ROTANEWS176 E POR JORNAL BRASIL SEIKYO 10/03/2023 14:14 CADERNO ESPECIAL DA REDAÇÃO DO JBS
Brasil Seikyo publica matérias especiais sobre os recentes acontecimentos causados pelas fortes chuvas no litoral norte do estado de São Paulo e mostra como os membros da BSGI na região estão desafiando as circunstâncias para prestar apoio às pessoas atingidas e para se incentivar mutuamente.
Reprodução/Foto-RN176 Encontro dos Blocos Camburi e Boiçucanga, em São Sebastião
As duas palavras que formam o título desta matéria carregam um pouco do sentimento que tomou conta do coração dos membros da BSGI da Região Metropolitana Litoral Norte, CLP, e, mais especificamente, do Distrito Cidade de São Sebastião, nas últimas semanas. É com coragem e esperança que os integrantes dessas organizações do estado de São Paulo estão reagindo diante dos efeitos das duras chuvas que castigaram a região recentemente e que foram alvo da atenção do país e do mundo devido ao grande número de vítimas.
As consequências das chuvas
Na madrugada do dia 19 de fevereiro, um temporal histórico causou deslizamentos de terra com mortes e destruição no local. Segundo números da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros, até o fechamento desta edição, registraram-se 65 mortes, a maioria na cidade de São Sebastião, além de mais de 2 mil desalojados e 1,8 mil desabrigado. Entre as consequências do fenômeno, houve alagamentos, quedas de árvores, interdição de estradas e vias públicas, interrupção de fornecimento de água, energia elétrica, sinal de telefonia e internet.
A área mais atingida e onde foi registrado o maior número de vítimas localiza-se na Barra do Sahy, na costa sul de São Sebastião. Em Ubatuba, houve uma morte e, em Caraguatatuba, Guarujá e Bertioga, moradores também perderam sua casa.
Reprodução/Foto-RN176 Visita a família atingida pelas enchentes
Foram as maiores precipitações ocorridas em 24 horas na história do Brasil, segundo dados do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) e do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Por meio de nota oficial, a BSGI manifestou solidariedade às vítimas e, em especial, prestou seus sentimentos de pesar pelas vidas perdidas. Diante da situação, ofereceu doações aos órgãos oficiais de São Sebastião em apoio às pessoas atingidas.
União solidária
Nos primeiros momentos após a tempestade, líderes e membros em geral da BSGI na região procuraram verificar como estavam as famílias afetadas, prestando solidariedade por meio de reconfortantes visitas e auxiliando de diversas maneiras, apesar das dificuldades, como bloqueio de ruas e interrupção de serviços públicos. Houve perdas materiais para integrantes da BSGI, mas felizmente não houve mortos ou feridos entre eles.
O presidente da BSGI, Miguel Shiratori, dedicou uma mensagem de incentivo às famílias e participou de encontro recente promovido pelo Distrito Cidade de São Sebastião, envidando esforços junto com os demais responsáveis pela organização para apoiar a todos.
Reprodução/Foto-RN176 Entrega de mantimentos por barco
Enfrentando as desafiadoras condições impostas pelo episódio, os componentes da RM Litoral Norte uniram-se para contribuir com os esforços de auxílio, incentivando-se mutuamente e pondo em prática o humanismo e a solidariedade que caracterizam a Soka Gakkai. Buscando compreensão e encorajamento na profunda filosofia budista e nas orientações do presidente da Soka Gakkai Internacional (SGI), Dr. Daisaku Ikeda, não deixaram que o fluxo das atividades e das visitas cessasse e estão se empenhando, um dia de cada vez, para transformar as circunstâncias.
No topo: encontro dos Blocos Camburi e Boiçucanga, em São Sebastião
Saiba mais
Às pessoas que desejarem fazer contribuições particulares às vítimas das chuvas no Litoral Norte, o governo do estado de São Paulo informa que o Fundo Social de São Paulo está recebendo doações. Saiba mais em:
https://www.fundosocial.sp.gov.br
https://www.saopaulo.sp.gov.br
Fonte: Disponível em: https://g1.globo.com/sp/vale-do-paraiba-regiao/noticia/2023/02/26/temporal-devastador-no-litoral-norte-de-sp-completa-uma-semana-veja-resumo-da-tragedia.ghtml . Acesso em: 7 mar. 2023.
Fotos: Colaboração local / GETTY IMAGES