ROTANEWS176 26/10/2024 12:45 NOTÍCIA DIRETO DA REDAÇÃO DO JBS
Coordenadoria Educacional da BSGI celebra quarenta anos.
Reprodução/Foto-RN176 Foto ilustrativa da matéria
Encontramos na edição 1.984 do Brasil Seikyo, datada de 24 de março de 1984, a notícia da fundação do Departamento Educacional da BSGI, ocasião em que Ikeda sensei realizava sua terceira visita ao Brasil. E, em 11 de fevereiro de 2000, passou a se chamar Coordenadoria Educacional (CEduc). A partir de então, vem difundindo o propósito da educação humanística em todo o território nacional, levando coragem e esperança para as pessoas.
Comemorando os quarenta anos de fundação, a Coordenadoria Educacional da BSGI realizou, de 11 a 13 de outubro deste ano, atividades em São Paulo, SP, com o tema: “Meu Compromisso na Educação Soka da Nova Era”.
Os participantes que chegaram na sexta-feira, dia 11, foram envolvidos em diálogos e visitações no Colégio Soka, Centro Cultural Dr. Daisaku Ikeda, Editora Brasil Seikyo e Sede Social Josho. Já no sábado, 12, realizaram um curso de aprimoramento no Centro Cultural Campestre, em Itapevi, SP, com foco na Academia Magia da Leitura.
“Grande mar azul da educação”
No domingo, dia 13, os membros que chegavam ao saguão do Centro Cultural Campestre apreciaram cartazes na porta com os dizeres: “Qual o bem fundamental que o homem pode deixar para o futuro da humanidade?”, que se refere a uma frase do poema Brasil, Seja Monarca do Mundo! Também contemplaram fotos de Ikeda sensei em encontros com personalidades, como, Tina Turner, Rosa Parks, Zhou Enlai, entre outras personalidades, dignificando o diálogo.
Minoru Harada, presidente da Soka Gakkai, enviou uma mensagem para a ocasião. Nela, ele enfatiza a importância da coordenadoria na construção de uma sociedade pacífica. Em um trecho, o presidente Harada comenta:
Em fevereiro de 1984, durante a visita que se concretizou após dezoito anos, o Departamento Educacional da época foi criado pelas próprias mãos de Ikeda sensei, contando com cerca de quinze membros. Hoje, passados quarenta anos desde essa ocasião, os senhores vêm pondo em prática a “educação em prol da felicidade das crianças” no Brasil, elevando bem alto a filosofia da educação Soka e, assim, contribuindo imensamente para o campo educacional. O Mestre deve estar muito orgulhoso disso e louvando a todos!1
Reprodução/Foto-RN176 Integrantes da Coordenadoria Educacional da BSGI
“É possível aplicar a educação Soka no local que atuo?” Para responder essa pergunta, em vídeo exibido no evento, profissionais da área da educação e integrantes do Educacional compartilharam suas experiências. Mesmo passando por dificuldades, renovaram a decisão de corresponder ao Mestre, no local de atuação, transmitindo a necessidade de criar valor na sociedade. Foi apresentado o plano de ação da CEduc para 2025, o qual tem como pilar, três pontos: consolidação da Rede de Incentivo aos Educadores Soka; a Academia Magia da Leitura e o Clube Virtual de Leitores.
Ardísia Farias, coordenadora da CEduc da BSGI, agradeceu a participação, o apoio e a dedicação de todos para que a atividade comemorativa fosse realizada. Ela reafirmou a relevância de cada integrante do Educacional, especialmente com a disposição de contribuir com a educação humanística na organização de base: “Nosso tema comemorativo é ‘Meu Compromisso na Educação Soka da Nova Era’. A expressão ‘meu compromisso’ se refere à nossa postura, pois a educação tem início em nossa casa. Cada qual, vamos ampliar a rede da educação Soka. A nossa missão [como educadores] é imensa. Somos os protagonistas que abrem o caminho para o futuro. Vamos ler e reler a mensagem recebida e aplicá-la diariamente”.
Miguel Shiratori, presidente da BSGI, participou da atividade comemorativa e falou do papel da coordenadoria: “Em breve, com a atuação de cada um, entraremos numa era de referência positiva devido à dedicação de todos os senhores. Se aplicarmos o que Ikeda sensei nos ensinou, não teremos a menor dúvida da transformação em todos os aspectos. A vida é uma constante transformação. O ponto fundamental é vencer a ilusão da vida e para a vida alcançar a razão, a iluminação, é por meio da prática da oração ao Gohonzon com a certeza da vitória. Hoje, esta é a comemoração dos quarenta anos, mas já visualizemos os próximos cinquenta anos. Todos nós somos protagonistas, onde, com o exemplo dos veteranos que criaram a base, cabe a nós alavancarmos nossa disposição e atuação. Aprendemos com Ikeda sensei em vida e, agora, cada qual, norteará para a sociedade, criando esse modelo de transformação por meio da educação”.
Reprodução/Foto-RN176 Integrantes da Coordenadoria Educacional na apresentação
Na atividade comemorativa, os participantes vestiam uma camiseta azul com os dizeres: “Educação por um modo humano de viver”, como Ikeda sensei incentiva no livro Aos Educadores: “Educação é um nobre empreendimento em que se cultiva a essência da natureza humana no âmago da vida e se transmite de uma pessoa para outra”.2
Sendo assim, todos saíram do encontro comprometidos a difundir os ideais Ikeda sensei e a educação humanística na sociedade rumo aos próximos cinquenta anos.
Notas:
- Leia a mensagem na íntegra na edição on-line no BS+.
- IKEDA, Daisaku. Aos Educadores. São Paulo: Editora Brasil Seikyo, 2023. p. 22.
No topo: Foto comemorativa e momentos da atividade da Coordenadoria Educacional, realizada no Centro Cultural Campestre, São Paulo. Foto: Brasil Seikyo
Saiba mais
No logotipo da CEduc, a cor azul representa o cidadão global em diferentes corpos com uma única missão. A união de corpos representa graficamente a flor de lótus. A junção de três pessoas cria oito pétalas da flor de lótus. Durante as suas palavras, Ardísia explicou a gota que foi inserida no logo comemorativo: “A gota simboliza a lágrima, diante da dificuldade, mas também simboliza a constatação da vitória”.
Reprodução/Foto-RN176 Logo da Coordenadoria Educacional da BSGI
Dicas de leitura
Os livros Aos Educadores: Por uma sociedade Melhor, escrito por Daisaku Ikeda, é atualmente a referência fundamental de leitura da Coordenadoria para todos os integrantes da rede. Saiba mais sobre o livro clicando aqui.
O Pastor Batista e seu Mestre Budista, de autoria de Lawrence Edward Carter Sr., faz parte do projeto Clube Virtual de Leitores, que terá sete encontros programados para diálogo sobre a obra. Saiba mais sobre o livro clicando aqui.
FONTE: JORNAL BRASIL SEIKYO