FAB receberá os quatro primeiros caças F-39 Gripen em 19 de dezembro

ROTANEWS176 E POR AIRWAY 12/12/2022 10:36                                                                                                    Por Ricardo Meier

Cerimônia pode marcar ato de despedida do atual Comandante da Aeronáutica, Brigadeiro Baptista Junior

 

Reprodução/Foto-RN176 Um dos caças Gripen que serão incorporados pela FAB (Saab)

No próximo dia 19, a Força Aérea Brasileira (FAB) fará uma cerimônia na Base Aérea de Anápolis (GO) para marcar a incorporação dos primeiros quatro caças Saab F-39 Gripen E, segundo apurou Airway.

O evento pode ser uma espécie de ato de despedida do atual Comandante da Aeronáutica, Tenente-brigadeiro Carlos Baptista Junior, que passará o cargo em breve para o colega Tenente-brigadeiro Marcelo Kanitz Damasceno, atual chefe do Estado-Maior da Aeronáutica (EMAER), escolhido segundo critério de antiguidade definido pelo presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

As aeronaves de produção em série e registros 4101, 4102, 4103 e 4104 chegaram ao país em abril e setembro vindas da Suécia por navio. Após serem reconfiguradas para voo, os jatos supersônicos decolaram de Santa Catarina em direção a Gavião Peixoto (SP), onde a Embraer e a Saab realizam os últimos ajustes antes da incorporação à FAB.

Reprodução/Foto-RN176 Os dois primeiros Gripen de série da FAB desembarcaram em Navegantes (SC) em abril (SAAB)

No começo do mês, os Gripen 4103 e 4104 pousaram pela primeira vez em Anápolis, base aérea onde está o 1º Grupo de Defesa Aérea (1º GDA), que será o primeiro a operar o caça sueco.

Vencedor da concorrência FX-2 há nove anos

A incorporação dos primeiros quatro F-39 Gripen marca a estreia operacional do novo caça após um longo período desde a assinatura do contrato em outubro de 2014.

Mas o programa FX-2 já era gestado há mais tempo, ainda em sua primeira versão, lançada no início dos anos 2000 como F-X e que foi cancelado.

A FAB então lançou o FX-2 em 2006, com a participação de vários concorrentes como a Boeing com o F-18, a Dassault com o Rafale, a Saab com o Gripen NG e a Sukhoi com o Su-35, mas que logo foi descartado.

Reprodução/Foto-RN176 Fuselagem dianteira do Gripen montada no Brasil (SAAB)

Em dezembro de 2013, o Gripen foi anunciado vencedor da concorrência, com a participação da Embraer no projeto. Um total de 36 aeronaves foram encomendadas por US$ 4,5 bilhões (R$ 13 bilhões na época), sendo 28 da versão monoposto Gripen E e oito do biposto Gripen F e que seriam montados no Brasil.

Foco do atual comandante

Ao assumir o posto de Comandante da Aeronáutica, no início do ano passado, o Brigadeiro Baptista Junior não demorou a demonstrar a intenção de expandir a encomenda do Gripen junto à Saab.

Embora relatasse restrições orçamentárias, Baptista Junior fechou um aditivo no contrato para ampliar o pedido para 40 aeronaves e modificar o projeto de fabricação nacional, priorizando a versão de um lugar.

Reprodução/Foto-RN176 O Mirage 2000 foi uma solução provisória enquanto novos caças não chegavam (FAB)

O atual chefe da Aeronáutica também negociava um segundo lote de 26 caças, mas o possível contrato não chegou a ser anunciado em sua gestão.

Com a entrega dos caças, o Brasil voltará a ter uma aeronave de projetada originalmente como interceptador após quase 10 anos, quando os 12 Dassault Mirage 2000 de segunda mão foram aposentados.