ROTANEWS176 E POR OLHAR DIGITAL 14/04/2023 20h24 Por Mateus Dias e editado por Lucas Soares
O asteroide Apophis fará uma aproximação da Terra em 2029.
Reprodução/Foto-RN176 Imagem: ESA/Reprodução
O asteroide Apophis fará uma impressionante aproximação da Terra em 2029, apesar dele não representar uma ameaça ao planeta ele vai ficar tão perto, que estará na mesma altura que alguns satélites e poderá ser visto a olho nu. Por causa disso, a NASA quer que uma frota de espaçonaves viaje até ele quando esse momento chegar.
A ideia da agência espacial na verdade é mais um convite a indústria aeroespacial para que se juntem a ela no envio de um conjunto de pequenas espaçonaves para o espaço e observem cada movimento do asteroide.
Essa espaçonaves seriam uma adição a missão da NASA: OSIRIS-APEX ou OSIRIS-Apophis Explorer que vai aproveitar e redirecionar a nave usada na OSIRIS-REX que coletou amostras no asteroide Bennu e está programada para chegar de volta à Terra em setembro de 2023.
Assuntos relacionado sobre asteroides:
RN176; – O que são asteroides potencialmente perigosos?
RN176; – Bombas nucleares podem destruir asteroides?
RN176; – Defesa planetária: como protegemos a Terra de asteroides?
Defesa planetária e asteroide Apophis
Um maior número de espaçonaves pode ser útil no futuro para questões de defesa planetária, de acordo com resposta da NASA à Space Policy Online.
A natureza nos forneceu uma oportunidade tão privilegiada para demonstrar nossa proeza em missões espaciais, neste caso, para realizar um rápido reconhecimento de um objeto que se aproxima e que pode ser uma ameaça de impacto.
Bhavya Lal, administrador associado da NASA para tecnologia, política e estratégia
Há algum tempo atrás, Apophis foi considerado uma ameaça muito pequena ao planeta no século 22, mas observações mais aprofundadas sobre o asteroide revelam que ele não apresenta riscos à Terra, pelo menos nos próximos 100 anos.
A NASA pretende usar o asteroide para entender melhor como as rochas espaciais se comportam e podem ter sua órbita alterada por causa de influências gravitacionais de corpos maiores ou até mesmo da luz solar.
Um dos objetivos do atual governo dos quanto à questão espacial é prevenir impactos de objetos próximos à Terra, o Escritório de Ciência e Tecnologia da Casa Branca, divulgou na semana passada seu próprio plano de ação de defesa planetária.