ROTANEWS176 E POR JORNAL BRASIL SEIKYO 16/12/2022 13:13 ESPECIAL DA REDAÇÃO
No dia 2 de janeiro, Ikeda sensei comemora 95 anos de uma vida dedicada à humanidade
Reprodução/Foto-RN176 Presidente da SGI, Dr. Daisaku Ikeda, empenha-se incansavelmente a incentivar cada pessoa. Na foto, em reunião de líderes da Soka Gakkai (Tóquio, nov. 2012). Dr. Daisaku Ikeda, fundador da Universidade Soka. Dr. Daisaku Ikeda. Ele é um filósofo, escritor, fotógrafo, poeta e líder budista da SGI atualmente o Mestre e Presidente da Soka Gakkai Internacional – SGI – Editora Brasil Seikyo – BSGI Fotos: Seikyo Press
Daisaku Ikeda nasceu em 2 de janeiro de 1928, em Tóquio, Japão, como o quinto dos oito filhos de Ichi e Nenokichi Ikeda, que viviam humildemente do cultivo de algas marinhas.
Desde a infância, Dai, como era chamado pelos familiares, conviveu com a destruição e as atrocidades da Segunda Guerra Mundial, conflito que ceifou a vida do seu irmão mais velho, Kiichi. No entanto, ao longo da vida, o jovem reverteu a tristeza em uma profunda decisão de realizar ações efetivas pela paz no mundo e pela felicidade das pessoas.
Ele teve contato pela primeira vez com a Soka Gakkai numa reunião de palestra na noite de 14 de agosto de 1947, quando tinha 19 anos. Nessa data, conheceu o homem que se tornaria seu mestre da vida, Josei Toda. Dez dias depois, em 24 de agosto, converteu-se ao Budismo de Nichiren Daishonin. O principal motivo de ele ter ingressado na organização foi a confiança em Toda sensei, devido a seu destemido caráter, grande sabedoria e cristalina sinceridade com os jovens.
Em pouco mais de dez anos de convívio, mestre e discípulo tiveram uma existência em perfeita harmonia e união, conquistando grandes feitos como a concretização de 750 mil famílias ao budismo, a Declaração pela Abolição das Armas Nucleares, em 1957; e a Cerimônia do Kosen-rufu, realizada em 16 de março de 1958. Josei Toda confiava plenamente em Daisaku Ikeda e o treinou de forma exaustiva.
Em 3 de julho de 1957, Daisaku Ikeda foi preso em Osaka, Kansai, acusado injustamente de fraude eleitoral. Foi libertado em 17 de julho e provou sua inocência nos tribunais em 1962. Sua força vem da unicidade com o mestre e da coragem de enfrentar o que for necessário para proteger as pessoas simples do povo.
Após o falecimento de Josei Toda, em 2 de abril de 1958, Ikeda sensei assumiu a terceira presidência da Soka Gakkai em 3 de maio de 1960. Em outubro daquele ano, partiu para a primeira viagem ao exterior a fim de propagar o budismo em diversos países, entre eles o Brasil. A partir de então, vem se empenhando incansavelmente para cumprir os ideais do seu mestre e impulsionar o movimento pelo kosen-rufu.
Suas inúmeras realizações vão desde a criação do sistema educacional Soka e escrever livros até a fundação de instituições como o Museu de Arte Fuji de Tóquio e a Associação de Concertos Min-On; dos diálogos com diversas personalidades mundiais às homenagens recebidas de cidades, universidades e outras instituições, reconhecendo seus esforços pela paz, cultura e educação.
Já no início da década de 1970, a organização atinge 7,5 milhões de famílias praticantes, reflexo do grande ímpeto que Ikeda sensei dera ao avanço do movimento pelo kosen-rufu. Com isso, em 1975, foi fundada a Soka Gakkai Internacional (SGI), em um encontro realizado no dia 26 de janeiro, na ilha de Guam, onde Daisaku Ikeda foi nomeado presidente da organização.
O avanço da SGI sob a liderança de Ikeda sensei despertou a inveja no sumo prelado à frente da Nichiren Shoshu, Nikken Abe. Devido à natureza autoritária dos clérigos, ocorreram atritos entre o clero e a Soka Gakkai, resultando na primeira problemática em 24 de abril de 1979, quando o presidente Ikeda deixa a presidência da Soka Gakkai. A despeito das ações do clero, a organização continuou a se desenvolver e, hoje, está presente em 192 países e territórios com mais de 12 milhões de membros.
O presidente Ikeda empreendeu, passo a passo, uma luta abnegada para a concretização do kosen-rufu mundial pelo eterno futuro, honrando o juramento feito aos mestres Tsunesaburo Makiguchi e Josei Toda. Como resultado da decisão e dos esforços de Ikeda sensei, surgem discípulos genuínos com o mesmo espírito que o dele.
Neste significativo momento em que recebemos o 95o aniversário natalício de Ikeda sensei e o início do “Ano dos Jovens e do Triunfo”, vamos renovar nossa decisão de cumprir a missão como bodisatvas da terra, dando continuidade ao grandioso legado de paz do Mestre por meio de ações concretas em todos os campos de atuação pelo bem maior da humanidade.
Uma vida de grandiosas realizações
Da infância humilde à liderança mundial da Soka Gakkai, a trajetória de Ikeda sensei é a prova real do significado de revolução humana
2 jan. 1928 – Daisaku Ikeda nasce no bairro de Ota, Tóquio, Japão, numa família de cultivadores de algas marinhas.
18 nov. 1930 – Fundação da Soka Gakkai.
18 nov. 1944 – Primeiro presidente da Soka Gakkai, Tsunesaburo Makiguchi, falece na prisão.
24 maio 1945 – A casa de Daisaku Ikeda é destruída por um incêndio causado por ataque aéreo na Segunda Guerra Mundial. A família se muda para barracas temporárias.
30 maio 1947 – A família Ikeda recebe a informação de que o filho mais velho, Kiichi, convocado para a guerra, foi morto em combate na Birmânia (atual Mianmar).
14 ago. 1947 – Participa de uma reunião de palestra na qual se encontra pela primeira vez com seu futuro mestre, Josei Toda.
24 ago. 1947 – Converte-se ao Budismo Nichiren, tornando-se membro da Soka Gakkai.
Abr. 1948 – Ingressa no curso noturno de ciências políticas e econômicas da Taisei Gakuin (atual Universidade Fuji de Tóquio).
3 jan. 1949 – É contratado pela Nihon Shogakkan, empresa editorial de Josei Toda como editor de uma revista infantil chamada Aventura dos Meninos.
3 maio 1952 – Casa-se com Kaneko Shiraki e o casal se muda para Mita, bairro de Meguro, Tóquio.
2 jan. 1953 – Nomeado líder da Divisão dos Jovens.
28 abr. 1953 – Nasce seu primogênito, Hiromasa.
Reprodução/Foto-RN176 Daisaku Ikeda adolescente, no dia de hoje Dr. Daisaku Ikeda, fundador da Universidade Soka. Dr. Daisaku Ikeda. Ele é um filósofo, escritor, fotógrafo, poeta e líder budista da SGI atualmente o Mestre e Presidente da Soka Gakkai Internacional – SGI – Editora Brasil Seikyo – BSGI Fotos: Seikyo Press
13 dez. 1954 – Nomeado diretor de relações públicas da Soka Gakkai.
28 jan. 1955 – Nasce seu segundo filho, Shirohisa.
10 dez. 1956 – Seu pai, Nenokichi, falece aos 68 anos.
3 jul. 1957 – Preso injustamente em Osaka sob acusação de violação das leis eleitorais.
17 jul. 1957 – Libertado da prisão.
8 set. 1957 – É proferida a Declaração pela Abolição das Armas Nucleares pelo segundo presidente da Soka Gakkai, Josei Toda.
2 abr. 1958 – Falecimento do segundo presidente da Soka Gakkai, Josei Toda.
11 abr. 1958 – Nasce seu terceiro filho, Takahiro.
3 maio 1960 – Nomeado terceiro presidente da Soka Gakkai.
2 out. 1960 – Parte para sua primeira viagem ao exterior, visitando Canadá, Estados Unidos e Brasil.
19 out. 1960 – Chega ao Brasil para sua primeira visita ao país. No dia 20, funda o primeiro distrito fora do Japão.
27 jan. 1962 – Funda o Instituto de Filosofia Oriental (Japão).
18 out. 1963 – Cria a Associação de Concertos Min-On (Japão).
2 dez. 1964 – Começa a escrever o romance Revolução Humana em Okinawa (Japão).
Mar. 1966 – Visita as Américas do Norte e do Sul; segunda visita ao Brasil. Aquisição da primeira sede da América do Sul.
18 nov. 1967 – Funda o sistema de escolas Soka (Japão).
5 maio 1972 – Primeiro de dois encontros com o historiador britânico Arnold J. Toynbee em Londres. Do diálogo entre ambos, é publicado o livro Escolha a Vida.
3 maio 1973 – Inaugura Museu de Arte Fuji em Fujinomiya, prefeitura de Shizuoka (atualmente em Tóquio).
8 set. 1974 – Visita a ex-União Soviética (atual Rússia) pela primeira vez e dialoga com o primeiro-ministro Aleksey Kosygin.
30 maio 1974 – Visita a China pela primeira vez.
Reprodução/Foto-RN176 2 out. 1960 – Parte para sua primeira viagem ao exterior, visitando Canadá, Estados Unidos e Brasil. Dr. Daisaku Ikeda, fundador da Universidade Soka. Dr. Daisaku Ikeda. Ele é um filósofo, escritor, fotógrafo, poeta e líder budista da SGI atualmente o Mestre e Presidente da Soka Gakkai Internacional – SGI – Editora Brasil Seikyo – BSGI Fotos: Seikyo Press
5 dez. 1974 – Viaja para a China e se encontra com o primeiro-ministro Zhou Enlai.
26 jan. 1975 – Toma posse como presidente da Soka Gakkai Internacional (SGI), em conferência realizada na ilha de Guam, com a participação de representantes de 51 países.
6 set. 1976 – Falece sua mãe, Ichi, aos 80 anos.
22 maio 1978 – Submete sua Proposta com Dez Pontos para o Desarmamento Nuclear durante a primeira sessão da Assembleia da ONU sobre desarmamento.
24 abr. 1979 – Com a problemática com o clero, renuncia como terceiro presidente da Soka Gakkai.
Jul. 1981- Torna-se Poeta Laureado do Mundo pela Academia Mundial de Artes e Cultura.
25 jan. 1983 – Apresenta a primeira Proposta de Paz às Nações Unidas (ONU). A partir de então, foram 40 propostas enviadas anualmente até 2022.
8 ago. 1983 – Recebe a Medalha da Paz da ONU.
19 fev. 1984 – Terceira visita ao Brasil.
3 out. 1984 – Falece seu segundo filho, Shirohisa, aos 29 anos.
2 abr. 1985 – Funda o Colégio Feminino Soka (Japão).
3 fev. 1987 – Funda a Universidade Soka da América, campus de Calabasas, Califórnia (Estados Unidos).
24 fev. 1987 – Encontra-se com o químico, ativista pela paz e duas vezes ganhador do Prêmio Nobel Dr. Linus Pauling.
27 jul. 1990 – Dialoga com o presidente da ex-União Soviética, Mikhail Gorbachev (Rússia).
1o set. 1992 – Funda a Escola de Educação Infantil Soka de Hong Kong.
17 jan. 1993 – Inaugura a Escola Soka de Educação Infantil de Singapura.
30 jan. 1993 – Dialoga com a ativista dos direitos humanos norte-americana Rosa Parks, em Los Angeles (Estados Unidos).
9 fev. 1993 – Quarta visita ao Brasil. Encontro com Austregésilo de Athayde, presidente da Academia Brasileira de Letras (ABL). É nomeado sócio correspondente da ABL.
6 ago. 1993 – Começa a escrever o romance Nova Revolução Humana, em Nagano (Japão).
24 set. 1993 – Funda o Centro de Pesquisas para o Século 21 de Boston (Estados Unidos). Hoje, denominado Centro Ikeda para a Paz, a Aprendizagem e o Diálogo.
25 jun. 1994 – Cria o Instituto Soka — Centro de Pesquisas e Estudos Ambientais do Amazonas (Cepeam) (Brasil). Hoje, denominado Instituto Soka Amazônia.
1o dez. 1994 – Funda a Escola de Educação Infantil Soka da Malásia, em Kuala Lampur.
1o dez. 1995 – Estabelece a Fundação Makiguchi para a Educação, em Tóquio (Japão).
11 fev. 1996 – Funda o Instituto Toda para a Paz Global. Atualmente, Instituto Toda pela Paz (Japão).
Reprodução/Foto-RN176 9 fev. 1993 – Quarta visita ao Brasil. Encontro com Austregésilo de Athayde, presidente da Academia Brasileira de Letras (ABL). É nomeado sócio correspondente da ABL – Foto: Seikyo Press
3 maio 2001 – Funda a Universidade Soka da América, na Califórnia (Estados Unidos),
6 jun. 2001 – Institui a Escola Soka do Brasil (atual Colégio Soka), em São Paulo (Brasil),
24 mar. 2011 – 700o título de cidadão honorário — cidade de Santarém, Pará (Brasil).
18 nov. 2013 – Inaugurado o Auditório do Grande Juramento pelo Kosen-rufu (Japão).
2 dez. 2014 – 50 anos do romance Revolução Humana.
8 set. 2018 – Conclui os trinta volumes da Nova Revolução Humana.
18 nov. 2019 – Funda o Centro Mundial Seikyo da Soka Gakkai.
28 abr. 2022 – 400o título acadêmico — Universidade Nacional Chungbuk (Coreia do Sul).
No topo: Presidente da SGI, Dr. Daisaku Ikeda, empenha-se incansavelmente a incentivar cada pessoa. Na foto, em reunião de líderes da Soka Gakkai (Tóquio, nov. 2012)
Fontes:
Brasil Seikyo, ed. 2.400, 31 dez. 2018.
Idem, ed. 2.383, 12 ago. 2017.
Nota:
- RDez, ed. 67, jul. 2007, p. 4.
Fotos: Seikyo Press