ROTANEWS176 E POR JORNAL BRASIL SEIKYO 27/01/2023 08:09 ESPECIAL DA REDAÇÃO
A histórica Campanha de Kamata e o aprendizado para os dias atuais
Reprodução/Foto-RN176 Desenho ilustrativo da matéria Ilustração: Kenichiro Uchida
A coragem se transmite de uma pessoa para a outra. A comprovação real da prática da fé budista gera convicção, e a felicidade não cabe num só coração. Eis uma tradução livre da palavra shakubuku, ou seja, levar força e coragem às pessoas, mostrando o caminho da revolução humana. Talvez seja assim que você tenha ouvido pela primeira vez sobre Nichiren Daishonin e seus ensinamentos, os quais atravessam séculos e se constituem no modo de vida baseado na sabedoria, na esperança e na fé séria e comprometida. Esse é o budismo praticado na Soka Gakkai. Tudo tem um profundo significado e, nesta edição, que se avizinha a fevereiro, preparamos um estímulo para fazer do próximo mês um marco no desenvolvimento dos núcleos de base e de seus integrantes. Estamos falando da Campanha de Kamata, ocorrida em fevereiro de 1952, tendo o presidente Ikeda na vanguarda de um movimento que se propôs a mudar a realidade local. Kamata era o nome de um distrito da Soka Gakkai, no Japão, organização até então sem bons resultados.
Quais foram as estratégias utilizadas? Veja no quadro abaixo alguns trechos de incentivos de Ikeda sensei, na época com 24 anos, que retratam bem a Campanha de Kamata. Guiado por seu mestre, segundo presidente da Soka Gakkai, Josei Toda, ele fez acontecer.
E agora, nós?
Um movimento grandioso como esse, mesmo decorridas sete décadas, poderia passar em branco? Aquela centelha empolgou o Japão. Além disso, o método que o nosso mestre elucida vem sendo repetido milhões de vezes e confirma a fortaleza da Soka Gakkai Internacional (SGI), à qual pertencemos, com mais de 12 milhões de integrantes em 192 países e territórios.
Brasil, 2023. Ainda vivenciando os resquícios da pandemia da Covid-19 e os desafios de incerteza social, cria-se uma oportunidade de dar vida ao direcionamento do presidente da BSGI, Miguel Shiratori, exposto em sua Mensagem de Ano-Novo. Ele reforça: “Vamos vencer em todos os aspectos da nossa vida e, assim, irradiar a luz de felicidade e da esperança àqueles ao nosso redor”.1
Que possamos experimentar os resultados da prática da fé produzindo benefícios em nossa vida e na sociedade! Reescreva a sua história e de todos ao redor. Fevereiro está aí, o precioso convite à felicidade também.
Nota: 1. Brasil Seikyo, ed. 2.625, 31 dez. 2022, p. 3.
- DAISAKU IKEDA
Oração em primeiro lugar
Orei com a máxima seriedade para manifestar a sabedoria para descobrir a melhor maneira de todos atuarem com disposição, extravasando o máximo potencial de cada um.
Eu era o mais jovem entre os líderes do Distrito Kamata. E não teria a atenção de ninguém se, de forma arrogante, tentasse reunir a todos com intenção de orientá-los. Minha alternativa era me mover até as pessoas, encontrar-me e andar junto com elas, enfrentando os ventos gelados. Determinei me desafiar com total sinceridade, e fazer de cada reunião de palestra, de cada visita para orientação individual e de cada carta de incentivos meus principais campos de batalha.
De um a um
O kosen-rufu [movimento pela paz] se inicia pela revolução humana de uma única pessoa decidida. Isso faz a outra pessoa se levantar e esta, por sua vez, também faz uma terceira decidir e se levantar. Coragem chama coragem.
A inviolável regra da expansão é criar uma corrente de decisões firmadas por uma pessoa, frente a frente com outra. Por essa razão, a condição necessária para um grande desenvolvimento do kosen-rufu é criar pessoas movidas pelo juramento.
“Eu agi e andei junto com todos”
Mesmo aqueles que até o momento não haviam falado sobre a prática do Budismo Nichiren na vizinhança ou recuavam alegando não ser capazes de conversar por ser novos na prática da fé se lançavam corajosamente a realizar o shakubuku.
O desejo de dialogar com o amigo próximo ou com um conhecido criou um redemoinho de alegria para plantar a semente a “quem deseja ouvir a Lei” em todo o distrito e ninguém pôde precisar para quantas centenas de pessoas foi plantada essa semente. No final daquele mês de fevereiro, foi alcançado o inédito resultado de propagação para 201 novas famílias no Distrito Kamata.
Cada pessoa conseguiu derrubar a própria “parede”. Ondas de vitória foram criadas por novas pessoas que manifestaram renovada energia num ambiente de união harmoniosa.
No topo: Ilustração mostra presidente Ikeda em sua atuação no Distrito Kamata em fevereiro de 1952
Fonte: Brasil Seikyo, ed. 2.124, 24 mar. 2012, p. B1.
Ilustração: Kenichiro Uchida