carro é incrivelmente divertido de dirigir”, afirmou. “Tudo funciona de maneira tão precisa e calma; nenhum cliente vai acreditar em todas as coisas que se pode fazer com este carro, antes de dirigi-lo por conta própria”, completou.
A Porsche ainda não revelou mais detalhes sobre o modelo, mas não dá para acreditar que uma marca com o seu histórico vá lançar um carro ruim, ainda mais quando se trata do lendário 911. A pergunta que se faz é: precisa? Se for um bólido restrito às competições – como o já citado rali Dakar – ainda é possível entender a jogada de marketing.
Reprodução/Foto-RN176 Reprodução/Foto-RN176 Porsche 911 Dakar Foto: Porsche / Divulgação
Mas uma versão com suspensão elevada e tração integral de um dos mais elegantes cupês esportivos da história não parece fazer muito sentido. Ainda mais quando se possui dois consagrados SUVs no catálogo.
Enfim, se esse novo 911 Dakar realmente for introduzido como modelo de série, é bastante provável que se torne um sucesso – como ocorre com quase todos os veículos lançados recentemente pela Casa de Stuttgart. Mas será apenas mais um brinquedo destinado a milionários excêntricos para ser ostentado nas portas de restaurantes chiques por aí.