Comunicação afetiva

ROTANEWS176 E POR JORNAL BRASIL SEIKYO 11/11/2022 10:40                                                                      MATÉRIA GRUPO CORAÇÃO DO REI LEÃO DA BSGI                                         

Por Grupo Coração do Rei Leão

O desafio de interagirmos com os jovens e os estudantes

 

Reprodução/Foto-RN176 Foto de ilustração da matéria – Foto: GETTY IMAGES

Comunicar-se é expressar-se por meio de palavras, gestos, atos, enviar comunicação escrita, entrar em entendimento.1 Será que estamos nos comunicando com a juventude Soka? Como poderíamos conseguir isso?

Basicamente, a comunicação é estabelecida quando enviamos uma mensagem e recebemos outra em resposta. Contudo, isso só acontece se o conteúdo for entendido. Este é o nosso desafio: encontrar o meio e a forma de estabelecer um diálogo com os jovens e os estudantes.

Entender as diferenças de gerações pode nos ajudar

A juventude Soka, hoje, é composta por jovens da geração Y, nascidos de 1981 a 1999, junto com a internet, os quais são conectados e mais individualistas; os da geração Z, nascidos a partir de 2000, chamados “nativos digitais”, desconhecem o mundo sem computadores; e os da geração Alpha, nascidos a partir de 2010.

Esses jovens, de diferentes épocas, têm formas distintas de escolher e realizar o trabalho, de falar, inclusive as gírias, e de pensar. O que nos leva a concluir que precisamos diversificar nossa maneira de nos comunicar.2

Recordando o princípio da “cerejeira, ameixeira, pessegueiro e damasqueiro”,3 vamos considerar cada indivíduo como único, respeitando-o da forma como ele é, e sintonizar nosso coração ao dele. Assim como o presidente Ikeda nos mostra no poema a seguir:
Por que se inicia

uma conversa?

É para tornar feliz

a pessoa diante

de seus olhos.4

Seria este o desafio de nos conectar com a juventude Soka? Fazê-la feliz!?

Maria Inês Mateus, pós-graduada em psicologia social e das organizações, no artigo Comunicar com Jovens, ressalta a importância de um retorno imediato, considerando que os jovens valorizam feedbacks rápidos. Diz ainda que a mensagem tem de ser clara, com frases curtas e palavras simples, mantendo o olhar durante a comunicação.5

Em uma explanação,6 Ikeda sensei conta uma história do capítulo 27, “Os Feitos Iniciais do Rei Adorno Magnífico”, do Sutra do Lótus.

Resumindo, o rei e sua esposa, a rainha Virtude Pura, tinham dois filhos, os jovens príncipes Acervo Puro e Visão Pura. Os príncipes abraçaram os ensinamentos do Buda e resolveram falar com os pais sobre o Sutra do Lótus. Ao conversarem com a mãe, ela achou pouco provável que o pai desejasse ouvir os ensinamentos do Buda, mas os incentivou a persuadi-lo desempenhando vários tipos de proezas sobrenaturais. Os príncipes realizaram muitas façanhas prodigiosas, como andar e reclinar em pleno ar e produzir água e fogo com o corpo. Observando essas “proezas sobrenaturais”, o rei Adorno Magnífico exultou e solicitou aos filhos que o levassem ao mestre deles, o Buda.7

O presidente Ikeda conclui que, hoje, demonstrar provas da nossa revolução humana indivi­dual equivale à exibição das “proezas sobrenaturais” dos dois príncipes. Refletindo sobre essa história, vemos que os filhos estabeleceram a comunicação por meio de ações.

Como pais, avós, responsáveis ou líderes da juventude Soka, precisamos nos comunicar com eles de forma integral, além de palavras, faladas ou escritas, pessoalmen­te ou via web. Nosso exemplo, nossa revolução humana e nossas “proezas sobrenaturais” são o que tocam e movem os corações.

Um caloroso abraço!

Grupo Coração do Rei Leão da BSGI

Notas:

  1. https://www.sinonimos.com.br/
  2. Cf. RDez, ed. 192, dez. 2017, p. 16.
  3. Nichiren Daishonin menciona a importância da individualidade no Registro dos Ensinamentos Transmitidos Oralmente: “Sem mudarem nada na sua entidade individual, tal como as características próprias da cerejeira, do damasqueiro, do pessegueiro e da ameixeira, abre-se o aspecto do buda eternamente dotado com os três corpos” (The Record of the Orally Transmitted Teachings[Registro dos Ensinamentos Transmitidos Oralmente]. Tradução: Burton Watson. Tóquio: Soka Gakkai, p. 200).
  4. Brasil Seikyo, ed. 2.599, 12 fev. 2022, p. 3.
  5. https://www.faroldomonte.com/comunicar-com-jovens/
  6. Terceira Civilização, ed. 650, out. 2022, p. 50.
  7. Cf. Lotus Sutra and its Opening and Closing Sutras [Sutra do Lótus e seus Capítulos de Abertura e Conclusão]. Tradução: Burton Watson. Tóquio: Soka Gakkai, cap. 27, p. 354-355.

Foto: GETTY IMAGES