ROTANEWS176 E POR JORNAL BRASIL SEIKYO 20/04/2023 16:50 CADERNO NOVA REVOLUÇÃO HUMANA Por Ho Goku
Capítulo “Sino do Alvorecer”, volume 30
Reprodução/Foto-RN176 Desenho de pessoas para ilustrar a matéria – Ilustração: Kenichiro Uchida
PARTE 5
Na tarde do dia 18, Shin’ichi visitou a sede de Frankfurt onde realizou o Gongyo Comemorativo dos vinte anos do kosen-rufu da Alemanha. Na sede, foram feitos plantios comemorativos, como também fotos comemorativas, trazendo sorrisos revigorantes no rosto dos companheiros que desbravaram os caminhos do kosen-rufu daquele país.
Após o Gongyo Comemorativo, foi promovido um diálogo sobre a fé em torno de Shin’ichi. Lamentando a separação da Alemanha entre Oriente e Ocidente, ele falou:
— Como todos sabem, o capitalismo e o socialismo estão num impasse. Todavia, nossa posição não é a de criticar um ou o outro sistema. Seja qual for o sistema social, nosso movimento budista se inicia a partir do foco em cada pessoa que faz parte da sociedade. O caminho para romper os impasses sociais se encontra nas ações de cada pessoa visando criar um grandioso valor na sociedade e na vida diária, tão próximo de si, sempre com vistas à felicidade individual e à de outros, controlando os desejos ilimitados do ser humano. Independentemente da ideologia adotada por um sistema, sem a mudança do próprio ser humano, isto é, a revolução humana, tal ideologia carece de uma finalização e não passa de um bolo desenhado em um quadro. O Budismo de Nichiren Daishonin ensina sobre a Lei fundamental do universo. A fé a essa Lei possibilita extrair o poder criativo sem fim inerente às pessoas que se chama vida do Buda. Em meio à sociedade caótica, a prática da fé é o guia para fazer emergir o estado de buda em sua vida, propiciar a revigorante energia vital, e criar forças para trilhar a estrada da vida, da felicidade e da paz. Além disso, não se trata de buscar a felicidade em algum lugar distante da realidade chamado “paraíso celeste”. O budismo é o ensinamento que prega a possibilidade de estabelecer a felicidade indestrutível em meio à realidade da vida diária, exatamente no local em que se encontra neste momento.
Shin’ichi queria transmitir o ponto de que justamente pelo fato de a época apresentar uma situação caótica, a busca pela correta filosofia de vida do budismo se tornaria a luz da grandiosa esperança tanto na vida de cada indivíduo como no mundo inteiro.
PARTE 6
Em seguida, Shin’ichi se referiu ao problema da separação de casais cujo tema havia sido consultado pelo diretor-geral da Alemanha e pelos demais líderes. Na Europa e na América, há muitos casos de separação de casais e, com frequência, eles recebiam solicitações dos membros sobre essa questão. O diretor-geral e os outros líderes procuraram Shin’ichi para saber como deveriam tratar o assunto na posição de budistas.
Shin’ichi quis reconfirmar o pensamento básico em relação a essa questão:
— Parece que na sociedade há muitos casos de separação de casais. Todavia, não devemos entrar na privacidade das pessoas e evitar quaisquer tipos de interferência. É uma questão que cabe a cada pessoa analisá-la com responsabilidade. Porém, gostaria de salientar que no budismo não existe o modo de vida em que se constrói a sua felicidade sobre a infelicidade de outras pessoas. Assim sendo, quero solicitar que conversem bastante, e se o casal pratica o budismo, ambos recitem daimoku pela solução, pensando sempre no futuro dos filhos, por exemplo, e na medida do possível se esforcem para caminhar juntos. Mesmo que venha a se separar, essa atitude não transforma o próprio destino ou o carma. Por outro lado, como atitude básica dos líderes, caso recebam alguma consulta de um membro que esteja sofrendo, não devem em absoluto revelá-la a ninguém, em respeito à personalidade e aos direitos humanos da pessoa. Devem ser discretos e absterem-se, absolutamente, de falar levianamente e de forma imprudente sobre a privacidade da pessoa para as demais pessoas, inclusive familiares e amigos. Caso isso aconteça, além de ser inconveniente para a própria pessoa, fará com que os senhores e a Soka Gakkai percam a confiança. Gostaria de lembrá-los de que, dessa maneira, cada um estará totalmente desqualificado como líder. Quero reconfirmar que essa é uma regra férrea inviolável que deve ser rigorosamente respeitada pelos líderes não só da Alemanha, mas também do Japão e de qualquer outro país.
Shin’ichi falava de forma clara e de fácil compreensão sobre as dúvidas que os membros queriam saber. Para tanto, desde que chegou a Frankfurt, procurava conversar com todos, ouvindo-os atentamente. Um grande avanço radiante só acontece quando se resolve as dúvidas instaladas no coração das pessoas.
PARTE 7
Em seguida, Shin’ichi discorreu sobre a necessidade da Soka Gakkai:
— Talvez haja pessoas que sintam que a liberdade individual e a organização são contraditórias. Porém, para que a nação, a empresa ou qualquer entidade cumpram seu objetivo, a estrutura organizacional é imprescindível. Da mesma maneira, na Soka Gakkai, a estrutura organizacional é necessária como estratégia para conduzir a fé, a prática e o estudo de cada pessoa e para realizar o kosen-rufu. Se hoje os senhores podem praticar este budismo, também é resultado da existência da organização. Além disso, a organização é necessária para que um grande número de pessoas possa avançar de forma ordenada. Sem isso, a fé tende a cair na hipocrisia e no pensamento próprio. Como resultado, as pessoas acabarão se afastando da verdadeira fé e do caminho correto da prática e do estudo, e não será possível estabelecer um modo de vida embasado na Lei Mística. De toda forma, quando praticamos sozinhos, perdemos o rumo da trajetória a ser percorrida. Para perseverar na fé, é importante proteger um ao outro rumo ao caminho correto, por meio do laço de relacionamento com um grande número de pessoas, incentivando-se mutuamente para trilhar uma existência corajosa. A partir desse pensamento, creio que possam entender quão importante é a estrutura organizacional. Mas a organização é sempre uma estratégia. Não devemos nos esquecer de que o ponto de partida é a orientação para que cada indivíduo desenvolva sua fé e se torne feliz. O objetivo da estrutura organizacional da Soka Gakkai é a felicidade absoluta e a consecução do estado de buda de cada membro. Os cargos na organização também não possuem significado de hierarquia. O líder é a figura que tem o papel de se tornar o ponto central da união das pessoas. Portanto, gostaria que os membros se respeitassem mutuamente e, como componentes da sociedade, possam ter compreensão e confiança uns com os outros. E, assim, com o incentivo mútuo, adornem vitoriosamente sua existência.
A Soka Gakkai é a entidade única e sem igual voltada para a concretização da felicidade das pessoas e da paz da humanidade, isto é, do kosen-rufu. É por essa razão que Josei Toda declarou: “A organização Soka Gakkai é mais importante que a vida de Josei Toda”.
PARTE 8
Após a reunião de diálogo, a comitiva de Shin’ichi visitou a Casa de Goethe, localizada na cidade de Frankfurt. Três dias antes, ele visitara a Casa de Tolstói, em Moscou. Shin’ichi, que havia passado a juventude na época caótica do pós-guerra, leu as obras desses grandes escritores como se as devorasse, e obteve força e esperança para viver rumo ao futuro.
Ao conhecer a morada desses escritores, Shin’ichi estava ciente de suas circunstâncias de vida e aprofundava ainda mais sua percepção acerca de cada personalidade e de suas obras. Ele pensava em explanar sobre esses personagens e suas obras para os jovens em alguma oportunidade.
A Casa de Goethe é uma edificação de cinco andares que, em 1944, foi incendiada pela guerra, mas restaurada posteriormente. Shin’ichi e os demais conheceram cada uma das dependências, como a cozinha, a sala de jantar, os dormitórios, a sala de música e a sala de artes, entre outras. Diz-se que, na ocasião, Goethe era uma pessoa com riqueza incomparável em Frankfurt. A mobília e os utensílios apresentavam um brilho esplêndido e transmitiam muita personalidade. O escritório ficava no quarto andar. Foi ali que ele elaborou os manuscritos de Os Sofrimentos do Jovem Werther e de Fausto, as grandes obras de toda a sua vida, e outros. Lá, havia uma mesa em que se podia escrever em pé. Parece que Goethe procurava redigir nessa posição. Nessa atitude, podia-se sentir o espírito jovem pulsando em seu coração.
Tanto Tolstói como Goethe tiveram uma longa vida para os padrões da época. Ambos continuaram a escrever até o fim da vida, e faleceram com 82 anos. Goethe deixou a frase: “O sol é grandioso e sublime mesmo quando ele se põe”.1 Parecia ser uma profecia do encerramento da própria vida.
Ao lembrar que estava com 53 anos, Shin’ichi sentia que ainda era bastante jovem. Ele procurava clamar para si mesmo: “A verdadeira batalha da vida é a partir de agora. Enquanto houver vida, preciso continuar a escrever e agir para edificar os alicerces do kosen-rufu mundial e criar o palco de atuação dos jovens sucessores”.
Shin’ichi concluiu toda a sua programação na Alemanha Ocidental e às 13 horas do dia 20 de maio partiu em um voo rumo à Bulgária, seu próximo destino.
O personagem do presidente Ikeda no romance é Shin’ichi Yamamoto, e seu pseudônimo, como autor, é Ho Goku.
Nota:
- Weimar no Goethe Hyouden[Biografia: Goethe de Weimar]. Tradução: Kenji Takahashi. Editora Kawade Shobou Shinsha.
Ilustrações: Kenichiro Uchida