OFBHI comemora trinta anos de fundação

ROTANEWS176 E POR JORNAL BRASIL SEIKYO 07/04/2023 14:00                                                                        NOTÍCIA DIRETO DA REDAÇÃO DO JBS                                                                                                                  Por Grupo Arco-íris

Orquestra Filarmônica Brasileira do Humanismo Ikeda rumo ao seu cinquentenário.

 

Reprodução/Foto-RN176 O encontro comemorativo é realizado no Auditório da Paz, do Centro Cultural Dr. Daisaku Ikeda, com a participação de integrantes do grupo, familiares e convidados (São Paulo, SP, 12 mar. 2023). Dr. Daisaku Ikeda. Ele é um filósofo, escritor, fotógrafo, poeta e líder budista da SGI atualmente o Mestre e Presidente da Soka Gakkai Internacional – SGI – Editora Brasil Seikyo – Press

Durante a sua quarta visita ao Brasil, em 1993, o presidente da Soka Gakkai Internacional (SGI), Dr. Daisaku Ikeda, realizou iniciativas que determinaram um desenvolvimento ímpar da BSGI e de seus membros em diversas frentes. Uma delas, a promoção da paz e do humanismo por meio da música, tem na Orquestra Filarmônica Brasileira do Humanismo Ikeda (OFBHI) um de seus principais expoentes. Reconfirmando essa missão, seus integrantes comemoraram os trinta anos de fundação do grupo com eventos no início de março.

O presidente Ikeda, fundador da orquestra, dedicou uma signi­fica­tiva mensagem, em que expressa: “Solicito que continuem executando os sons místicos da canção triunfal da vida, enquanto superam quaisquer adversidades com o daimoku do juramento seigan e a união harmoniosa de ‘diferentes em corpo, unos em mente’”.

No dia 11, os componentes da OFBHI participaram de atividades para se aprimorar tecnicamente e também em relação ao espírito de atuação no grupo e nos diversos campos da vida.

Em clima de alegria e decisão, o gongyo comemorativo dos trinta anos de fundação foi realizado na manhã do dia 12 no Auditório da Paz, do Centro Cultural Dr. Daisaku Ikeda da BSGI, em São Paulo, com a participação de representantes, familiares e convidados.

A programação contou com relatos de comprovação de integrantes da orquestra e com a apresentação do vídeo sobre as vitórias alcançadas nessas três décadas.

Fabio Ikeda, coordenador da OFBHI, expressou seus agradecimentos a todos os que vieram apoiando o grupo e conclamou os membros a objetivar um desenvolvimento ainda maior rumo ao cinquentenário, em 2043.

O professor Amaral Vieira, coor­denador artístico da orquestra, incentivou os presentes citando passagens do livro Os Miseráveis, de Victor Hugo, e falou sobre a missão da OFBHI e da expectativa de Ikeda sensei em seus membros.

Oferecendo uma homenagem aos integrantes do grupo, Meiry Hirano, coordenadora da Divisão Feminina da BSGI, disse que as integrantes da DF estarão sempre recitando daimoku para o crescimento e a felicidade dos membros da orquestra.

O presidente da BSGI, Miguel Shiratori, parabenizou a todos e agradeceu ao professor Amaral Vieira pelo apoio nesses anos, assim como aos pais dos integrantes, e ressaltou pontos da mensagem de Ikeda sensei para encorajar a todos.

O encontro foi encerrado de forma grandiosa, com a apresentação da canção Haha (Mãe), de autoria do presidente Ikeda, e da obra sinfônica A Longa e Distante Correnteza do Amazonas.

No topo: O encontro comemorativo é realizado no Auditório da Paz, do Centro Cultural Dr. Daisaku Ikeda, com a participação de integrantes do grupo, familiares e convidados (São Paulo, SP, 12 mar. 2023)

Foto: Colaboração local