Viver com o Gosho: volume 7

ROTANEWS176 E POR JORNAL BRASIL SEIKYO 16/12/2022 13:24                                                                        APRENDER COM A NOVA REVOLUÇÃO HUMANA                                                                                                    Por Dr. Daisaku Ikeda

Nesta continuação da série publicada no Seikyo Shimbun, trechos selecionados de escritos de Nichiren Daishonin e do romance.

 

Reprodução/Foto-RN176 Desenho de ilustração da matéria – Ilustrações: Kenichiro Uchida

Ainda que não sejam o venerável Mahakashyapa, deveriam estar todos bailando. Ainda que não sejam Shariputra, deveriam estar saltando e bailando. Quando o bodisatva Práticas Superiores emergiu da terra, não o fez bailando?

O Grande Mal e o Grande Bem 1

Um movimento cultural popular

No outono de 1962, foi fundado o Departamento Artístico. Seus integrantes viriam a ser os porta-estandartes de uma nova criatividade artística, demonstrando sua perspectiva e consciência da missão social por meio da arte. Shin’ichi Yamamoto esclareceu a relação entre o kosen-rufu e a cultura.

Essa frase descreve que tanto Mahakashyapa (Kasho, jap.) como Shariputra (Sharihotsu, jap.), os princi­pais discípulos do buda Shakyamuni, saltaram e bailaram de alegria por encontrar o supremo ensino da iluminação. Da mesma forma, na cerimônia do Sutra do Lótus, quando Shakyamuni fez emergir da terra um grande número de bodisatvas para transferir-lhes a propagação do budismo na era dos Últimos Dias da Lei, Práticas Superiores (Jogyo) surgiu dançando alegremente, como o líder desses bodisatvas.

A alegria com que se empenha para criar a felicidade no seio da humanidade por meio da propagação da verdade exposta no budismo transforma-se naturalmen­te numa dança, num bailado de elevado júbilo. É justamente quando a vida desperta dessa forma que a arte desabrocha com toda a sua exuberância.

* * *

Shin’ichi estava convicto de que o kosen-rufu, em sua amplitude, levaria ao florescimento de uma nova arte que por sua vez desenvolveria a terceira civilização para umidificar com magnificência o solo ressequido da humanidade. Com isso em mente, ele sugeria com frequência a realização de festivais musicais e culturais.

Reprodução/Foto-RN176 Desenho de ilustração da matéria (“Leme”, p. 234-235) – Ilustrações: Kenichiro Uchida

Assim como aconteceu naquela época, hoje, quem mais nos ajuda a avançar não são nossos aliados, e sim nossos inimigos poderosos.

As Ações do Devoto do Sutra do Lótus2

A luta em defesa da dignidade e dos direitos humanos

Na noite de 3 de março de 1963, refletindo sobre a natureza insidiosa do poder, Shin’ichi recordou-se das seguintes palavras repletas de paixão do presidente Josei Toda em meio ao Incidente de Osaka:

— Esta experiência é como um ensaio para a sua vida. Com toda a certeza, a natureza maligna do poder irá atacá-lo no futuro com todas as suas garras. (…) Os opressores tentarão persegui-lo com habilidade em suas estratégias. Não sabemos quando isso poderá ocorrer, mas será no momento em que a Soka Gakkai alcançar um amplo crescimento e exercer uma significativa influência na sociedade. Eles irão perseguir a Gakkai com os mais covardes ataques. Nessa hora, você será o alvo principal. Esteja prepa­rado para isso. (…) A verdadeira prática budista existe nas ações de lutar para eliminar a desgraça e a infelicidade do mundo, de defender os direitos humanos, de respeitar a dignidade da vida e de construir a paz social. A luta por esses ideais é acompanhada de obstáculos e perseguições. Se tiver medo, não será possível cumprir a missão de budista.

Por outro lado, é necessário combater as maldades para mudar o destino e atingir a felicidade absoluta. Por isso, eu tomei o leme da construção do bem-estar social e provoquei o surgimento dos três poderosos inimigos. Daishonin diz na escritura que “quem mais nos ajuda a avançar não são nossos aliados, e sim nossos inimigos poderosos”.3 Em outras palavras, são as maldades que tentam destruir o kosen-rufu que nos ajudam a sustentar a luta pela felicidade absoluta. Por isso, se uma pessoa lutar corajosamente contra as maldades, ela se tornará ainda mais forte e atuará como um leão.

Reprodução/Foto-RN176 Desenho de ilustração da matéria (“Flor da Cultura, p. 37 e 38) – Ilustrações: Kenichiro Uchida

(Traduzido da edição do jornal Seikyo Shimbun do dia 27 de abril de 2019.)

Notas:

  1. Coletânea dos Escritos de Nichiren Daishonin. São Paulo: Editora Brasil Seikyo, v. II, p. 387, 2019.
  2. Ibidem, p. 29, 2019.
  3. Ibidem.


Ilustrações:
 Kenichiro Uchida