ROTANEWS176 E POR JORNAL BRASIL SEIKYO 07/04/2023 13:20 ENCONTRO COM O MESTRE Por Dr. Daisaku Ikeda
Da série “Viagens Inesquecíveis – Com um Coração como o Sol”.
Reprodução/Foto-RN176 Ikeda sensei interage alegremente com crianças argentinas (Buenos Aires, fev. 1993). Dr.Daisaku Ikeda. Ele é um filósofo, escritor, fotógrafo, poeta e líder budista da SGI atualmente o Mestre e Presidente da Soka Gakkai Internacional – SGI – Fotos: Seikyo Press / BS
Desta vez, publicaremos a parte “Argentina — O Ritmo do Dinâmico Avanço que Expande a Amizade”, extraída do volume 6, da coletânea de ensaios de mesmo nome da série, lançada pela editora Ushio.
A Argentina, localizada exatamente no lado oposto do Japão, atraiu muitos imigrantes do mundo inteiro e se desenvolveu por meio da fusão das mais diversas culturas. Vamos aprender com o espírito de harmonia que pulsa neste país e nos inspirar para construir um mundo de coexistência pacífica no local da nossa missão.
Ó minha cidade!
Que triunfe gloriosa!
Tanto você como eu,
ergamo-nos resolutos,
como protagonistas da história
O coração possui asas
São asas maravilhosas, capazes de nos transportar em instantes para junto dos nossos amigos, por mais distantes que eles estejam.
Neste planeta redondo chamado Terra, o Japão, na Ásia Oriental, e a Argentina, na América do Sul, se encontram exatamente em lados opostos. E, apesar de toda essa distância, nossos amigos da Argentina compartilham dessas asas da amizade que nos permitem nos conectar a qualquer momento por meio do coração.
Desde o século 16, quando os espanhóis começaram a se estabelecer na Argentina, muitos outros imigrantes do mundo, inclusive dos países europeus, foram atraídos a se mudar para lá. Além disso, é um país em que houve uma dinâmica fusão das mais diversas culturas.
O território argentino, que se estende por mais de 3 mil quilômetros de norte a sul, possui selvas subtropicais ao norte; uma magnífica natureza na Patagônia ao sul; um mundo de gelo e de neve voltado para a Antártida; pradarias férteis de clima temperado (pampas) ao leste; e, a oeste, tem os altos picos da Cordilheira dos Andes.
Em um único país se concentra a rica diversidade em que as quatro estações se entrelaçam ao mesmo tempo.
Na Argentina, onde a natureza, as pessoas e a cultura são diversas e vívidas, e passaram por muitas provações ao longo da história, veio sendo cultivada a sabedoria para aproveitar ao máximo as diferenças uns dos outros e criar a harmonia. Em outras palavras, é a sabedoria dos cidadãos globais que se ergueram na sua mãe terra da vida que têm em comum.
Passo a passo,sem afobação
[Nota do Editor: Falando a respeito da árdua luta dos companheiros que partiram para a Argentina, Ikeda sensei se recorda das lembranças de sua primeira visita ao país.]
O Tratado de Amizade, Comércio e Navegação entre a Argentina e o Japão foi estabelecido em 1898. Desde essa ocasião, muitos japoneses imigraram para a Argentina, tornando-se pontes que ligam os dois países mais distantes do globo. Meus amigos também cruzaram o oceano até a Argentina e se lançaram ao desafio de abrir um novo caminho munidos de um espírito indomável.
Cada um deles enfrentou dificuldades no trabalho, fez amigos, uniu forças e foi conquistando a confiança da sociedade.
Na Argentina, houve um período bastante conturbado também em que dezenas de milhares de pessoas foram mortas ou desapareceram sob a tirania do governo militar.
No entanto, nossos amigos argentinos, que compartilham da mesma aspiração pela paz, conseguiram superar essa circunstância e continuaram a semear as sementes de esperança no grande solo do coração de todos, com o desejo de que as flores da paz e da felicidade desabrochassem. Eu estava decidido: “Por mais modesto que possa parecer, vou me encontrar com cada pessoa e construir passo a passo o caminho, sem afobação”. Esses elos do humanismo agora se tornaram uma grande rede de união de centenas de milhares de pessoas.
Foi no ano 1993 que concretizei meu desejo de visitar a Argentina pela primeira vez.
O Festival Cultural dos Jovens do Mundo pela Paz, que meus amigos promoveram no Teatro Coliseo com o tema “Uma Canção de Esperança na Terra da Comunhão dos Povos”, foi um extraordinário espetáculo de arte popular. As magníficas apresentações musicais e de dança que honram a Argentina e toda a América Latina foram realmente maravilhosas.
As vozes dos jovens, que cantavam Encontrei o Sol dentro do Meu Coração, determinados a vencer na vida e comprometidos a contribuir para o bem da sociedade como bons cidadãos e argentinos, ecoam ainda em meu coração.
Durante a minha visita à Argentina, conversei com meus amigos radiantes como o sol e falamos sobre a construção do “mais belo mundo de coexistência humana do planeta”.
Transformando angústias em força de esperança
[Nota do Editor: Com base no diálogo que teve com o Dr. Pérez Esquivel, o presidente Ikeda escreve sobre a grandiosidade das mulheres que iluminam radiantemente a localidade.]
A Praça de Maio está localizada na região central da elegante paisagem urbana de Buenos Aires, também conhecida como “Paris da América do Sul”. Essa praça foi palco da “Revolução de Maio”, ocorrida em 1810, que se tornou o primeiro passo rumo à independência do país da dominação espanhola.
Reprodução/Foto-RN176 Fotos tiradas pelo presidente Ikeda: a arquitetura de estilo europeu está harmoniosamente inserida na paisagem de Buenos Aires, capital cultural de destaque na América do Sul (fev. 1993)
Na segunda metade do século 20, as mulheres que tiveram seus familiares, como maridos e filhos, arrebatados pelo governo militarista, realizaram ali seus protestos desesperados pela não violência.
O Dr. Pérez Esquivel é um guerreiro dos direitos humanos que pôs a própria vida em risco para lutar ao lado dessas “Mães da Praça de Maio”. O Dr. Esquivel e eu tivemos várias conversas e publicamos a coletânea de diálogos intitulada O Poder da Esperança (Jinken no Seiki e no Messeji, em japonês).
Em meio ao nosso diálogo, ele enfatizou: “As mulheres são os seres que dão a vida, trazem a esperança, e enriquecem a vida e a existência das pessoas”.
Mulheres argentinas, que minha esposa conhece muito bem, também enfrentaram diversos problemas, como doenças, questões no trabalho, nas finanças domésticas, na família, mas elas continuaram a avançar transformando tudo em energia que faz arder a chama da revolução humana. E compartilhando a sabedoria mutuamente, elas vieram desafiando, inclusive, os assuntos da comunidade local e foram superando, uma a uma, todas as adversidades.
De fato, quando as mulheres brilham com força e sensatez, a sociedade também prospera e resplandece.
E a geração seguinte de jovens sucessoras que vieram observando essas mulheres, hoje, viajam centenas ou até milhares de quilômetros pelo extenso solo argentino, seja de ônibus, seja de avião, para levar incentivos com o espírito de prezar mesmo uma única pessoa. Além disso, os filhos dos imigrantes japoneses, que passaram por uma série de dificuldades, também se desenvolveram de maneira admirável.
Aquilo que é mais importante
[Nota do Editor: Na conclusão, Ikeda sensei relembra os momentos em que interagiu com as crianças da Argentina, e ressalta a importância de uma vida que preza a amizade.]
Reprodução/Foto-RN176 Fotos tiradas pelo presidente Ikeda:, um belo jardim geométrico em Buenos Aires. O gramado, que brilha ainda mais sob a luz do sol, o terraço branco e o verde intenso das árvores criam um contraste refrescante e acolhedor para as pessoas (fev. 1993)
Certa ocasião, recebi muitas perguntas elaboradas por encantadoras crianças argentinas do quarto ano do ensino fundamental, e eu lhes enviei as respostas com muita alegria dedicando todo o meu coração.
Diante da pergunta “O que é mais importante para o senhor?”, respondi: “A amizade”.
E acrescentei:
A amizade é um tesouro. A amizade é sinônimo de felicidade. A amizade é a coroa de glória da vida. A medida do quanto ampliou a amizade, do quanto aprofundou a amizade, será a extensão e a profundidade de sua vida. A amizade duplica nossas alegrias e reduz nossa tristeza pela metade. Por isso, quero dizer do fundo do coração a vocês: “Prezem a amizade”.
Os jovens amigos também continuam empenhando dedicados esforços para se tornar o “farol” que ilumina seu local de missão e sua comunidade.
O mundo observa o aspecto dos amigos da Argentina, os quais almejam os picos mais elevados, como o Monte Aconcágua, com um ímpeto tão vigoroso quanto as Cataratas do Iguaçu, imbuídos de ardente paixão tal como a flor do Ceibo — para vencer na vida e na sociedade.
Ó você, com sorriso no rosto,
paz é o diálogo da esperança
que elimina
as barreiras do coração.
Publicado no jornal Seikyo Shimbun do dia 12 de janeiro de 2023.
No topo: Ikeda sensei interage alegremente com crianças argentinas (Buenos Aires, fev. 1993)
Fotos: Seikyo Press