Correnteza de felicidade

ROTANEWS176 E POR JORNAL BRASIL SEIKYO 13/05/2023 09:32                                                                        NOTÍCIA DIRETO DA REDAÇÃO

Renovada partida marca a 7a Reunião Nacional de Líderes da BSGI rumo a 2030, realizada no Rio de Janeiro.

 

Reprodução/Foto-RN176 Presidente Miguel Shiratori direciona incentivos aos participantes da RNL – Foto JBS

Há trinta anos, a Cidade Maravilhosa sediou as primeiras agendas do presidente da Soka Gakkai Internacional (SGI), Dr. Daisaku Ikeda, em sua quarta visita ao Brasil. Um marco revivido no último dia 6 de maio, alcançando lideranças Soka do país inteiro, unindo a todos numa forte correnteza de emoção e renovada partida, ao celebrarem auspiciosamente também o significativo Dia 3 de Maio.

Foi nesse clima que ocorreu a 7a Reunião Nacional de Líderes (RNL) da BSGI rumo a 2030, tendo como palco o Centro Cultural do Rio de Janeiro (CCRJ). Presencialmente, estavam ali líderes de bloco e acima da Coordenadoria-Geral do Estado do Rio de Janeiro (CGERJ), que agitavam a todo instante bandeiras com as cores azul, amarela e vermelha, símbolos da SGI. Por volta de 10 mil conexões foram registradas na transmissão pela internet, unindo lideranças de todo o país. Várias sedes regionais também serviram de polo de exibição on-line da atividade.


Rumo à vitória

Durante o significativo encontro, o presidente da BSGI, Miguel Shiratori, transmitiu, em suas palavras, os principais direcionamentos para o avanço da organização na próxima etapa de atividades do “Ano dos Jovens e do Triunfo”.

Ele encorajou os participantes a fazer da mensagem enviada por Ikeda sensei em comemoração do Dia 3 de Maio (veja íntegra nesta edição) a base para o avanço a partir deste ano. Enfatizou a importância do empenho nas atividades como a expansão dos periódicos, a participação no Departamento de Contribuintes (Kofu), a reunião de palestra, o estudo do budismo, e também visitas familiares e diálogos, visando alcançar todos os membros. Ações essas que, reforçou Shiratori, postas em prática resultam no desenvolvimento e na prosperidade almejados.
Alegria e determinação

O animado Grupo Samba recep­cionou os participantes com a canção Saudação a Sensei, dando início à programação, que prosseguiu com o relato de atividades da Subcoordenadoria Norte-Fluminense feito por Ramon Almeida Simão, responsável pela Juventude Soka da Sub. Chegaram também ao conheci­mento dos presentes as inovações da Editora Brasil Seikyo (EBS), as quais trazem facilidades aos leitores quanto a assinaturas de seus perió­dicos, e as ações empreendidas pelo Instituto Soka Amazônia.

Nas suas palavras, o coordenador da Coordenadoria-Geral do Estado do Rio de Janeiro, Rodrigo de Moura Teixeira, expressou suas boas-vindas a todos e relembrou episódios que marcaram a ligação de Ikeda sensei com o “Josho Rio de Contínuas Vitórias”, quando da primeira visita do Mestre em 1966 e, depois, em 1993, durante a quarta visita dele. “Foi nesse palco que o presidente Ikeda lançou importantes diretrizes. Estamos aqui hoje, nesta RNL, com o sentimento de dar uma renovada partida rumo à nova era do kosen-rufu do Brasil”, enfatizou Rodrigo.

O depoimento de Gabriel Antonio Rodrigues Lopes, responsável pela Juventude Soka da RM Campo Grande, emocionou os participantes, assim como o da família Thobias. Reforçando a profun­da relação construída com Ikeda sensei, desde o primeiro encontro em 1984, em 47 anos de prática budista, seus integrantes ultrapassaram grandes desafios e, mais recentemente, a perda da esposa e mãe, Alcedina. Por meio de vídeo e depois presencialmente no palco, o Sr. Luiz Cláudio Thobias e os filhos Thiago e Bianca renovaram a determinação de luta nesta família que já está na quarta geração de praticantes budistas.

Em seguida, líderes da Juventude Soka do Rio de Janeiro relataram as dinâmicas atividades promovidas pela divisão, lançando um grande objetivo de movimentar 30 mil jovens. “Membros e amigos, vamos envolver a todos nessa rede”, sintetizaram.

Reprodução/Foto-RN176 Participantes da 7a Reunião Nacional de Líderes da BSGI rumo a 2030, realizada no Rio de Janeiro

Com a exibição do vídeo comemorativo do Dia 3 de Maio, todos reconfirmaram a determinação de trilhar o eterno caminho de mestre e discípulo, selada com a leitura da mensagem enviada por Ikeda sensei para a data.

Avanço na expansão

Nas palavras de cumprimento, o coordenador da Divisão Sênior (DS) da BSGI, Fábio Oda, apresentou uma “carta ao Mestre”, representando os integrantes da divisão. Um resumo de sentimentos que começam pela superação das adversidades até a sincera decisão de expandir amplamente o movimento Soka. “Visando os cinquenta anos da Soka Gakkai Internacional e os cem anos da Soka Gakkai, vamos promover uma nova marcha triunfal e construir a BSGI invencível para o bem e para a felicidade de toda a sociedade”, bradou.

Uma significativa dedicatória oferecida pelo Mestre em 27 de fevereiro deste ano, Dia da Divisão Feminina (DF) da BSGI, foi tema dos incentivos da coordenadora da divisão, Meiry Hirano. Compartilhou sua reflexão sobre os dizeres “Boa Sorte, Virtude, Sabedoria, Felicidade e Triunfo”, os cinco pontos constantes nesse oferecimento.

Visando os 72 anos da Divisão Feminina, a serem comemorados em junho, Meiry encorajou a todos a retornar ao ponto primordial da prática da fé e do estudo. “Com muito mais daimoku, sem lamentar nem duvidar, construir a felicidade que não seja destruída por nada”, ressal­tou. E conclamou: “Hoje é dia de bradar: ‘Sensei, vencerei infali­velmente!’”. Anunciou, na se­quência, o depoimento em vídeo de Luciana Dantas Garcia Borges, responsável pela DF da Comunidade Lauro de Freitas, na Bahia, que trouxe renovado estímulo aos participantes da atividade, falando sobre o movimento de divulgação dos periódicos da BSGI e de sua dedicação ao não perder para os desafios, sempre com atitude proativa e sincera.

O presidente da BSGI, Miguel Shiratori, agradeceu a todos pelo empenho no retorno presencial em curso e ofereceu sinceros sentimentos aos que perderam entes queridos nesses períodos recentes, bem como aos que estejam enfrentando adversidades na vida. “Contem com nosso apoio e orações”, externou.

Divulgou recente notícia publicada no jornal Seikyo Shimbun sobre a futura outorga do título de doutor honoris causa da Universidade Federal de Minas Gerais a Ikeda sensei. Miguel Shiratori anunciou também atividades comemorativas dos trinta anos da quarta visita do presidente Ikeda ao Brasil, que trarão, em junho, uma comitiva da SGI ao país.

“Vamos criar uma correnteza ininterrupta de felicidade de nossos membros”, enfatizou, referindo-se à época em que vivemos, na qual a humanidade busca a esperança, enaltecendo o movimento que vem sendo empreendido pela Juventude Soka brasileira. E concluiu: “A vitória de nossa base contribuirá para a vitória de toda a sociedade”.

 

Ao final, integrantes de grupos horizontais apresentaram-se, seguindo-se o convite para a próxima edição da RNL cuja realização está prevista para agosto deste ano em Maringá, Paraná.

Nos chats e após a atividade, várias manifestações dos participantes foram registradas.

Vozes que vêm do coração

“O meu sentimento é de grata lembrança, pois estive com o sensei em 1993, quando, na época, era responsável pelo grupo Sokahan. Para mim, é um acordar e novo impulso para me motivar e para realizar o shakubuku, que manterá a organização viva.” Amarilho Jurema Xavier, responsável pelo Distrito Rio da Prata, no Rio de Janeiro, RJ

Reprodução/Foto-RN176 Foto da torre de 3-andares – Foto – Grupo Arco-íris

“Assisti à RNL da sede em Maringá, PR, e me tocou profundamente o relato da DF da Bahia, falando sobre os reflexos de seu empenho de fazer chegar o Brasil Seikyo e os demais periódicos a cada membro. Que maravilhoso é estarmos conectados ao coração do Mestre! E quando ouvimos do presidente Miguel Shiratori que a próxima RNL será na nossa cidade, vibramos de alegria e de imediato já determinei minha vitória e a de todas as rainhas do nosso bloco.” Simoní Basso Rodrigues Bandeira, vice-responsável pela Divisão Feminina do Bloco Diamante, em Maringá, PR

“Enquanto assistia à RNL, fiquei extremamente emocionada com os relatos dos companheiros e me senti ainda mais incentivada para continuar com minha prática, meus estudos, e ultrapassar os obstáculos. Também pude reviver o momento em que, pela primeira vez, senti forte a relação de mestre e discípulo, ao participar da 8ª Academia dos Sucessores Ikeda, em São Paulo, SP. Assim, renovei nessa RNL minha decisão de jamais abandonar o Mestre e me tornar excelente jovem para representá-lo dignamente na sociedade.” Márcia Manoela Damasceno de Souza, responsável pela Divisão Feminina de Jovens (DFJ) do Bloco Barão do Triunfo, em Belém, PA.

“Foi muito importante essa RNL para mim. Assisti à atividade on-line e fiquei emocionado com o relato da família Thobias, forte e unida. Os incentivos de Ikeda sensei expressos na mensagem me fizeram refletir bastante. Quero aprender, pôr em prática e transmitir seus ensinamentos. E me dedicar junto com os demais líderes e membros da nossa comunidade para que todos sejam felizes. Ser bom filho e fazer parte da juventude Soka de sensei com orgulho e dedicação.” Enzo Rodrigues Pereira Biffi, responsável pela Divisão Masculina de Jovens (DMJ) da Comunidade Esplanada/Guanabara, em Araçatuba, SP.

 No topo: presidente Miguel Shiratori direciona incentivos aos participantes da RNL
Fotos: BS / Grupo Arco-íris / Reprodução