ROTANEWS176 E POR JORNAL BRASIL SEIKYO 13/01/2023 12:30 INCENTIVO DO LÍDER Por Tatiane Priscila da Silva Yoshikawa
Reprodução/Foto-RN176 Desenho de ilustrativo da matéria – Ilustração: GETTY IMAGES
Caros amigos da amada BSGI, feliz “Ano dos Jovens e do Triunfo”! Que todos nós, sem exceção, conquistemos nossos objetivos e triunfemos junto com Ikeda sensei neste maravilhoso e decisivo ano!
“Faça o que tem que ser feito e triunfe dia após dia”, esse é o sentimento que sai da tela do cinema, após assistir ao filme The Woman King [A Mulher Rei, em português].
O longa-metragem, que tem como protagonista a renomada atriz Viola Davis, inspirou-me do início ao fim. A trama conta a história de um exército liderado por mulheres pretas, que protegeram o reino africano Daomé da escravidão e da guerra por quase duzentos anos.
Nocauteada, em cada cena, fiquei refletindo sobre o protagonismo, a força e as diversas estratégias impressionantes utilizadas pelas mulheres, para salvar seu povo, enquanto lutavam para ultrapassar os próprios sofrimentos e desafios pessoais.
Em uma das cenas, Nanisca, personagem protagonista interpretada por Viola, diz: “Há coisas pelas quais vale a pena lutar”. Sem mais spoiler, até porque o filme merece ser assistido e apreciado [risos], registrei em meu coração a célebre frase do escritor soviético Leonid Leonov (1899–1994), que vai ao encontro das reflexões que fiz sobre o longa-metragem e que foi citada pelo presidente da Soka Gakkai Internacional (SGI), Dr. Daisaku Ikeda, no romance Nova Revolução Humana, no qual ele afirma: “Toda vitória se inicia vencendo a si próprio”.1
Vencer a si próprio! Um único indivíduo determinado abre a estrada esperançosa para que todos possam trilhar. Acredito que essa era a disposição das mulheres no filme.
Os três presidentes da nossa organização, embasados no forte juramento de viver pela justiça, levantaram-se no passado para construir o ambiente proporcionado dentro da Soka Gakkai atualmente, onde todos, sem exceção, se tornam protagonistas e vencedores da própria história.
Entramos em 2023, denominado “Ano dos Jovens e do Triunfo”. Com ele, novos objetivos e metas são lançados em nossa vida pessoal. E, dentro do mundo Soka, temos a oportunidade, seja participando das atividades, seja dialogando com nossos amigos, de evidenciar nosso potencial rumo a conquistas inimagináveis.
Então, ficam as seguintes reflexões para este novo ano: “Qual estratégia usar para vencer neste período e realizar meus objetivos?”; “Quais estratégias utilizar para desenvolver em minha localidade um ambiente de crescimento de todos?”.
Ainda no romance Nova Revolução Humana, Ikeda sensei ressalta:
O budismo ensina como construir o eu mais forte e mais elevado que pode existir, para triunfar até mesmo sobre a mão mais implacável do destino. Denominamos essa condição existencial suprema de estado de buda, e o processo de transformar a nós mesmos, revolução humana. O budismo considera a vida eterna e expõe que o acúmulo de pensamentos e ações do passado é que criam nosso carma ou destino atual. Portanto, podemos mudar nosso destino futuro dependendo da forma como vivemos agora. No budismo, tudo se resume aos nossos atos sempre.2
Manifestar o forte juramento dia após dia e determinar a vitória hoje são, a meu ver, a fórmula para vitória neste ano. Colocando nossa vida na órbita da vida do presidente Ikeda e, por meio da sincera e resoluta recitação do Nam-myoho-renge-kyo, não há objetivos que não possam ser alcançados. A pergunta é: “Com qual disposição se levantar todos os dias ao longo deste importante ano?”.
Acredito ter encontrado a resposta para essa pergunta nas palavras do presidente Ikeda, quando ele diz:
Quanto mais nos esforçamos sem sermos derrotados pelas adversidades e pelos sofrimentos, mais nossa mente é treinada. Com o fortalecimento cada vez mais profundo da nossa mente, cultivamos uma força interior para vencer quaisquer tipos de provações. Assim, podemos nos tornar pessoas de elevada condição de vida capazes de incentivar as outras, compreendendo o sofrimento e a tristeza delas e manifestando o sentimento de empatia.3
Ele continua:
O modo de viver sem desmoronar diante das adversidades, avançando e lutando resolutamente, torna-se a comprovação da grandiosa força do budismo. Quando se vive pelo kosen-rufu, o destino se transforma em honrosa missão, e as adversidades se tornam o tesouro do coração.4
Missão, nós temos uma!
Vamos juntos viver, dia após dia, triunfando em 2023!
Um mega-abraço!
Tatiane Priscila da Silva Yoshikawa
Vice-coordenadora da Divisão Feminina de Jovens da BSGI
Notas:
- IKEDA, Daisaku. Nova Revolução Humana. São Paulo: Editora Brasil Seikyo, v. 20, p. 173, 2019.
- Ibidem.
- IKEDA, Daisaku. Nova Revolução Humana. São Paulo: Editora Brasil Seikyo, v. 30, p. 212.
- Ibidem.
Ilustração: GETTY IMAGES