ROTANEWS176 E POR FORBES 08/04/2023 07:12 Por Joseph V Micallef
Levando a medalha máxima do IWSC 2023, o Glenturret Triple Wood entrega muita qualidade por um valor atraente.
Reprodução/Foto-RN176 O Glenturret Triple Wood 2022 Release foi eleito o melhor uísque escocês single malt do mundo – Divulgação/Glenturret
O Glenturret Triple Wood 2022 Release foi considerado o melhor uísque escocês single malt no International Wines and Spirits Competition (IWSC) de 2023. A competição, entre as maiores e mais prestigiadas do mundo, avaliou mais de 4.000 destilados, incluindo centenas de inscrições de uísque escocês.
O Triple Wood 2022 marcou 99 de 100 pontos para ganhar a medalha de ouro dupla. Foi o único rótulo da Escócia a obter essa pontuação.
Outros 23 uísques escoceses foram classificados com 98 pontos, ganhando medalhas de ouro de destaque. 21 deles eram single malts, enquanto três eram rótulos com blends. Outros 105 uísques escoceses marcaram entre 95 e 97 pontos, conquistando medalhas de ouro.
O IWSC é uma competição anual de vinhos e destilados. Fundada em 1969 por Anton Massel, cresceu e se tornou uma das maiores competições desse tipo no mundo. As bebidas destiladas são avaliadas em uma escala de 100 pontos, entre as posições: Ouro Excepcional (98-100 pontos), Ouro (95-97 pontos), Prata (90-94 pontos) e Bronze (85-89 pontos).
Glenturret é a destilaria mais antiga da Escócia. Originalmente conhecida como Destilaria Thurot, sua história de destilação – legal e ilegal – remonta a pelo menos 1763. É provável que a destilação de uísque tenha começado até antes, possivelmente em 1717. De acordo com alguns registros, o lugar também era conhecido como Destilaria Hosh – termo gaélico para pé. O nome Glenturret foi adotado em 1875.
A destilação legal só começou em 1818, quando John Drummond obteve licença para fazer uísque. A partir disso, a destilaria passou por várias mãos ao longo dos séculos 19 e 20. De 1981 a 1990, foi propriedade de Remy Cointreau. Em 1990, tornou-se parte da Highland Distillers, empresa que foi comprada por Edrington e William Grant & Sons em 1999. Glenturret tornou-se parte de Edrington quando os ativos da Highland Distillers foram divididos entre os dois compradores.
Reprodução/Foto-RN176A Destilaria Glenturret
Edrington vendeu a destilaria para a Glenturret Holdings em 2018. A empresa é uma joint venture entre o grupo Lalique, o famoso designer e produtor de cristais e artigos de luxo, e Hansjorg Wyss, o segundo maior acionista da Lalique.
Glenturret está localizado às margens do rio Turret, em Perthshire, a cerca de uma hora de Edimburgo. Sua fonte de água é o reservatório Loch Turret, do qual a água sobe nas montanhas Grampian. O granito sobre o qual se eleva e flui cria uma água excepcionalmente suave, ideal para a produção de uísque.
A destilaria é relativamente pequena em comparação aos padrões contemporâneos de uísque escocês. O tonel de mostura só comporta uma tonelada de malte moído. O alambique de fermentação, de forma cônica – um design incomum na Escócia -, tem capacidade para 12.500 litros, enquanto o de destilação tem capacidade para 9.000 litros. Este último tem uma tigela de refluxo, aumentando o refluxo durante a destilação. O contato aprimorado com o cobre resulta em um uísque mais suave. Sua produção total é de aproximadamente 300.000 litros de álcool.
A destilaria produz uísque não-turfado, que é engarrafado sob a marca Glenturret, e um uísque altamente turfado (que se traduz em um gosto defumado no paladar) sob a marca Ruadh Mhor – que significa “Grande Vermelho” em gaélico.
A destilaria começou a engarrafar expressões de single malt apenas recentemente. Sua linha principal oferecia rótulos de 7, 10, 12, 15 e 21 anos. Atualmente, a oferta consiste em um 7 e um 10 anos turfosos, uísques de 12 anos e 15 anos envelhecidos em xerez, e um Triple Wood sem indicação de idade.
Reprodução/Foto-RN176 O catálogo atual de rótulos de uísque da Glenturret – Divulgação/Glenturret
O Triple Wood é amadurecido em uma combinação de barris ex-bourbon e barris de carvalho americano e europeu com xerez. Existem também os rótulos 25 e 30 anos, que são extremamente difíceis de encontrar e, ocasionalmente, são vendidos como lançamentos especiais.
Assim o júri descreveu o Triple Wood:
“Um manjar turco com aromas de uva-passa, marmelada e flor de laranjeira, com um paladar rico de bolo de frutas, toques de açúcar mascavo e mel, e uma textura cremosa de toffee no final.”
O uísque é bastante floral. A influência do xerez é perceptível no nariz e no paladar nos sabores de bolo de frutas de frutas secas e nozes. Também percebo que o Triple Wood tem um caráter pronunciado de frutas como pêssego, um pouco de damasco seco e maçã. É picante, com notas de canela, pimenta-da-jamaica e gengibre cristalizado. O uísque também apresenta notas de chocolate e café persistentes, especialmente no final.
O Glenturret Triple Wood é um uísque muito complexo e cheio de camadas. Embora seja bastante frutado, com sabores que vão desde frutas de pomar até frutas tropicais – uma marca registrada da Glenturret -, ele também tem algumas notas herbais de folhas de tabaco e vegetais cozidos. Também há um toque defumado muito sutil.
O doce é um tanto açucarado, mais puxado para o algodão-doce do que mel. Conforme o uísque se prolonga, surgem notas pronunciadas de cereais cozidos. Muita coisa acontece no copo, e cada gole provavelmente revelará uma nova perspectiva de sabor do rótulo.
Com um preço médio de cerca de US$ 55 (pode ser encontrado por R$ 270 por aqui), o Glenturret Triple Wood tem um valor excepcional. É incomum encontrar um uísque tão complexo, com camadas e nuances por um preço tão atrativo. Se o perfil de aroma e sabor lhe for atraente, garanta algumas garrafas imediatamente. Não há muitas unidades disponíveis, e as que estão à venda provavelmente desaparecerão rapidamente das lojas.