Educação Soka que desenvolve pessoas sábias

ROTANEWS176 E POR JORNAL BRASIL SEIKYO 11/02/2023 07:55                                                                        ENCONTRO COM O MESTRE         

Ensaio da série “Irradie a Luz da Revolução Humana”.

 

Reprodução/Foto-RN176 “Qual é o propósito em polir o intelecto?”. Ikeda sensei canta o hino do Colégio Soka junto com os estudantes durante cerimônia de formatura (Japão, mar. 2004). Dr.Daisaku Ikeda. Ele é um filósofo, escritor, fotógrafo, poeta e líder budista da SGI atualmente o Mestre e Presidente da Soka Gakkai Internacional – SGI – Fotos: Seikyo Press / BS

“Qual é o propósito em polir o intelecto?”. Ikeda sensei canta o hino do Colégio Soka junto com os estudantes durante cerimônia de formatura (Japão, mar. 2004)

Criando a rede de solidariedade da sabedoria dos cidadãos globais a partir de sua comunidade local

A vida possui a capacidade educacional natural chamada “nutrição da vida” que a gera, alimenta-a, desenvolve-a e a faz triunfar. O buda Nichiren Daishonin observava esse poder benevolente que pulsa em todos os fenômenos do universo de forma profunda e calorosa.

No escrito A Declaração Unânime dos Budas das Três Existências a Respeito da Classificação dos Ensinamentos e de Quais destes De­vem Ser Abandonados e Quais De­vem Ser Mantidos, Daishonin afirma:

Quando o outono chegar com seu brilho do luar, as plantas e árvores produzirão frutos para nutrir todos os seres sensíveis, sustentando e prolongando sua vida por longo tempo, e fazendo com que no final eles possam manifestar a virtude do estado de buda.1

Uma vez que isso acontece até com os seres insensíveis, como plantas e árvores, o Buda conclama os seres humanos a manifestar a natureza de buda tanto de si como de outras pessoas, valorizando o relacionamento de “bons amigos”.

Folhas douradas de Ginkgo biloba

No fim de outono, as árvores de Ginkgo biloba em um jardim externo próximo à sede central em Shinanomachi, Tóquio, exibem um belo colorido, e suas folhas resplandecem em cor dourada. Oca­sionalmente, registrei essa paisagem dourada com a câmera fotográfica e ofereci as fotos aos meus amigos.

Ao retornar de sua viagem ao Japão, o médico alemão Engelbert Kaempfer introduziu o Ginkgo biloba, tornando-o conhecido na Europa. Goethe, poeta das canções de louvor à vida, também plantou ginkgo em seu jardim e compôs: “As folhas de ginkgo, vindas do distante Oriente para o meu jardim, parecem ter um profundo significado de alegrar o coração das pessoas sábias”.

Na primavera, os brotos nascem de forma vívida; no verão, crescem as vibrantes folhas verdes; e, no outono, com deslumbrante brilho dourado; frutos são produzidos, levando a vida para a próxima geração. E, à medida que o inverno se aprofunda, as folhas se desprendem enquanto os próprios galhos retêm os nutrientes. Na primavera seguinte, novos brotos renascem, mais uma vez, de forma resplandecente.

Para Goethe, que nunca parou de buscar a eternidade da vida, esse drama das quatro estações deve ter se tornado o brilho a iluminar o coração de uma pessoa de sabedoria.

Quem seria a verdadeira pessoa de sabedoria? É alguém que busca sinceramente a lei universal da vida que permeia o universo.

Qualquer um que acredita na Lei Mística, a qual elucida a verdade da vida, e se empenha na prática e no estudo se torna a pessoa de maior sabedoria do mundo.

Gostaria que todas as pessoas que se desafiaram no recente Exame de Admissão do Estudo do Budismo [realizado no Japão] tenham esse forte orgulho.

Há a seguinte passagem dos escritos de Nichiren Daishonin, es­tudada também para o Exame de Admissão:

Há algo definitivamente extraordinário (…) na maneira como o verão, o outono, o inverno e a primavera sucedem um ao outro. Algo inusitado também ocorre quando uma pessoa comum atinge o estado de buda. Nesse momento, os três obstáculos e as quatro maldades aparecem infalivelmente; e quando isso ocorre, o sábio se alegra, ao passo que o tolo recua.2

Os momentos de provação são justamente a oportunidade perfeita para realizar a revolução humana. Dialogando de forma radiante com os velhos e novos amigos, caminhemos alegre e corajosamente pela “alameda das pessoas de sabedoria”.

Vidas jovens, sejam felizes!

A Soka Gakkai [Sociedade de Criação de Valor] nasceu em 18 de novembro de 1930 como Soka Kyoiku Gakkai [Sociedade Educacional de Criação de Valor]. Pode-se dizer que o fato de ter começado com a educação é nossa eterna honra.

“Para que todas as crianças possam trilhar uma vida feliz” — esse desejo e crença dos mestres Tsunesaburo Makiguchi e Josei Toda estão condensados na educa­ção Soka. No meio das turbulências da Grande Depressão, eles lançaram luz sobre as crianças que mais sofriam, fazendo da felicidade delas o ponto primordial e a máxima prioridade.

Nos tempos de turbulência, é natural se esforçar para adquirir constantemente novos conhecimentos. Porém, cultivar a sabedoria e a energia vital para superar qualquer dificuldade se torna um requisito cada vez mais importante para a felicidade. Aqui se encontra, também, o foco da educa­ção Soka.

“Uma das maiores ilusões das pessoas da atualidade é o fato de elas confundirem conhecimento com sabedoria.” Essa era a sábia visão de Toda sensei. Para qual finalidade e em prol de quem usar os conhecimentos e as informações? Como utilizá-los para criar valor?

No mundo de hoje, as contribuições da legião de “valores humanos” Soka, que herdam os desejos acalentados por ambos os mestres, estão se expandindo ainda mais de forma multifacetada, não somente na educação, mas também nas atividades de assistência e bem-estar nas comunidades locais.

Vamos encorajar e proteger, estendendo-lhes a mão, as pes­soas que estão sofrendo, oprimidas, ou não conseguem encontrar um lugar na sociedade. Sem se limitar somente à própria felicidade, é contribuir para que outras pes­soas sejam felizes consigo. Aqueles que aprimoram a sabedoria para edificar esse tipo de “sociedade de coexistência” e de “paz global” são os “verdadeiros doutores da felicidade”.

O filósofo e pedagogo america­no John Dewey também enfatizou o “desenvolvimento da sabedoria”, em vez da “educação que superestima o conhecimento”. Além disso, ele chamou a atenção para a importância de algo de natureza religiosa, pois este direciona as pessoas para um propósito positivo, atuando para conectar o ideal à realidade. Muitas vezes, ele “direciona as ações, aquece as emoções, e acrescenta luz ao intelecto”, e, ainda, faz criar e desabrochar o valor intrínseco às buscas pelo conhecimento e afins.

Em minha segunda palestra rea­lizada na Universidade Harvard, também mencionei esse ponto.

Uma boa religião e uma boa educação existem para tornar o ser humano “ainda mais forte, melhor e mais sábio”. É por isso que nós buscamos a “religião em prol do ser humano” e não o “ser humano em prol da religião”, e a “sociedade em prol da educação” e não a “educação em prol da sociedade”.

Brilhar como “azul mais azul que o índigo”

Defini o dia 18 de novembro de 1967 como data de fundação do Colégio Soka [do Japão]. Desde essa ocasião, passaram-se 55 anos.

Era outono do ano em que comecei a realizar, de fato, os diá­logos com intelectuais do mundo, conversando com o conde Coudenhove-Kalergi, pai da União Europeia. Lembro-me com saudade da realização de sua palestra comemorativa em nosso colégio, três anos depois.

A inauguração do Colégio Soka de Kansai, que, neste ano, completa 50 anos, também ocorreu na época em que realizava o diálogo com o grande historiador britânico Dr. Arnold J. Toynbee sobre as perspectivas para o século 21.

“Abrirei o caminho. Vocês, estudem quanto quiserem! Estudem plenamente! Confio-lhes o futuro do mundo e a paz global!” Em meu coração, durante os diálogos, enxergava a fisionomia dos alunos do Colégio Soka a quem confiaria o futuro do movimento em prol da paz, cultura e educação da Soka Gakkai.

Hoje, as escolas Soka se espalharam pelo mundo, incluindo os colégios em Tóquio e em Kansai, a escola de educação infantil em Sapporo, a Universidade Soka e a Faculdade Feminina Soka, e a Universidade Soka da América. Há escolas de educação infantil em Hong Kong, em Singapura, na Malásia, e na Coreia do Sul, além do Colégio Soka do Brasil.

Além disso, a escola coirmã, a Universidade Feminina Soka Ikeda na Índia, também vem forman­do uma grande variedade de “valores humanos”.

E, finalmente, no próximo ano [2023], está prevista a inauguração da Escola Internacional Soka na Malásia, integrando os ensinos fundamental e médio.

Quanta alegria devem estar manifestando Makiguchi sensei e Toda sensei que desejaram a felicidade das crianças de todo o mundo!

Makiguchi sensei fazia do avanço do “azul mais azul que o índigo” a característica peculiar da educação Soka. Nesse sentido, o Colégio Soka estabeleceu o dia 18 de novembro, data da publicação do Soka Kyoikugaku Taikei [Sistema Pedagógico de Criação de Valor], como Dia da Sabedoria. O fato de os alunos do colégio fazerem dessa data o marco do desenvolvimento do “mais azul que o índigo” é realmente promissor. Neste ano [2022] também, os colégios Soka de Tóquio e de Kansai, bem como a escola infantil de Sapporo, realizaram alegremente uma atividade comemorativa.

O verdadeiro valor da educação Soka continuará a brilhar eternamente enquanto houver o espírito invencível de continuar se desafiando e o constante questionamento sobre “qual o propósito de aprimorar a sabedoria”.

Em meio à vida diária

São os educadores da Coordenadoria Educacional que incorporam esse espírito da educação Soka no campo de sua missão. Neste outono [japonês de 2022], foram realizadas as tradicionais reuniões de relatos de práticas educacionais em diversas localidades. Na reunião nacional promovida em Okayama, tivemos muitos elogios dos convidados às práticas educacionais dedicadas à felicidade das crianças. Manifesto-lhes minha profunda gratidão.

Reprodução/Foto-RN176 Na foto tirada por Ikeda sensei, folhas douradas de Ginkgo biloba parecem balançar alegremente (Tóquio, nov. 2022). Dr. Daisaku Ikeda. Ele é um filósofo, escritor, fotógrafo, poeta e líder budista da SGI atualmente o Mestre e Presidente da Soka Gakkai Internacional – SGI – Fotos: Seikyo Press / BS

Em suas comunidades locais, os professores vêm realizando diá­logos sobre educação familiar. Junto com os responsáveis pela Divisão dos Estudantes, eles estão propagando tranquilidade e simpatia à geração que está criando seus filhos, compartilhando a sabedoria comum para o desenvolvimento conjunto de pais e filhos. Gostaria de louvá-los pelos discretos, porém extraordinários, esforços visando à contribuição para a melhoria da capacidade educacional da sociedade e da comunidade local.

No primeiro Simpósio da Educa­ção pela Cidadania Global, realizado no mês passado na Universidade Soka, o Dr. Jim Garrison, importante pesquisador Dewey, expressou: “O desenvolvimento da cidadania global deve ocorrer em meio à vida diária. Podemos criar bons hábitos de cidadania global aprendendo a ser bons cidadãos em nosso lar e em nossa comunidade local”.

Na rede de solidariedade Soka, na qual o indivíduo se lança à sociedade e à comunidade local em meio à vida diária com a convicção de ser um bom cidadão, transborda a força da educação para a cidadania global que a época exige. Jamais se esqueça da convicção e do orgulho nesse ponto.

A prática do bodisatva Mérito Universal

No próximo mês [dezembro de 2022], os jovens cidadãos globais das Divisões dos Universitários e das Universitárias promoverão o Encontro Nacional. Eu também estou observando e orando pelo seu grandioso sucesso.

As palavras finais ditas por Shakyamuni ao bodisatva Mérito Universal, no último capítulo do Sutra do Lótus, foram: “Se vir alguém que aceita e mantém este sutra, deve se levantar e cumprimentá-lo de longe, com o mesmo respeito que demonstraria ao Buda”.3

No Registro dos Ensinamentos Transmitidos Oralmente, Nichiren Daishonin afirma claramente que essa passagem do sutra é “o ponto principal que [Shakyamuni] desejava nos transmitir”.4 A manifestação da sabedoria verdadeiramente inteligente encontra-se no ato de incorporar o espírito do Sutra do Lótus de respeito ao ser humano e à dignidade da vida, confrontando a arrogância que menospreza as pessoas comuns, e protegendo rigorosamente os praticantes da Lei Mística.

Reprodução/Foto-RN176 Dr. Jim Garrison, presidente da tradicional Sociedade John Dewey, ao centro, concede a Ikeda sensei título de membro honorário vitalício (Centro de Treinamento de Nagano, Japão, ago. 2008). Dr.Daisaku Ikeda. Ele é um filósofo, escritor, fotógrafo, poeta e líder budista da SGI atualmente o Mestre e Presidente da Soka Gakkai Internacional – SGI – Fotos: Seikyo Press / BS

Dr. Jim Garrison, presidente da tradicional Sociedade John Dewey, ao centro, concede a Ikeda sensei título de membro honorário vitalício (Centro de Treinamento de Nagano, Japão, ago. 2008)

Em meio à grande perseguição do exílio em Sado, Nichiren Daishonin afirmou com toda a calma: “Desde o início, minha vida tem sido baseada na firme convicção. Não tenho a intenção de reverter esse curso agora nem tenho rancor [das pessoas que me perseguiram]. As pessoas más também são todas funções de ‘bons amigos’ para mim”.5

Exatamente de acordo com essa passagem dos escritos, nós transformamos a ingratidão desumana do clero herético em força para o voo como religião mundial, e continuamos oferecendo aos cidadãos globais a grande luz do Budismo do Sol em prol das pessoas.

Os jovens Soka, que são os bodisatvas Mérito Universal, devem herdar solenemente dos nobres pais e mães esse forte espírito de “independência espiritual”.

O sonho das três gerações de mestre e discípulo

A educação Soka existe para tornar realidade o grande ideal de extrair e realizar plenamente o “poder de criar o valor da felicidade” inerente a todas as vidas.

É infindável a minha profunda gratidão aos companheiros de unici­dade que avançam juntos para concretizar o sonho das três gerações Soka de mestre e discípulo, considerando-o como o “próprio sonho” e o “próprio juramento”.

A educação é a fonte da sabedoria para tornar feliz o ser humano.

A educação é a praça da criação para fazer prosperar a sociedade.

A educação é o grande oceano da coexistência a conectar o mundo à paz.

Por isso mesmo, ampliemos ilimitadamente a grandiosa força da educação Soka! Esse é o juramento a ser dedicado aos mestres predecessor e sucessor neste “mês de fundação” da Soka Gakkai.

 No topo: “Qual é o propósito em polir o intelecto?”. Ikeda sensei canta o hino do Colégio Soka junto com os estudantes durante cerimônia de formatura (Japão, mar. 2004)

Publicado no Seikyo Shimbun de 28 de novembro de 2022.

Notas:

  1. The Writings of Nichiren Daishonin [Os Escritos de Nichiren Daishonin]. Tóquio: Soka Gakkai, v. II, p. 861.
  2. Coletânea dos Escritos de Nichiren Dai­shonin. São Paulo: Editora Brasil Seikyo, v. I, p. 666, 2014.
  3. The Lotus Sutra and Its Opening and Closing Sutras[O Sutra do Lótus e seus Sutras de Abertura e Conclusão]. Tradução: Burton Watson. Tóquio: Soka Gakkai, 2009, p. 365.
  4. The Record of the Orally Transmitted Teachings[Registro dos Ensinamentos Transmitidos Oralmente]. Tradução: Burton Watson. Tóquio: Soka Gakkai, 2004, p. 192.
  5. The Writings of Nichiren Daishonin [Os Escritos de Nichiren Daishonin]. Tóquio: Soka Gakkai, v. II, p. 432).

Fotos: Seikyo Press