ROTANEWS176 E POR JORNAL BRASIL SEIKYO 20/04/2023 17:10 ESPECIAL DIRETO DA REDAÇÃO DO JBS
Três de Maio — ponto primordial da eterna relação de mestre e discípulo.
Ao procurarmos o significado da palavra “glorioso” em dicionários, encontramos “coberto de glória”, “célebre”, “vencedor”, “que dá glória”, “honroso”. Assim, podemos denominar o Dia 3 de Maio como “glorioso” devido à importância que a data possui. Três de Maio é considerado o ano-novo da Soka Gakkai. Mais que uma data comemorativa, é a oportunidade para reafirmarmos nossos objetivos.
Nosso mestre, o presidente da Soka Gakkai Internacional (SGI), Dr. Daisaku Ikeda, em um de seus incentivos sobre a data, frisa: “Cada dia três de maio é um dia para celebrarmos com mais uma vitória memorável e histórica em prol da justiça, conquistada após termos vencido incontáveis obstáculos e dificuldades”.1
Nesta matéria, vamos conhecer um pouco mais sobre os significados do 3 de Maio.
Posse de Josei Toda
Em 3 de maio de 1951, Josei Toda assumiu como segundo presidente da Soka Gakkai. Passados sete anos da morte de Tsunesaburo Makiguchi, Toda sensei vinha atuando como diretor-geral da organização. Nesse período, criou-se um movimento de coleta de assinaturas entre os membros para elevá-lo a segundo presidente da Soka Gakkai. Foram 3.080 assinaturas clamando que ele fosse o novo líder.
Na cerimônia de nomeação, Toda sensei proferiu, com veemência, seu discurso de posse. Em suas palavras ecoava a forte decisão de realizar o shakukubu — a conversão de 750 mil famílias em todo o Japão. No discurso de posse, ele ainda disse:
O shakubuku é o meio para cada um conquistar a felicidade suprema. É, ao mesmo tempo, o caminho direto para o kosen-rufu e o segredo para a prosperidade do país; portanto, é a prática budista ideal. Realizamos o shakubuku para a felicidade da humanidade.2
Reprodução/Foto-RN176 Posse de Josei Toda como segundo presidente da Soka Gakkai (3 maio 1951)
Discípulo sucessor
Foi também em 3 de maio, no ano 1960, que Daisaku Ikeda tomou posse como terceiro presidente da Soka Gakkai. Estava com 32 anos. Em meio à tristeza do falecimento do seu mestre, Josei Toda, em 1958, levantou-se só, com forte determinação. Ikeda sensei comenta:
Naquele ensolarado 3 de maio de 1960, quando tomei posse como terceiro presidente da Soka Gakkai, iniciei uma batalha solene e eterna. Decidi, assim como meus predecessores, não poupar a vida em prol do kosen-rufu e de nossos companheiros. Lancei-me à luta com a convicção de que o sangue vital da unicidade de mestre e discípulo, da qual a perpetuação do verdadeiro espírito de Nichiren Daishonin dependia, encontrava-se somente nos esforços concretos e abnegados.3
Na Soka Gakkai, o dia 3 de maio, data de posse dos presidentes Josei Toda e Daisaku Ikeda, simboliza a unicidade de mestre e discípulo, o espírito primordial do Budismo de Nichiren Daishonin.
Assim que assumiu a presidência em 3 de maio de 1960, Ikeda sensei viu-se diante de vários desafios. Ao ocupar uma nova função, os três primeiros meses são decisivos para a vitória. Com esse pensamento, em dois meses como presidente, ele viajou por todo o Japão. Kansai foi a primeira localidade a ser visitada. Lá, a grandiosa vitória na propagação só foi possível porque todos compartilhavam da compreensão correta do shakubuku.
Ikeda sensei reestruturou a Soka Gakkai ao mesmo tempo em que a organização crescia. Em 1962, a meta de 3 milhões de famílias foi atingida devido à criação de uma sólida e imensa rede solidária. Tal objetivo foi a primeira etapa da concretização de 10 milhões de famílias integrantes da Soka Gakkai. Assim como Ikeda sensei orienta: “Três de maio é o nosso ponto de partida e também o dia em que fizemos nossa declaração de vitória total. É o grande aniversário que celebra nossos esforços visando a uma era dourada de supremo triunfo e glória espiritual”.4
Luta contra as maldades
Em 24 de abril de 1979, Ikeda sensei foi obrigado pelo clero a renunciar à sua função de presidente da Soka Gakkai, tornando-se presidente honorário. O anúncio da destituição foi feito na reunião comemorativa do Dia 3 de Maio daquele ano. Essa decisão foi tomada por ele para proteger os membros e a harmonia entre clero e adeptos.
Todos foram proibidos de chamá-lo de sensei, e o jornal Seikyo Shimbun, de mencioná-lo em suas matérias. Nesse dia, Daisaku Ikeda se dirigiu ao Centro Cultural de Kanagawa, onde registrou as caligrafias “Justiça” e “Juramento” e bradou “Vou lutar por eles! Vou me levantar mais uma vez pelos membros!”.
Três de Maio — Dia das Mães Soka
Durante a 1a Reunião Nacional de Líderes da Divisão Feminina, realizada em 27 de abril de 1988, ocasião que marcava a nova partida da divisão, o presidente Ikeda deu a seguinte sugestão:
Quero fazer da data comemorativa mais importante da Soka Gakkai, “Dia 3 de Maio”, o “Dia das Mães da Soka Gakkai”. E sugiro que possamos fazer desse dia, junto com o “Dia da Divisão Feminina”, celebrado em 10 de junho, as datas em que louvamos e homenageamos ao máximo todas as integrantes da Divisão Feminina como verdadeiras “Mães do Kosen-rufu”, reconhecendo o valor dos seus inestimáveis esforços.5
Três de maio é o dia para renovarmos nossa determinação de viver com base no profundo espírito de mestre e discípulo e comprovar o Budismo Nichiren em nossa própria vida, alcançando e vitória absoluta em todos os aspectos, como Ikeda sensei nos direciona:
O espírito do Dia 3 de Maio é o juramento compartilhado por mestre e discípulo. Esse juramento pessoal de cada um e as ações que cada um realiza para cumpri-lo são, por excelência, a postura que caracteriza um buda. Enquanto essa data de eterno juramento permanecer como sua base, a Soka Gakkai brilhará com uma inesgotável e infatigável força vital do Buda e continuará a desbravar para sempre o caminho da vitória, livre de quaisquer obstáculos.6
Significados do Dia 3 de Maio
Casamento de Ikeda sensei e Sra. Kaneko
Três de maio de 1952 foi a data especialmente escolhida por Josei Toda para a realização do casamento de seu discípulo Daisaku Ikeda e a jovem Kaneko Shiraki.
Fundação da sede da América do Sul
Durante a sua segunda visita ao Brasil, em 1966, Ikeda sensei anunciou a aquisição de um imóvel para a nova sede, que teve sua fundação em 3 de maio. Atualmente, o local abriga a Sede da Divisão Feminina da BSGI.
Juramento ao Mestre
No dia 3 de maio de 2009, foi realizada a Convenção Cultural dos Jovens Monarcas da Nova Era da BSGI, no Ginásio do Ibirapuera, em São Paulo. Relembrando o dia 16 de março de 1958, quando Josei Toda passou o bastão do kosen-rufu aos jovens, milhares de discípulos firmaram um profundo juramento ao mestre de concretizar todos os sonhos dele.
Em sua significativa mensagem, o presidente Ikeda diz:
Fazendo do testamento de meu mestre [Josei] Toda de que “não há desventura em se tombar em prol do kosen-rufu” como minha própria decisão, abri o caminho do kosen-rufu mundial a partir do Brasil com 32 anos de idade. E, agora, vocês herdaram esse espírito de mestre e discípulo dignamente como meus heróis Soka do Brasil e sol do kosen-rufu. Estou muito feliz. Não há nada mais tão auspicioso que isso…”7
Levantar dos sucessores
Tópicos selecionados de discursos do presidente Ikeda sobre o Dia 3 de Maio
Orar pelos membros
“‘Um estandarte de glória / E vitória / Tremula com coragem / Sobre a fortaleza de ouro / Do kosen-rufu.’ Esse foi o poema que compus em minha casa em Kobayashi-tyo, no bairro de Ota, no dia 3 de maio de 1960, data em que assumi a terceira presidência da Soka Gakkai. Esses versos foram inspirados por uma intensa oração pela proteção de nossos nobres membros de todos os lugares e pelo eterno triunfo do kosen-rufu pelas três existências”.
Brasil Seikyo, ed. 1.779, 15 jan. 2005, p. A3
“Mães do Kosen-rufu”
“Três de Maio é também o Dia das Mães da Soka Gakkai. O sincero daimoku de nossas integrantes da Divisão Feminina, em particular, as “Mães do Kosen-rufu”, demoliu todos os obstáculos e forças negativas e abriu o caminho para que escrevêssemos a história da indestrutível glória de Três de Maio.”
Brasil Seikyo, ed. 1.752, 19 jun. 2004, p. A3
Espírito de luta
“Em 3 de maio de 1951, quando meu mestre Jossei Toda assumiu como segundo presidente da Soka Gakkai, ele anunciou seu objetivo de expandir nossa organização para 750 mil famílias. Foi um objetivo ambicioso que alguns líderes ignoraram, incapazes de levarem-no a sério. Outros ficaram totalmente desnorteados em como conseguir um número tão alto. Eu, no entanto, jurei dar passos concretos a partir daquele exato momento para concretizar o ideal de meu mestre e enfoquei o bloco como o local para realizar essa batalha. Ardia dentro de mim um vigoroso espírito de luta e eu estava determinado a abrir o caminho começando com minha comunidade e trabalhando com energia, alegria e entusiasmo.”
Brasil Seikyo, ed. 2.070, 5 fev. 2011, p. A3
Corresponder ao mestre
“Foi no dia 3 de maio de 1960 que eu, aos 32 anos, assumi como terceiro presidente. Naquele glorioso aniversário afortunado, com um céu límpido, declarei com vigorosa energia no palco diante de vinte mil membros reunidos no Auditório da Universidade do Japão [na área de Ryogoku, em Tóquio]: ‘Apesar de jovem, a partir de hoje assumirei a liderança como representante dos discípulos do presidente Toda e avançarei com os senhores, um passo após outro, rumo à fundamental concretização do kosen-rufu’. Fui envolvido por uma retumbante e entusiástica salva de palmas. E, como discípulo daquele notável ‘comandante em chefe’ do shakubuku, o presidente Toda, jurei concretizar o objetivo de três milhões de famílias que ele me havia confiado.”
Brasil Seikyo, ed. 1.751, 12 jun. 2004, p. A3
Energia vital
“O ponto primordial de Três de Maio encontra-se em termos o mesmo sentimento de Daishonin e em tomarmos a iniciativa de propagar a Lei Mística, sem temer nenhum tipo de dificuldade ou obstáculo que aparecer pelo caminho. Nós, da Soka Gakkai, sempre comemoramos esse dia renovando nosso juramento e nossa decisão de concretizar o kosen-rufu. Portanto, nossa vida arde com a mesma poderosa energia vital do Buda dos Últimos Dias da Lei.”
Brasil Seikyo, ed. 1.779, 15 jan. 2005, p. A3
Leia mais
Na edição 2.609 do Brasil Seikyo, de 30 de abril de 2022, veja trechos de ensaio do presidente Ikeda, nos quais ele reflete sobre a importância do 3 de Maio.
No topo: Ilustração mostra Daisaku Ikeda em seu discurso de posse como terceiro presidente da Soka Gakkai (Tóquio, 3 maio 1960)
Notas:
- Brasil Seikyo, ed. 1.779, 15 jan. 2005, p. A3.
- Terceira Civilização, ed. 475, abr. 2008.
- Idem, ed. 422, out. 2003.
- Idem, ed. 389, jan. 2001.
- Brasil Seikyo, ed. 1.985, 2 maio 2009, p. A2.
- Idem, ed. 1.844, 20 maio 2006, p. A2.
- RDez, ed. 90, jun. 2009, p. 6.
Fotos: Seikyo Press