Crie uma onda de felicidade

ROTANEWS176 E POR JORNAL BRASIL SEIKYO 07/04/2023 13:30                                                                        CONHEÇA O BUDISMO  DIRETO DA REDAÇÃO                                                                                                                                   

O conceito de revolução humana norteia os esforços dos membros da Soka Gakkai na construção de uma vida de felicidade para si e para as outras pessoas.

 

Reprodução/Foto-RN176 Foto de ilustração da matéria – Foto: GETTY IMAGES

Dentre as grandes realizações do segundo presidente da Soka Gakkai, Josei Toda, uma das prin­cipais foi sua luta para expor os ensinamentos do Budismo de Nichiren Daishonin de forma compreensível, atual e aplicável à realidade diária das pessoas, possibilitando sua ampla propagação.

Enquanto permanecia na prisão por defender a liberdade religiosa, ele chegou à conclusão de que “Buda” significa a própria vida. A partir dessa visão iluminada, propagou o Budismo Nichiren para as pessoas sofridas do pós-guerra no Japão, encorajando-as a manifestar esperança e sabe­doria para ultrapassar as adversidades e cultivar uma vida feliz.

Nesse contexto, Toda sensei passou a empregar o termo “revolução humana” para representar a consecução do estado de buda na presente existência, diferentemente de outras correntes religiosas que defendiam que essa condição só poderia ser atingida após a morte.

Revolução humana significa rea­lizar uma profunda mudança interior por meio de um processo de aprimoramento pessoal constante com base na prática budista. O crescimento e amadurecimento são fenômenos gradativos e naturais na vida de uma pessoa. Por outro lado, a revolução humana ocorre quando ela promove o autoaprimoramento, embarcando numa mudança para melhor, que não só beneficia a si própria, como passa a influenciar positivamente as pessoas ao redor e toda a sociedade.

O presidente da Soka Gakkai Internacional (SGI), Dr. Daisaku Ikeda, esclarece:

Existe todo tipo de revolução: política, econômica, industrial, científica, artística, dos meios de comunicação, entre outras. Cada uma possui sua própria importância e, frequentemente, sua necessidade. Mas, por mais que uma dessas áreas mude, o mundo jamais irá melhorar enquanto as pessoas — que são a força propulsora de todos os empreendimentos — forem egoístas ou insensíveis. Nesse sentido, a revolução huma­na é a mais fundamental de todas as revoluções, e também a mais necessária para toda a humanidade. (…)1

Os romances Revolução Humana e Nova Revolução Humana, de autoria do presidente Ikeda, inspiram-se nesse princípio fundamental da Soka Gakkai, conforme expressa a célebre frase: “A grandiosa revolução humana de uma única pessoa um dia impulsionará a mudança total do destino de um país e, além disso, será capaz de transformar o destino de toda a humanidade”.2

Ikeda sensei comenta sobre o significado dessa passagem:

Uma modificação em nossa atitude ou determinação causa, primeiro, uma mudança em nossa própria vida. Produz impacto positivo sobre nossa saúde e vigor e nos permite evidenciar ilimitada sabedoria. Aqueles que transformam a vida desta maneira guiam os outros em direção à felicidade. Também mudam a sociedade e o ambiente natural, convertendo o mundo num reino de paz e abundância.3

Indicadores da revolução humana

Uma passagem da Nova Revolução Humana4 narra o momento em que Shin’ichi Yamamoto (pseudônimo do presidente Ikeda no romance), em uma atividade realizada no Estados Unidos em 1974, sugere aos participantes indicadores concretos para mensurar o progresso na realização da revolução humana e comenta sobre cada um deles.

  1. Saúde: “O mais importante é nossa sincera oração budista para sermos saudáveis e sintonizarmos nossa vida ao ritmo fundamental do universo na dimensão mais profunda. Sem tal profundidade em nossa oração, e um estilo de vida equilibrado, não podemos afirmar que estamos praticando genuinamente o Budismo Nichiren.”
  2. Espírito jovem: “Manter um espírito jovem por toda a vida é prova de nossa revolução humana. Contanto que continuemos praticando com energia e nos esforcemos para nos aprimorar e nos desenvolver, jamais perderemos o espírito jovem.”
  3. Boa sorte: “Todas as vitórias que alcançamos por meio da oração sincera e dos esforços diligentes em prol do kosen-rufuretornam para nós em forma de benefícios e boa sorte, que adornam nossa vida e a vida de nossos entes queridos. Em nossa sociedade turbulenta, é essa boa sorte que nos protege e nos permite experimentar uma realização verdadeira.”
  4. Sabedoria: “Para nos aprimorarmos e nos desenvolvermos como líderes que possam atuar efetivamente na sociedade, precisamos cultivar nosso intelecto. Não sermos capazes de fazê-lo acarreta nossa derrota.”
  5. Paixão: “O legítimo praticante do Budismo Nichiren possui o desejo ardente de realizar o kosen-rufu, e sua vida brilha. Não seria exagero dizer que, por mais inteligentes que possamos ser, se perdermos nossa paixão e nosso entusiasmo, seremos apenas um pouco melhor que um morto-vivo. Paixão também é um requisito para a felicidade. Na maioria das vezes, nossa felicidade se resume ao fato de conseguirmos, ou não, ter paixão por aquilo que faz parte da nossa vida.”
  6. Convicção: “Revolução huma­na significa tornar-se uma pessoa que irradia o brilho da forte convicção. Sem uma filosofia sólida, sem convicção, somos iguais a um navio sem bússola, perdemos o rumo na vida e corremos o risco de naufragar quando os ventos da adversidade soprarem.”
  7. Vitória: “O budismo consiste em vencer. É por meio da obtenção de vitórias seguidas de vitórias que realizamos nossa revolução humana. Uma vida de vitórias é uma vi­da de revolução humana. Nossa vida e o kosen-rufusão uma batalha. Quando triunfamos nessa luta, conseguimos demonstrar a veracidade e retidão de nossa causa.”

Nessa atividade, Ikeda sensei também declara:

Em última análise, revolução humana significa despertar para nossa missão como bodisatvas da terra e nos empenharmos com alegria e coragem na luta para a concretização do kosen-rufu. Aqueles que praticam o correto ensinamento do budismo e se dedicam a prestar contribuições positivas à sociedade e ao bem-estar do próximo são dignos de genuíno respeito e admiração. Fama e riqueza não têm relação alguma com isso. Pessoas assim manifestam o estado de vida de um bodisatva. A Soka Gakkai é uma organização que estende a mão para os que estão sofrendo e possibilita que revitalizem a vida deles. E seus sucessivos presidentes devotaram a vida a essa causa.5

Fonte:

Terceira Civilização, ed. 517, set. 2011, p. 15.

Notas:

  1. IKEDA, Daisaku. Juventude: Sonhos e Esperanças. São Paulo: Editora Brasil Seikyo, v. 2, p. 191-194, 2019.
  2. IKEDA, Daisaku. Prefácio. Revolução Humana. São Paulo: Editora Brasil Seikyo, v. 1, p. 19, 2022.
  3. Brasil Seikyo, ed. 2.270, 4 abr. 2015, p. B2.
  4. IKEDA, Daisaku. Luz do Sol. Nova Revolução Humana. São Paulo: Editora Brasil Seikyo, v. 19, p. 173-175, 2019.
  5. Ibidem.

Foto: GETTY IMAGES