A esperança chegando para todos

ROTANEWS176 E POR JORNAL BRASIL SEIKYO 10/03/2023 14:50                                                                  NOTÍCIA DA REDAÇÃO DO JBS   

Unidos, diversos e criativos, representantes da Juventude Soka revelam o segredo da “resenha” do momento.

 

Reprodução/Foto-RN176 Foto de para ilustração da matéria – Foto: Colaboração local

Não há tempo nem espaço para ficar de braços cruzados diante da valiosa oportunidade de espalhar humanismo que os jovens da BSGI estão agarrando com total disposição. Março é o mês deles. É com o objetivo de conectar corações, de membros e simpatizantes, e unindo a geração veterana, que a Juventude Soka revela sua força criativa no movimento humanístico que está empreendendo atualmente. Abaixo, alguns bastidores pelo Brasil, com representantes de organizações de base que fazem acontecer!
Maranhão num só coração

O título rimou e é de lá que recebemos imagens que falam por mil palavras. A vibrante reunião de palestra do Distrito Rosário, com seus integrantes unidos de forma híbrida no dia 26 de fevereiro último. Foi a partida do movimento dos cinquenta jovens por distrito, no estilo “RP Raiz”, como fortalece a líder de Sub. local, Joseane Oliveira, “Recheada de estimulante programação, carinho e todos os níveis de liderança apoiando a base!”. O resultado não podia ser outro: presentes estavam 43 participantes e outros seis on-line, tendo nos bastidores a luta de todos quanto ao incentivo e ao translado de alguns membros. Uma festa da perfeita união.

Reprodução/Foto-RN176 Descontração no “luau” programado pela RM Esperança, em São Paulo – Foto: Colaboração local

Destacam-se ainda treze convidados presentes, pessoas em busca de novos conhecimentos sobre a prática da fé. “Nós nos envolvemos em visitas e convidamos pessoas da sociedade para conhecer esta maravilhosa filosofia, principalmente os jovens, que serão nossos companheiros de caminhada nas estradas do futuro. Estamos engajados no movimento jovem com muita disposição, oração e coragem”, afirma Layna Karoline, responsável pela Divisão Feminina de Jovens da Comunidade Rio Itapecuru. Ela, que fez parte da programação do dia, representa em sua decisão os cerca de catorze jovens participantes, orgulhosos e determinados a vencer.
Em Brasília e no Rio de Janeiro, apoio ombro a ombro

Em dois fins de semana consecutivos, a liderança da Juventude Soka da BSGI criou uma força para a frente, deslocando-se para encontrar e abraçar integrantes da capital federal e do Rio de Janeiro.

Nem bem acabou o Carnaval, no fim de semana dos dias 24, 25 e 26 de fevereiro, viajaram para Brasília, no Distrito Federal: Camila Akama, coordenadora da DE; Livia Endo, coordenadora da DFJ; e Monique Tiezzi, coordenadora da DJ. Foram 23 visitas com a Juventude Soka das seis RM que compõem a Sub. Brasília, além da participação em emocionantes reuniões de palestra. Este foi o start do movimento da Juventude Soka de conectar cinquenta jovens por distrito no mês de março em comemoração dos 65 anos do Dia do Kosen-rufu.

Reprodução/Foto-RN176 A “resenha” de março realizada pela RM Vila Maria, em São Paulo – Foto: Colaboração local

Monique participou de uma emocionante reunião de palestra híbrida no Distrito Planaltina, a cerca de setenta quilômetros da capital. Na televisão, apareciam os membros de localidades ainda mais distantes, como Formosa, a quarenta quilômetros de Planaltina, conectados pela internet e atentos ao diálogo promovido entre todos.

No fim de semana de 3, 4 e 5 de março, foi a vez do Rio de Janeiro receber as lideranças da Juventude Soka, desta vez seguindo também o coordenador da DMJ, Edjan Santos. Um encontro geral sacudiu de alegria o Centro Cultural do Rio de Janeiro. Ânimo que se projetou nos encontros individuais e de pequenos grupos, embalados pelo caloroso despertar da missão de florescer de humanismo a sociedade carioca.

Paraíba de vibrantes cenários

No Nordeste brasileiro, o movimento jovem destacado na Região Estadual Paraíba centra forças no diálogo de pessoa a pessoa, contagiando membros e convidados. A atividade realizada no fim de semana de 24, 25 e 26 de fevereiro começou com a noite da pizza na sexta e acabou só no domingo de sol. Alguns participantes enviaram suas manifestações das visitas promovidas, sem se esquecerem de que teve de tudo: visita on-line, em residências e fora delas. A convidada Karol Silva diz: “Pude estreitar laços pessoais com os membros e me reabastecer de determinação para a prática do Budismo Nichiren”. Ao final, selou o momento com uma selfie.

Reprodução/Foto-RN176 Aspecto da reunião de palestra do Distrito Rosário, no Maranhão – Foto: Colaboração local

A líder de comunidade da DFJ, Karina Farias, saiu da visita virtual “Superincentivada, com desejo de vencer cada obstáculo que surge e me empenhar ainda mais na prática”. O encontro rendeu convite para participar da próxima Academia Índigo. Outra representante (também muito feliz e determinada), a jovem Marina Ramalho, recebeu encorajamento no lindo cenário da praia local.

Os estudantes não ficaram de fora, como Gustavo Ikeuti, 9 anos, que vinha estudando japonês e agora parte para o idioma inglês, na alegria de poder avançar com as asas do sonho que aprende na Gakkai. Reuniões de palestra também se destacaram com a presença jovem. “Foram momentos marcantes, dialogamos de forma leve, mas com bastante profundidade, sobre o potencial que nós jovens do Nordeste temos diante do caó­tico cenário atual, de sermos os agentes de esperança em nosso meio de amigos, família e trabalho. E que triunfará custe o que custar, porque é possível realizar o impossível”, salienta Hana Calmon, responsável pela Divisão dos Estudantes da Sub. Nordeste 1, ao lado de seus pares “nesta incrível oportunidade de luta”: Diogo Araújo, responsável pela DMJ de Sub., e Adriana Maranhão, pela DFJ de Sub. Em apoio, a liderança jovem da Região Estadual: Vitoria Tupiná, Daniel Anacleto e Alex Felinto.

Reprodução/Foto-RN176 Alegria da reunião geral na cidade carioca – Foto: Colaboração local

Esperança já é marca

Chegamos a São Paulo, e na RM Esperança os jovens estão fazendo valer sua marca registrada. Quem nos conta sobre as principais atividades da região são os líderes da Juventude Soka da Sub. Leste-Esperança, Melina Higa, Letícia Leiko e Hugo Naoto. Na RM Esperança, membros e convidados envolveram-se em atividade improvisando um estilo luau, que geralmente é feito em praias, mas na localidade foi realizado em espaço fechado. Na regional de idêntico nome, no último dia 5 de março, um encontro trouxe de volta à órbita da Gakkai membros que estavam um pouco distantes, e a presença de convidados, num clima de amizade e de descontração, com apoio e proteção dos veteranos da DS e DF. “Nosso desejo é criar um ambiente em que eles possam ter a liberdade e o acolhimento para ser quem são”, resumem Yutaka Kuroiwa, Michelle Hassato e Nathalia Cristina, lideranças da Juventude Soka da Regional Esperança.

O estímulo impacta diretamente os distritos, como o Patriarca, da RM Arthur Alvim, que reuniu sua turma jovem também no dia 5. “Foi incrível. Realmente um encontro de vida a vida, onde cada um pôde abrir seu coração”, frisam os entusiasmados líderes dos jovens do distrito, Rebecca Ikeda e Eduardo Nagasawa.
A resenha que pegou!

Na outra ponta, na RM Vila Maria, zona norte da cidade, a resenha é a seguinte: uma iniciativa criativa para envolver os membros na conexão direta com amigos da sociedade ganha exatamente o nome “Resenha”.

Reprodução/Foto-RN176 Reunião de palestra também na capital federal – Foto: Colaboração local

Eles se reúnem em locais abertos ou fechados, com uma programação voltada para o diálogo de temas entre amigos. Estão sendo realizadas desde janeiro. Na terceira, promovida no dia 4 de março, a participação foi ainda maior. Da “Resenha” da RM para os encontros na comunidade, a vibração se expande, criando um ambiente de alegria e união. “Nossos estudos mensais e de planejamento, procurando ouvir o sentimento de todos, têm sido nosso diferencial”, ressalta Ricardo Idelfonso, responsável pela DMJ de RM.

A concordância vem da responsável pelo bloco, Ana Beatriz, que não perde essa resenha: “Eu acho incrível fazer parte desse movimento tão especial da Gakkai, ter um momento para reencontrar e me divertir com meus companheiros. Sinto que estou criando laços com outros jovens que sempre tive vontade de conversar, porém tinha receio por vergonha”. Ana não perdeu nenhum dos encontros de RM e é figura presente nas reuniões de palestra.

Movimentos sinceros que criam laços de amizade e de confiança, o oásis Soka que irradia esperança para todos!

Fotos: Colaboração local