ROTANEWS176 E POR JORNAL BRASIL SEIKYO 07/04/2023 13:50 NOTÍCIA DIRETO DA REDAÇÃO DO JBS
Com o objetivo de fazer a diferença em prol da criação de uma sociedade mais justa e pacífica, a Juventude Soka realiza movimento comemorativo do Dia 16 de Março.
Reprodução/Foto-RN176 Foto do Distrito Canoas – Foto: Colaboração local
Em um trecho de seu livro Seja a Esperança, o presidente Ikeda incentiva sobre a coragem: “Uma pessoa de coragem é forte e consegue sempre avançar. (…) Uma conduta, que embora pareça ser das mais simples, na realidade, é a que mais brilha”.1
E foi com o brilho da alegria dos jovens que o mês de março transcorreu com encontros em diversas localidades do Brasil comemorativos do Dia 16 de Março. Nesta data, em 1958, foi realizada a cerimônia em que o segundo presidente da Soka Gakkai, Josei Toda, confiou o futuro do kosen-rufu aos seus discípulos. E resultado dos encontros não podia ser outro senão uma grande vitória.
Jovens de ação
Na última Reunião Nacional de Líderes da BSGI, realizada em fevereiro, os coordenadores da Juventude Soka do Brasil, em comemoração dos 65 anos da histórica cerimônia do Dia 16 de Março, reconfirmaram o objetivo de 100 mil jovens engajados na propagação dos ideais humanísticos do Budismo de Nichiren Daishonin, iniciando com a concretização da participação de cinquenta jovens por distrito em suas atividades durante o mês de março. Na ocasião, Monique Tiezzi, coordenadora da Juventude Soka, ressaltou: “A essência do Budismo Nichiren é o nosso próprio comportamento como ser humano. Em nosso dia a dia, diante de nossos desafios, é exercitar esse humanismo. E o nosso maior desejo é conectar uma juventude consciente”.
Ir ao encontro das pessoas, marcar uma caminhada no parque, realizar um luau ou um bate-papo para tomar café foram algumas das formas que os participantes encontraram para dialogar entre si.
A seguir, Brasil Seikyo compartilha o “caminho” que os integrantes de duas dessas organizações, os Distritos Entre Vales e Canoas, no Rio Grande do Sul, trilharam para alcançar o triunfo neste significativo mês.
Distrito Canoas
A união entre as cinco divisões foi um fator decisivo para o sucesso dos encontros.
Adilson Heck David, responsável pela Divisão dos Estudantes do distrito, compartilha algumas das ações empreendidas:
Foco na decisão: “No início, meu objetivo era alcançar o máximo de jovens, pois, para ser bem sincero, não contava que chegaríamos aos cinquenta no distrito. Tínhamos muito trabalho a fazer. Mas mudamos esse foco.”
Planejamento, oração e ação: “Nós nos reunimos com todos os líderes de bloco e acima. Durante o planejamento, foi sugerido que realizássemos uma atividade ao ar livre em um parque, aberto para a sociedade. Seria uma ótima oportunidade de apresentar o budismo e contar sobre a importância do Dia 16 de Março.”
Incentivo encorajador: “Um dos incentivos do presidente Ikeda em que nos baseamos foi: ‘A oração é nossa ‘arma’ mais poderosa. Se recitarmos daimoku de todo o coração e continuarmos a empreender esforços para desafiar nossa situação, seguramente venceremos no final. Nosso objetivo é esta única palavra: vitória’.2”
Estratégia: “Um dos fatores primordiais para alcançarmos nosso objetivo foi ampliar a abrangência da atividade e aprimorar a forma de entrar em contato com os participantes, pois há jovens que, a princípio, evitam receber uma visita. Mas, marcando um futebolzinho ou outra atividade social sempre dá certo. Há diversas formas de iniciar uma conversa e passar nosso recado.”
Resultado: “A atividade foi um sucesso, podemos verificar isso por meio dos sorrisos estampados na face de cada participante. Fizemos exercícios, dançamos, aprendemos o significado do eterno 16 de Março. Membros das cinco divisões realizaram caminhada e corrida pelo parque, guiados por profissionais de educação física, com direito a medalha e a certificado. A união de todos foi fundamental para esta estrondosa vitória!”
Distrito Entre Vales
Em meio aos intensos preparativos para os encontros, o entrosamento dos membros do Distrito Entre Vales fez toda a diferença.
Os líderes da Juventude Soka contam que, em fevereiro deste ano, foram comunicados pelos responsáveis pela RM que teriam a oportunidade de criar este movimento de cinquenta jovens por distrito, comemorativo dos 65 anos do Dia 16 de Março.
No primeiro momento, contam que ficaram pensando em como realizar esse grande movimento. Afinal, faltavam menos de trinta dias para a data da atividade e o nervosismo surgiu junto com a sensação de carregarem uma grande responsabilidade. Mas, após um diálogo entre a liderança do distrito, as Divisões Sênior (DS) e Feminina (DF) manifestaram total apoio ao movimento e encorajaram os jovens a dar os próximos passos nessa luta.
Reprodução/Foto-RN176 Foto do Distrito Entre Vales – Foto: Colaboração local
Iniciaram, então, um grande movimento de visitas na localidade, divulgando aos membros e convidados que seria uma “superatividade” ao ar livre para falar de budismo e de boas práticas sociais. Além de convidarem jovens de seu convívio, contaram com a participação de um grupo de taekwondo (luta marcial de origem coreana) com o qual um integrante da DS tinha contato. Eles conheceram a Soka Gakkai e participaram do encontro realizando uma demonstração da sua arte.
Os jovens organizaram os detalhes e fizeram uma grande atividade, no dia 12 de março, em um parque da cidade de Novo Hamburgo, RS. Contam que foi tudo muito intenso e maravilhoso e a atividade foi coroada com a grande vitória de 51 participantes. Os líderes da Juventude Soka da localidade afirmam que este foi o primeiro passo e, ao longo do ano, muitas vitórias serão alcançadas.
No topo: Distrito Canoas
Notas:
- IKEDA, Daisaku. Seja a Esperança. São Paulo: Editora Brasil Seikyo, v. I, p. 43, 2022.
- Brasil Seikyo, ed. 1.726, 6 dez. 2003, p. A3.
Fotos: Colaboração local