ROTANEWS176 E POR OVNIHOJE 07/01/2023 10:10
Um cometa verde recém detectado está prestes a fazer um sobrevoo perto de nosso Pálido Ponto Azul – e poderá ser visível a olho nu.
Reprodução/Foto-RN176 Cometa C/2022 E3. Crédito: Michael Jäger
Ao emitirem suas previsões de observação do céu para janeiro de 2023, a NASA e o Laboratório de Propulsão a Jato da CalTech (JPL) declararam que entre 12 de janeiro e 2 de fevereiro, um cometa verde chamado C/2022 E3 (ZTF) primeiro se aproximará do Sol e depois retornará à Terra.
No Hemisfério Norte, continua o post do JPL, os observadores do céu poderão ver o cometa no céu da manhã no final de janeiro. Enquanto isso, observadores no Hemisfério Sul devem poder vê-lo no início de fevereiro.
O Space. com aponta a melhor data de visualização com ainda mais precisão: durante a lua nova em 21 de janeiro, quando o céu ficará extra-escuro sem a luz da Lua.
O JPL observa:
“Os cometas são notoriamente imprevisíveis, mas se este continuar com sua tendência atual de brilho, será fácil detectá-lo com binóculos e é possível que se torne visível a olho nu sob o céu escuro.”
Descoberto em março de 2022, este raro cometa verde foi avistado usando uma câmera de pesquisa de campo amplo na Zwicky Transient Facility da CalTech dentro da órbita de Júpiter. Desde então, ele se aproximou cada vez mais do Sol e, como a NASA observou em um post sobre o cometa, atingirá seu perigeu, ou ponto mais próximo de nós na Terra, em 1º de fevereiro.
Como observa o Space.com, os dados do JPL sugerem que a última vez que esse lindo “duende” verde chegou tão perto da Terra foi há cerca de 50.000 anos, o que significa que os últimos humanos a testemunharem isso provavelmente foram os neandertais da era do gelo.
Dependendo da poluição luminosa e do clima, pode ser difícil ver o C/2022 E3 (ZTF) enquanto ele se aproxima e se afasta da Terra – mas fique tranquilo, observadores do céu com lentes telefoto caras ou acesso a telescópios institucionais conseguirão obter incríveis fotos dele