ROTANEWS176 E POR TERRA 13/02/2023 16h52
Secretário de Segurança Pública disse ainda que, “até que se prove o contrário, a ação ocorreu dentro da lei.”
Reprodução/Foto-RN176 PMs da ROTA mataram assaltante na zona sul de São Paulo Foto: Reprodução/Redes sociais
O secretário de Segurança Pública de São Paulo, Guilherme Derrite, defendeu os policiais da Rota que mataram um assaltante na última sexta-feira, 10. Vídeos da ação, que ocorreu na zona sul da capital paulista, foram compartilhados nas redes sociais e tiveram repercussão negativa entre os internautas.
O posicionamento, dado nesta segunda-feira, 13, é uma resposta à Ouvidoria da Polícia, que pediu o afastamento dos policiais envolvidos na ocorrência.
Na declaração, Derrite afirmou que “ninguém será afastado” e que, “até que se prove o contrário, a ação ocorreu dentro da lei”. Veja abaixo:
Morte de assaltante
Nas imagens, gravadas pelo passageiro de um veículo que trafegava na mesma via da polícia e dos suspeitos, é possível ver o momento em que a equipe desce de uma viatura já atirando contra um assaltante, que rendia um casal em uma moto parada no semáforo. Luiz Fernando Alves de Jesus, 20, morreu após ser alvejado.
Além dele, uma mulher de 31 anos que passava pelo local também se feriu, ao ser atingida por estilhaços. Um adolescente foi apreendido sem ferimentos com o celular de uma das vítimas do roubo.
Os policiais disseram, no registro da ocorrência, ter atirado porque o suspeito teria apontado a arma na direção deles. Mas as imagens mostram o assaltante baleado correndo para fugir. Ainda, é possível ver um dos policiais militares atirando no suspeito já caído na calçada, a cerca de 20 metros do local do assalto.
https://youtu.be/SMbpv3E6rwM